Secretária Waneska Barbosa apresenta dados da Saúde Municipal na Câmara de Aracaju
A secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza, participou na manhã desta quinta-feira, 3, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da Audiência Pública para prestação de contas e apresentação do relatório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), referente ao 2º quadrimestre de 2019. A apresentação ocorreu no Plenário da Casa Legislativa e teve o objetivo de demonstrar aos parlamentares dados indicativos para acompanhamento, controle e avaliação das ações da saúde do município de Aracaju.
De acordo com a secretária Waneska Barboza, os dados apresentados com relação à taxa de mortalidade entre 30 e 69 anos, registram uma queda expressiva na taxa de mortalidade por diabetes e o aumento da taxa de mortalidade por doenças respiratórias. “A Saúde Municipal realiza ações e estratégias para combater as doenças crônicas não transmissíveis. Com ações de capacitação da Rede de Atenção Primária em Hipertensão Arterial e Diabetes, além da implementação do Programa de Monitoramento Glicêmico. Também houve redução no número de obesos em Aracaju e isso se deve ao aumento da prática de atividade física, principalmente por conta das ações do Programa Academia da Cidade, que contém 18 equipes atuando em 26 bairros da capital”, explicou.
Outro índice apresentado pela secretária foi a proporção de gravidez na adolescência entre 10 e 19 anos. “Dentre os bairros com maiores índices estão o 17 de Março, Olaria e Santa Maria. Para acompanhamento dessas gestantes, criamos o Programa Convida Gestante para averiguar a situação de consultas e fazer um melhor acompanhamento de saúde das gestantes nos bairros com maiores índices de gravidez”.
Também foi apresentado por Waneska Barboza o número de realização de exames citopatológicos e mamografia. “Estamos no Outubro Rosa e é importante focar nesses números. Este ano, realizamos até o mês de julho 10.882 exames citopatológicos do colo de útero em mulheres de 25 a 64 anos e, durante o mesmo período, foram realizados 4.865 exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos. Em Aracaju, não temos fila para realização do exame de mamografia, mas ainda há pouca procura das mulheres dessa faixa etária”, destacou.
Com relação à vacinação, Waneska destaca que também há baixa procura da população, mas que a SMS vem realizando ações para melhorar a vacinação por meio do Programa Saúde da Escola, promovendo a vacinação de crianças nas escolas municipais de educação infantil.
Controle do Aedes
As ações de combate e controle do Aedes aegypti também foram destaques na apresentação. Segundo os dados, houve uma queda de 46% no percentual do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti. “No LIRAa de julho deste ano, o índice de infestação era 2.6 e em setembro, foi reduzido para 1.4. Aracaju não está em situação de risco, temos bairros com médio risco, mas não temos nenhum bairro com alto risco”.
A secretária enfatizou que o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu todos os secretários e juntos realizaram um Plano de Intensificação de Controle do Aedes. “Criamos uma intervenção noturna com equipes extras nos horários das 19h às 22h para oportunizarem as pessoas que trabalham o dia todo e não estão em casa durante o dia. E estamos realizando fumacê costal no período da noite nos bairros com maiores índices de infestação. Além da realização dos mutirões todos os sábados, com ações integradas com outras secretarias para limpeza urbana e conscientização da população. Outra ação inovadora é o mapeamento das áreas de risco por drone nos bairros de alto risco”, salientou.
Atendimentos
A secretária ainda frisou a Implantação do Prontuário Eletrônico em todas as Unidades de Saúde e nas redes de atenção à Saúde, o que resultou um melhor monitoramento e o aumento no atendimento da Atenção Básica.
Waneska Barboza também apresentou o número de atendimento nos Hospitais Municipais. “O Hospital Nestor Piva obteve no 1º quadrimestre mais de 50 mil atendimentos e no 2º quadrimestre mais de 56 mil. Já o Hospital Fernando Franco, na Zona Sul, apresentou o total de 19 mil atendimentos no 1º quadrimestre e mais de 43 mil atendimentos no 2º quadrimestre”.
“A prefeitura também otimizou o atendimento em serviços de psiquiatria na Rede de Saúde de Aracaju. Fizemos um controle do atendimento psiquiátrico por meio da regulação e agora otimizamos o serviço, o que gerou um aumento de ofertas com o mesmo número de equipes. Além disso, fizemos reformas dos CAPS e a aquisição de equipamentos para a Rede de Atenção à Saúde. Também entregamos carros adaptados para os Centros Especializados em Reabilitação”.
Inovação
A secretária ainda destacou uma inovação da gestão. “Agora a Prefeitura de Aracaju passa a emitir Alvarás Sanitários de forma totalmente online, não é mais necessário mais solicitar pessoalmente na secretaria”.
Vereadores
Após a explanação da secretária, os vereadores fizeram questionamentos e suas avaliações sobre os dados apresentados. Zezinho do Bugio (PTB) parabenizou a apresentação e reiterou a eficiência do atendimento no Nestor Piva, parabenizou a ação de castração dos animais e falou sobre o crescimento das adolescentes grávidas em Aracaju. “Qual a campanha da Secretaria nas escolas do ensino fundamental para reduzir os índices de gravidez na adolescência?
Os vereadores Jason Neto (PDT) e Palhaço Soneca (Sem partido) destacaram a melhoria na saúde de Aracaju, que hoje contém uma boa equipe que vem atuando em diversos problemas que existiam na saúde. Eles destacaram o índice de gravidez na adolescência e o programa Convida Gestante.
Elber Batalha (PSB) e Lucas Aribé (PSB) trouxeram algumas demandas da população. Elber destacou a terceirização do Nestor Piva, já Lucas frisou o atendimento nos CAPS e questionou como está o atendimento às pessoas surdas.
Américo de Deus (Rede) destacou os dados sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e enfatizou que a prevenção é a melhor ação, ressaltando ainda a importância da vacinação e parabenizou as ações do controle do Aedes com a implantação do uso do drone para identificar focos do mosquito.
O vereador Vinícius Porto (DEM) destacou a atuação da secretária e da sua equipe, que vem melhorando a Saúde Municipal. “O resultado do trabalho dessa equipe colherá frutos não só hoje como no futuro. Meu sentido por toda essa equipe é de gratidão, Aracaju foi homenageada pela ONU recebendo prêmio com relação a política de saúde que hoje Aracaju tem”, elogiou.
Isac Silveira (PCdoB) e Fábio Meireles (Cidadania) frisaram o trabalho da secretária, mas enfatizam que ainda há algumas coisas a serem melhoradas no atendimento à saúde.