Racismo Institucional é tema de Live com Professor Bittencourt

por Agência Câmara Aracaju — publicado 20/10/2021 09h10, última modificação 20/10/2021 09h10
Racismo Institucional é tema de Live com Professor Bittencourt

Arte: Vanessa Passos

O racismo institucional foi o tema central da Live com os vereadores nesta terça-feira, 19, no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju: cmaracaju com o vereador Professor Bittencourt (PCdoB).  Conduzida pelos jornalistas da Casa, Martha Mendonça e Vinicius Andrade, a live tem por objetivo estreitar laços entre a população e o Poder Legislativo a fim de estimular debates em torno de políticas públicas.

De acordo com o convidado do dia, tratar sobre a questão social é um compromisso de natureza ética e até moral. Para o vereador, a escravidão é a forma mais violenta e cruel de um ser humano controlar outro ser humano.  “O Brasil que viveu séculos de escravidão, ainda é herdeiro de um sistema que banaliza o negro simplesmente por sua cor. Não é difícil de ouvir que exista um tratamento diferente entre negros e não negros pela polícia, aparato judiciário ou no âmbito da saúde, por exemplo”, citou.

Partindo da premissa que racismo institucional é um conjunto de discriminações pelas instituições, Bittencourt tratou do Projeto Resolução nº 03/2020, de sua  autoria, que prevê a criação da Frente Parlamentar Antirracista e de Promoção à Igualdade Étnico-Racial para Aracaju. Bittencourt disse que as Frentes Parlamentares têm aparecido com muita força na Câmara para tratar de assuntos que permeiam a sociedade.

“Teremos em breve uma Audiência Pública para falar sobre o assunto e instaurar oficialmente a Frente que iremos elencar um conjunto de ações tratados pela Câmara, apresentando sugestões e possíveis  alterações na legislação. Tenho obrigação de emprestar o meu mandato para tratar de assuntos que pretendem construir um mundo mais harmonioso e respeitoso”, disse acrescentando que será mais um instrumento junto ao ministério público e outras instituições para punir quem cometeu esse crime inafiançável.

A live tratou ainda de racismo velado no dia a dia das pessoas. “Isso é tão forte que o negro para ser aceito às vezes nega sua cor, infelizmente esse tipo de coisa ainda faz parte da cultura”, observou.

Retorno ao presencial

No próximo dia 26, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) voltará às sessões presenciais e o parlamentar confessou ansiedade por em esse retorno. “Claro que devido ao momento em que estamos vivendo, foi necessário que as sessões fossem virtuais, mas elas impõem certa barreira. Nós, vereadores não temos solução para todos os problemas, mas devemos sim, ser uma figura acessível de interlocuções e tentar intermediar as demandas da população”, finalizou.