Projeto de Lei que declara o Hip Hop patrimônio cultural, de autoria de Sonia Meire, é aprovado em 1ª votação

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 18/04/2024 13h46, última modificação 18/04/2024 13h46
Projeto de Lei que declara o Hip Hop patrimônio cultural, de autoria de Sonia Meire, é aprovado em 1ª votação

Foto: Luciana Santos

Na manhã desta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 314/2023, de autoria da vereadora Sonia Meire, que declara o Hip Hop como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Aracaju. O projeto tem o objetivo de valorizar esta manifestação artística, além de promover ações de divulgação, formação, rodas de conversa, capacitação e realização de debates ligados às modalidades características da cultura Hip Hop. 

“Esse projeto é mais um na área cultural desde que assumimos como vereadora. Foram várias ações feitas por esses jovens na luta pelo fortalecimento do Hip Hop. Aracaju deve avançar nesse fortalecimento. Apesar de já existir um Projeto de Lei que institui a semana do Hip Hop no município, infelizmente ela só foi realizada duas ou três vezes na sua história. Aprovar esse projeto hoje é avançar na arte, na cultura, na educação, e pela vida de crianças e jovens nas comunidades de Aracaju. Que nós possamos seguir na defesa dessa juventude da cultura negra da nossa cidade”, destacou a vereadora.  

A galeria da Câmara contou com a presença de representantes de várias entidades do Hip Hop. Feroz, da Unificação da Cultura de Rua Ativa de Sergipe (UCRA-SE), destacou a importância da valorização desta manifestação por parte de uma parlamentar como Sonia Meire. “Nós temos dificuldade de conseguir recursos e espaço para o nosso movimento, e a valorização por parte de uma parlamentar é importante nesse sentido. Esse projeto incentiva ainda mais que a gente continue com o nosso trabalho nas comunidades”, disse Feroz. 

A vereadora Sonia Meire tem trabalhado com o movimento do Hip Hop desde que assumiu na Câmara Municipal de Aracaju, inclusive já realizou Audiência Pública sobre os seus 50 anos. O Projeto de Lei que declara o Hip Hop como patrimônio cultural de natureza imaterial do Município de Aracaju ainda irá passar por mais duas votações.