Professor Bittencourt prestigia lançamento de livro

por Fernanda Sales — publicado 15/01/2018 11h20, última modificação 15/01/2018 17h17
Professor Bittencourt prestigia lançamento de livro

Heribaldo Martins

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na noite de sexta-feira, 12, no lançamento do livro "Couro Curtido - Memórias de um militante comunista", de autoria de Lourival Carvalho. O evento foi realizado no Cotinguiba Esporte Clube e promovido pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise). Durante o lançamento, estiveram presentes diversas autoridades do estado, como o governador Jackson Barreto.

De acordo com Professor Bittencourt, todo lançamento de livro é sempre algo importante, pois para ele, o livro é uma obra que alguém se debruça para tratar de algum tema com muito cuidado. “O tema desse livro é muito importante porque diz respeito a uma passagem da história que nós precisamos lembrar para que nós possamos estar fortalecidos para que isso não seja repetido. A ditadura militar no Brasil é um período de muito sofrimento e provação. Precisamos cada vez mais evidenciar esses acontecimentos para que as gerações presentes e futuras possam saber o que aconteceu e possam sobretudo jamais permitir que volte a acontecer. Está de parabéns o Lourival, que tem uma trajetória importante nessa luta e construção da democracia e da liberdade. Venho aqui pegar um autógrafo e depois me deliciar com essa leitura que deve ser muito interessante”, afirmou o parlamentar.

O autor da obra, Lourival Carvalho, é sergipano, mas atualmente mora no Rio de Janeiro. Para ele, o que o motivou a escrever suas memórias de luta foi falar da experiência e vida daqueles militantes clandestinos que trabalhavam contra a ditadura militar. “Eu comecei minha militância política aqui em Aracaju em 1968/69 pelo movimento estudantil e a ideia dessa obra foi para resgatar toda uma experiência de resistência na época contra a Ditatura Militar, a qual participei intensamente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro como militante clandestino, ou seja, anônimo, que está ali no dia a dia. Ao mesmo tempo eu não fiquei no passado, eu procurei fazer uma reflexão política e autocrítica dessa minha própria experiência fazendo um link com o presente, com as situações e os desafios do presente. Até porque estamos vivendo hoje situações muito parecidas com o que eu vivi, mas sem prisão, tortura e morte. Espero que não chegue a esse ponto”, explicou o autor.

Quem também prestigiou o lançamento do livro foi o diretor Industrial da Segrase, Milton Alves, que também conviveu na época da ditadura. “A ditadura é um momento que fica gravado na memória de todos nós que sofremos, que perdemos amigos. Apesar de todo sofrimento digo que valeu a pena aquela luta, pois para quem sobreviveu foi importante para que hoje possamos respirar um pouco de liberdade. Lourival trouxe um livro que é um estímulo para as novas gerações, para muitos que nunca leram o que foi a ditadura no passado. Para sentir um pouco o que viveu um militante comunista na clandestinidade. É uma aula de história, uma aula humana e de