Polêmicas, projetos e protestos marcam o Pequeno Expediente desta quinta-feira, 9
Durante o Pequeno Expediente da 85ª sessão da Câmara Municipal de Aracaju, os vereadores abordaram temas que vão desde polêmicas nas redes sociais até políticas públicas para a inclusão, saúde e infraestrutura da cidade.
O primeiro a subir à tribuna foi o vereador Lúcio Flávio, que repudiou uma postagem nas redes sociais em que é acusado de tentar aprovar um suposto “PL do Estupro” em Aracaju. O parlamentar negou veementemente as acusações e também criticou manifestações de ódio ocorridas durante a sessão especial em homenagem ao Dia do Nascituro. Segundo ele, a cerimônia teve como objetivo “defender a vida da mãe e do bebê, sem que uma vida fosse superior à outra”.
Na sequência, o vereador Marcel Azevedo convidou a população para participar da audiência pública “Saúde Mental em Sergipe: Desafios e Perspectivas na Rede de Atenção Psicossocial”, marcada para o dia 16 de outubro, às 14h, no plenário da Câmara. Ele destacou a necessidade de fortalecer a rede de apoio à saúde mental no Estado e relatou visita ao Instituto de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), onde identificou a dificuldade de pessoas com deficiência auditiva em acessar serviços públicos. Para resolver o problema, protocolou um projeto de lei que prevê meios alternativos de comunicação — como WhatsApp e SMS — para acionamento de serviços como Samu e Polícia. Marcel também defendeu a presença de intérpretes de Libras em órgãos públicos e a capacitação de servidores.
O vereador Pastor Diego utilizou a tribuna para parabenizar Lúcio Flávio pela sessão em defesa do Dia do Nascituro e manifestou solidariedade contra as manifestações que, segundo ele, atentam contra o direito à vida. Lembrou ainda de sua recente audiência pública contra o aborto e anunciou o protocolo de um projeto de lei que combate a cristofobia, prática que definiu como “todo tipo de preconceito e intolerância religiosa contra cristãos, especialmente em eventos culturais e carnavalescos”. Ele também elogiou a prefeita pela sanção da lei que regulamenta o transporte complementar em Aracaju.
A vereadora Professora Sônia Meire destacou as ações da campanha Outubro Rosa, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contra o câncer de mama. Ela afirmou que a Procuradoria da Mulher da Câmara está elaborando materiais informativos e parcerias para garantir o acesso das mulheres a exames e próteses. Em tom de indignação, criticou deputados federais sergipanos pela derrubada da medida provisória que previa taxação sobre bancos, super-ricos e apostas online. “Mais uma vez o Congresso age contra a população brasileira”, declarou. Sonia também cobrou da Emsurb esclarecimentos sobre o sorteio de ambulantes para o Pré-Caju e apelou para que a diretoria receba representantes da categoria que protestam em frente à Prefeitura.
O vereador Soneca aproveitou seu tempo para parabenizar a prefeita Emília Corrêa pelo avanço das obras e o cuidado com a cidade, destacando ações de limpeza urbana, infraestrutura e a entrega do Parque da Sementeira, prevista para este fim de semana. Ele adiantou que melhorias também chegarão aos bairros Olaria e Bugio, “regiões antes esquecidas e com obras inacabadas”.
A vereadora Thannata da Equoterapia relatou visita ao Espaço Esportivo Mariana Mota, no bairro Atalaia, parceiro do projeto “Amigos do Judô”, que oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes, inclusive autistas. Ela comemorou a conquista das mães atípicas de Riachuelo, que receberam da prefeitura um veículo para transporte dos filhos em terapias. Thannata também apresentou o projeto “Dojo da Inclusão”, que pretende transformar a vida de pessoas com deficiência por meio das artes marciais. A parlamentar lembrou ainda o Outubro Laranja, mês de conscientização sobre o TDAH.
O vereador Anderson de Tuca anunciou a próxima edição do projeto social Criança Feliz, criado em 2013, que será realizado neste sábado, a partir das 15h, na rua Sergipe, bairro Siqueira Campos. O evento contará com brincadeiras, sorteios e lanches. Ele também comemorou a revitalização do Centro da cidade e a sanção da lei que regulamenta o transporte complementar urbano.
O vereador Bigode do Santa Maria solicitou um estudo técnico à SMTT sobre o tráfego na avenida Marinete Araújo Mendonça, na Zona de Expansão, alegando que a via não comporta mão dupla, especialmente, nos horários de pico. Ele elogiou a prefeitura e a Emurb pela revitalização asfáltica no Centro, além da limpeza realizada pela Emsurb em canais e praças da região.
Fechando a sessão, o vereador Binho destacou a iniciativa da SMTT em reunir lideranças comunitárias do Bugio para discutir soluções de mobilidade e infraestrutura no bairro, mas alertou para o estado de abandono das praças locais, pedindo ações mais efetivas de revitalização.