PL de Levi Oliveira promove a conscientização ambiental em Aracaju e institui a campanha do Junho Verde
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, visa alertar sobre os desafios ambientais e a urgência da preservação dos recursos naturais. Porém, apesar dos avanços alcançados, a crise ambiental persiste, exigindo um compromisso contínuo e efetivo de todos os setores da sociedade. Em alusão a essa pauta, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 114/2025, que propõe a inclusão do mês da conscientização da sustentabilidade e educação ambiental, intitulado Junho Verde, no calendário oficial de eventos do município.
De autoria do vereador Levi Oliveira (PP), a propositura visa ampliar a divulgação de informações para a população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos, incluindo a realização de palestras, informes e outras atividades que esclareçam sobre o controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, ressaltando como esses fatores afligem as futuras gerações. Deve-se também conscientizar sobre a redução e o reaproveitamento do consumo de materiais, além de promover treinamento direcionado à separação correta e reciclagem de resíduos sólidos.
A realização do “Junho Verde” ocorrerá por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ou outro órgão ambiental designado pela Prefeitura de Aracaju. O texto vigente reforça ainda o envolvimento da CMA na campanha, que, por meio de parceria com órgãos públicos e privados, deve promover audiências públicas que fomentem o debate acerca do tema, além de palestras educativas nas escolas públicas municipais.
“O nosso objetivo é dar maior visibilidade à agenda ambiental e incentivar ações que sejam ecologicamente responsáveis. Esse é um processo que exige a participação de todos e que deve ser constante. Por isso, a educação ambiental é um pilar essencial no sistema educacional brasileiro, sendo a principal ferramenta para termos mudanças reais na percepção da população sobre os recursos naturais e na abordagem do Poder Público sobre os desafios ecológicos. Esse projeto, então, é uma forma de fortalecer a conscientização ambiental e impulsionar mudanças estruturais na nossa relação com o meio ambiente”, declarou Levi.
O projeto segue agora para votação em redação final na CMA.