Parlamentares acompanham anuncio do 6º LIRAa e termo de cooperação com a Cruz Vermelha

por Viviane Cavalcante — publicado 18/11/2019 13h01, última modificação 18/11/2019 13h01
Parlamentares  acompanham anuncio do 6º LIRAa e termo de cooperação com a Cruz Vermelha

Foto: César de Oliveira

Atentos as demandas da população aracajuana, os vereadores Jason Neto (PDT) e Fábio Meireles (PPS) acompanharam nesta segunda-feira, 18, na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) o 6º Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) apresentado pela PMA e assinatura do termo de cooperação com a Cruz Vermelha Brasileira.

Jason Neto parabenizou a secretaria de Saúde pelo empenho em reduzir o índice do mosquito. “Fico muito feliz em participar dessa reunião e saber que o índice de infestação do mosquito reduziu graças as medidas estão sendo tomadas”, disse.

Com relação a parceria firmada com a Cruz Vermelha, Fábio Meireles afirmou que será um importante aliado da PMA no combate ao mosquito. “A Cruz Vermelha já realiza um bom trabalho no Brasil inteiro e agora estará presente em Aracaju”, ressaltou. Fábio disse ainda que as pessoas precisam se conscientizar e auxiliar a PMA no combate ao mosquito. “Para nós, uma tampinha no chão pode não significar nada, mas pode servir de criadouro de mosquitos”, destacou.

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi o responsável por passar os dados referentes ao último LIRAa do ano. “Primeiramente gostaria de agradecer ao trabalho e esforço dos funcionários da Saúde e por extensão a Defesa Civil e Emsurb que auxiliam ao combate do Aedes Aegypti”, ressaltou. Edvaldo enfatizou que o índice de infestação predial na cidade era de 2,6 em julho e em novembro caiu para 0,9, ou seja, uma redução de 65,4%. Por fim, o prefeito informou num mapa da distribuição espacial do LIRAa mostrou que 26 bairros estão com baixo risco de infestação do mosquito, 15 bairros com risco médio e dois com alto risco.

Para a secretária Municipal de Saúde, esse é o momento de agradecer a todos os envolvidos nas ações de combate ao mosquito e consequentemente a queda do índice de infestação desde o mês de setembro. “Esse resultado é graças ao esforço de todos. Foram muitos sábados de mutirão, visitas nas casas das pessoas e recolhimento de lixo (que são criadouros de mosquitos). Agora com a parceria com a Cruz Vermelha vamos reforçar o trabalho de combate em bairros em que os mosquitos insistem em aparecer”, frisou.

De acordo com o representante da Cruz Vermelha em Aracaju, Diogo Matheus Brito disse que a assinatura irá colaborar para o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito da dengue junto a PMA. “É uma satisfação firmarmos parceria com a prefeitura. Iremos intensificar o trabalho nas comunidades que estão com o índice de infestação do mosquito mais elevado”, disse completando que as ações já começam na próxima quinta-feira, 27.