Manuel Marcos fala sobre exaustão de profissionais da linha de frente
Na manhã desta quinta-feira, 25, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) utilizou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e abordou a exaustão que se encontram os profissionais da saúde. Durante seu pronunciamento, o parlamentar falou sobre a pandemia e suas consequências nos profissionais de linha de frente. “Quero falar também sobre o momento em que estamos passando, tenho tido relatos de médicos que estão extenuados com seu trabalho. Existe uma síndrome chamada de burnout que, infelizmente, está acometendo os profissionais da saúde por conta da exaustão”.
Dr. Manuel Marcos também falou sobre a questão das UTIs. “Segundo os dados, a rede privada está com 100% e a rede pública 90%, mas na minha visão todos estão lotados, pois se existe fila, então há lotação. Peço que só saiamos se for estritamente necessário, vamos nos cuidar. Estão faltando insumos nos hospitais para intubação e não é porque o governo não quer comprar, é porque não há onde comprar”.
O parlamentar também aproveitou a palavra para parabenizar a bancada federal de Sergipe. “Quero parabenizar o senado Alessandro Vieira e quero abraçar o deputado federal Fábio Mitidieri pelas emendas direcionadas ao combate à pandemia”.
Em aparte, Ricardo Marques (Cidadania) falou sobre a questão dos hospitais. “Só para corroborar com o que o senhor disse sobre a questão dos hospitais, ontem eu recebi uma ligação de uma pessoa e que me deixou claro sobre como o sistema público já está entrando em colapso”.
O vereador aproveitou o discurso para elogiar a colega parlamentar Professora Ângela (PT) pela postura na sessão de ontem, 24. “Quando eu saí da sessão fui direto falar com meu irmão e professor Valter, que sentou ao seu lado nos bancos da universidade. Ontem, a conduta da senhora como parlamentar foi louvável, pois a senhora aceitou de forma democrática, generosa as opiniões diversas. Eu, particularmente, fiquei encantado. O professor Valter falou que não esperava outra coisa da senhora, pois a senhora sempre foi de uma docilidade e respeito admiráveis
Em aparte, a Professora Ângela agradeceu ao discurso do vereador. “Eu sou uma mulher que foi forjada dentro dos movimentos sociais, dentro das lutas sociais. E ontem saí dessa Casa feliz, por provocar o debate de maneira respeitosa. Tenho certeza que meu projeto substitutivo e minhas emendas não tinham problema nenhum, mas entendo a democracia. Defender o pensamos, respeitando as diferenças, é entender a democracia”, disse.