Lucas Aribé participa de II Fórum de Acessibilidade do TRT20

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/09/2019 16h20, última modificação 03/09/2019 16h20
Lucas Aribé participa de II Fórum de Acessibilidade do TRT20

Foto: Assessoria de Imprensa

A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho foi tema do II Fórum de Acessibilidade e Inclusão promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20). O vereador Lucas Aribé participou do encontro, realizado nesta terça-feira, 3, e destacou a importância do debate sobre a participação da pessoa com deficiência nos mais diferentes espaços. 
Para Lucas, além da obrigatoriedade imposta pela legislação, a maior necessidade é estimular a conscientização da sociedade para que as pessoas ocupem, de forma igualitária, as vagas do mercado de trabalho. 
“Precisamos sempre reforçar a importância de garantir a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços laborais. Porém, a conscientização da nossa sociedade é necessária no sentido da oportunização de vagas, para que as pessoas possam exercer suas profissões e eliminar o viés apenas do cumprimento da lei. A empregabilidade deve ser algo natural, com base nas habilidades, competências e estudo de qualquer pessoa”, defende o vereador. 
O evento contou com as palestras do procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Mário Cruz, do empresário Breno Oliveira, e da chefe de seção de acessibilidade e inclusão do TRT da 2ª Região, Daniela Kovács, autora livro Cão Guia: Anjo de Patas. O objetivo do fórum é difundir uma cultura de inclusão social, respeito e valorização da diversidade. 
O TRT20 mantém uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, presidida pela juíza substituta Cinthia Lima de Araújo, que reforça o trabalho desenvolvido pelo órgão de forma constante, para servidores da casa e para trabalhadores que precisem de suporte. 
“A gente tenta sensibilizar as pessoas para terem um olhar mais atento às pessoas com deficiência, para que elas possam exercer suas potencialidades da mesma forma que os demais. Nossa comissão se reúne periodicamente e sempre recebe demandas. Esse trabalho ajuda a todos e é importante facilitar o acesso da informação e de serviços para todos”, disse.