Linda pede que o Sindipema seja recebido no plenário durante a votação do PPA: Vitória da Democracia

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 16/12/2021 15h39, última modificação 16/12/2021 15h39

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 16, durante a votação das emendas que irão compor o Plano Plurianual, a categoria de professores do município ocupou as ruas para exigir o reajuste salarial. Durante a manifestação, a vereadora Linda Brasil (PSOL), esteve presente para apoiar e fazer a mediação para que a categoria fosse recebida no plenário.

“A gente está nesse momento na votação do PPA (Plano Plurianual), conseguimos aprovar uma emenda muito importante, que foi justamente a garantia de melhoria de salário, a remuneração de todos os servidores públicos de Aracaju, mesmo com a tentativa de barrar todas as nossas emendas, ou parte delas, desse desgoverno de Edvaldo Nogueira a gente vai resistir. Está faltando uma outra emenda muito importante que é a garantia de políticas públicas para as mulheres e para a população LGBTQIA+, espero que a gente consiga aprovar essa emenda, queria demonstrar todo o meu apoio a vocês tão importante para vocês de luta, algo tão importante que é a valorização do magistério. Reforço que essa política autoritária, sem diálogo com os movimentos sociais, com os sindicatos, é anti-republicana, anti-democrática, Edvaldo tem sim que dialogar” afirmou.

Linda acrescentou que já conversou com a secretária de educação, e a justificativa de não pagar o piso é que não tem dinheiro para pagar, que tem para pagar os efetivos mas não tem para os aposentados. “Não é justo para vocês que trabalharam tanto, e depois da aposentadoria não ter reajuste, isso é inconstitucional, e não deve ser justificativa para negar o pagamento do piso salarial dos professores/as do município, então todo o nosso apoio e estaremos aqui resistindo”, expressou.

Defesa de políticas públicas para a garantia de direitos humanos

Em plenário, a parlamentar pediu aparte para fazer a defesa da emenda da professora Angela Melo (PT) que trata da inserção do cargo de nutricionista no quadro de servidores municipais. “Muito obrigada professora Angela por uma emenda tão importante. É muito importante constar no PPA essas garantias de políticas públicas, principalmente aos grupos historicamente excluídos e violentados na nossa sociedade. Nossa gabineta já se reuniu com a categoria, e essa é uma demanda histórica, da necessidade do cargo de nutricionista, e a estruturação da carreira profissional dessa categoria, devemos assegurar a inserção desses profissionais no cargo efetivo dos servidores públicos municipais”, asseverou.

A vereadora ainda salientou que é fundamental a aprovação de emendas que proponham formas de enfrentamento às diversas formas de opressão, entre elas o racismo. “Se a gente não coloca como diretriz, como prioridade, como eu fiz algumas emendas para a LOA, a criação de programas e ações específicas para combater o racismo, que é estrutural em nossa sociedade, a gente acaba perdendo força ao não aprovar. Pelo simples fato de constar esse artigo, com vários incisos, para que a gente possa na LDO e na LOA conversar com os instrumentos da prefeitura municipal, porque quando vamos na Secretaria de Assistência Social, o que nos é dito é que não tem orçamento, a SEMFAS é uma das secretarias que tem menos orçamento, então é necessário colocar o fortalecimento para a criação dessas políticas públicas de combate ao machismo, a gente tem uma Diretoria de Direitos Humanos que praticamente não funciona por falta de orçamento”, refletiu.