Linda participa da Audiência Pública “Fraternidade e Diálogo – Compromisso de Amor”

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 12/04/2021 08h58, última modificação 12/04/2021 08h58

Assessoria da parlamentar

Na manhã da sexta-feira, 9, aconteceu a Audiência Pública “Fraternidade e Diálogo – Compromisso de Amor”, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), proposta pela vereadora Ângela Melo (PT) em alusão a Campanha da Fraternidade, que ocorre anualmente e esse ano a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 traz a reflexão sobre os aspectos da violência e a importância da superação.

A Campanha propõe sensibilizar as pessoas e as comunidades para fortalecer a união, o amor e o respeito, identificando violências estruturais, como o racismo, o machismo e outras formas e promoção da cultura da paz. A atividade reuniu líderes religiosos, pessoas dos movimentos sociais e parlamentares

O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) tem princípios que são interessantes para a tradição religiosa. O princípio da universalidade, da equidade, do respeito as diferenças territoriais, é uma política pública voltada para o bem comum. Nosso debate deve ser o direito à vida e não a divisão entre as pessoas porque são negras ou brancas, pobres ou ricas, mas o direito de todos nós termos acesso aquilo que nos garante qualidade de vida e direito à existência.”, destaca a pastora Romin.

O pastor Lázaro Sodré ressalta que a igreja tem um projeto de serviço e não de dominação. “Em tempos tão estranhos, o que nos incomoda são templos fechados e não a morte de mais de 4.000 pessoas diariamente. Temos que nos incomodar, esses dados precisam chamar nossa atenção. Em tempos de pandemia nosso país produziu bilionários, enquanto milhares de pessoas voltaram a passar fome, esse tipo de questionamento deve ser feito por aqueles que se colocam como seguidores de Jesus.”, abordou o pastor.

A vereadora Linda Brasil (PSOL) agradeceu a vereadora Ângela por proporcionar o espaço de debate, bem como as intervenções tão necessária dos/das líderes religiosos/as, principalmente nesse momento de tanta dificuldade que a sociedade vivencia com a pandemia. A parlamentar reforçou a importância de alimentar a fé independente da ida aos templos religiosos.

“Queria dar o exemplo da minha mãe, que é católica e que está fazendo suas orações dentro de casa, a fé dela não foi abalada, ao contrário, que nesse momento a fé dela foi fortalecida. Nesse momento não é para a gente se desesperar e nem desacreditar. Mas muitas pessoas que usam da religião para seus interesses pessoais, muitas pessoas que frequentam os templos religiosos não vão pela fé, e sim por outros interesses, porque quando a fé é verdadeira, aonde estiver não se distanciará do amor e da palavra de Jesus”, expressou Linda.

Na ocasião, a parlamentar ainda elogiou o tema da Campanha da Fraternidade, que traz a importância da superação da violência em tempos de tanta bárbarie, como o feminicídio, Lgbtfobia, racismo e outras formas de opressão e propaga necessidade da cultura da paz.

“Por causa de discursos de ódio, de fundamentalismo religioso, o Brasil é hoje um dos países que mais mata LGBTQIA+, mulheres trans, que empurram mulheres trans para a prostituição e que onde muitas famílias expulsam seus familiares LGBTQIA+. Quando somos contra esse discurso de ódio, não é porque somos contra a família, não somos contra o amor, porque quem destrói a família é o discurso de ódio propagado em alguns púlpitos religiosos. Eu tenho certeza que se Jesus estivesse aqui, estaria lutando a favor da justiça social e dos direitos humanos.”, finalizou.