Linda Brasil se reúne com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 05/07/2021 09h58, última modificação 05/07/2021 09h58
Linda Brasil se reúne com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE

Assessoria da parlamentar

Na tarde da última sexta-feira, 2, a vereadora Linda Brasil (PSOL) e a mandata estiveram reunidas com a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, através de sua diretoria representada pelo presidente Robson Barros, a vice-presidente Pamela Salmeron e secretário geral Luis Felipe, para que a mandata pudesse conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão e assim contribuir e atuar conjuntamente, uma vez que a parlamentar também compõe a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Entre as pautas tratadas foram abordados graves problemas como o Tráfico Humano, onde segundo informações da Comissão, Sergipe está entre os estados brasileiros onde mais se desaparece criança. A Organização das Nações Unidas (ONU) define como Tráfico de Pessoas o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas com o uso da força, ameaça ou outras formas de violência e coação, para fins de exploração ou para obter algum benefício.

Infelizmente o Tráfico Humano movimenta 32 bilhões de dólares em todo o mundo, e a maior parte tá vinculado à exploração sexual. Ainda se identifica a escassez de dados do estado sobre o assunto, e por isso, a importância de articulação com as mais diversas frentes e órgãos. Para Linda o fortalecimento de uma rede de enfrentamento a esse crime é fundamental e deve estar na ordem do dia.

Um outro grave problema abordado está relacionado ao preocupante índice de suicídio infantil. A saúde mental de crianças e adolescentes deve ser uma preocupação de todes, principalmente devido a vulnerabilidade de um grupo que depende da população adulta para o seu bem-estar e cuidados. Segundo o último Mapa da Violência, houve um aumento de 40%, que tem preocupado especialistas, instituições e órgãos voltados aos direitos humanos e de proteção à criança e adolescente.

A parlamentar enfatizou a importância de se pensar e criar mecanismos e redes de apoio e acolhimento às crianças e adolescentes que possam apresentar no dia a dia em casa ou na escola comportamentos ou sinais que venham a indicar a possibilidade de ideação suicida.