Linda Brasil ressalta a importância de uma Guarda Municipal desmilitarizada e mais comunitária

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 11/10/2022 12h24, última modificação 11/10/2022 12h24

Agência Câmara Aracaju

Na manhã da última segunda-feira, 10, a vereadora Linda Brasil (PSOL) esteve presente na Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Guarda Municipal, de autoria do vereador Bittencourt (PDT). Na ocasião, a parlamentar secretariou a Sessão.

O Dia Nacional da Guarda Municipal foi instituído pela Lei Federal nº 12.066/2009, com o objetivo de celebrar essa instituição que está no cotidiano das pessoas nos mais diversos municípios brasileiros. Com o serviço que abrange o patrulhamento pela cidade, em escolas, hospitais, parques e outros espaços de convivência, a atuação dessa categoria  é fundamental para a segurança da população e para a preservação do espaço público.

O diretor geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, expôs para as/os presentes o histórico da criação da instituição, e como ela tem atuado em Aracaju. Linda alertou para a importância de uma Guarda Municipal desmilitarizada, ou seja, que reduzisse os aspectos militares e o uso excessivo da força, uma vez que a função principal é a aproximação e o cuidado com as comunidades.

A desmilitarização não significa o desarmamento da Guarda, e,  sim, transformá-la em uma instituição civil, permitindo que seus membros passem a  ter os mesmos direitos e deveres inerentes ao restante da população.

"Não podemos admitir uma segurança pública pelo viés opressivo, colonizador e explorador. Acredito que a Guarda está cada vez mais humanizada, principalmente com o ingresso de mais mulheres na instituição. Os homens também têm cumprido um excelente trabalho, mas quero dizer que, quanto mais mulheres estiverem ocupando espaços de poder na na política, na academia e outras instâncias, vai diminuir a violência, vão diminuir as desigualdades e a falta de oportunidades”, destacou.