Linda Brasil receberá Título de Cidadã Aracajuana

por Laila Batista - Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 12/05/2021 15h05, última modificação 12/05/2021 15h05
Linda Brasil receberá Título de Cidadã Aracajuana

Por assessoria da parlamentar

Na sessão desta quarta-feira, 12, foi votado o projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadã Aracajuana à vereadora Linda Brasil (PSOL). A proposição foi feita pelo Presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD) e subscrita por demais colegas parlamentares. Linda, natural do município de Santa Rosa de Lima, iniciou seu pronunciamento agradecendo e narrando sua trajetória de vida e luta, e os caminhos que a levaram a morar em Aracaju, ainda na juventude, até a chegada ao parlamento como via de transformação na sociedade.

“Minhas irmãs vieram para cá para estudar, e desde pequena eu tinha um sonho de vir estudar em Aracaju, não sabia o porquê, não sei se era para estar ao lado delas, porque elas sempre me amaram, me acolheram, mas eu sabia que tinha algo especial, eu tinha um encantamento por essa cidade”, relembrou.

A parlamentar ressaltou a surpresa que foi estar hoje no parlamento, uma vez que desde a juventude, não via a política com muita credibilidade devido os casos noticiados de corrupção. “Eu nunca pensei em carreira política, eu tinha ogeriza, pensava nos conchavos, compras de votos que existiam. Em 2013, eu fui a primeira mulher trans a ter o nome social reconhecido na Universidade Federal de Sergipe, através de processo administrativo, nesse espaço pude conhecer o movimento estudantil, a conhecer o movimento de mulheres feministas auto organizadas, e ter sido a primeira mulher trans a participar do Coletivo de Mulheres de Aracaju, e a fundar a AMOSERTRANS (Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis) com outras amigas, e fortalecer o debate na sociedade sergipana sobre o que é ser uma pessoa trans, desconstruindo o olhar que muitas pessoas tinham, de que pessoas trans eram aberrações, eram violentas ou só faziam a prostituição. A partir dessa vivência de rodas de conversa, debates e atuação, eu consegui ter a conscientização da importância política da atuação de pessoas como eu”, declarou.

A vereadora ainda acrescentou que foi um período divisor de águas na sua vida, onde ela percebeu que era preciso romper com o silêncio e invisibilidade em espaços como a academia, a política e as artes, e reivindicar seu espaço de voz e atuação. Para ela, a ingressão no parlamento é uma forma de mudar uma estrutura que é secular, de espaços de poder ocupado por homens brancos e ricos ao longo da história.

“Os espaços políticos institucionais sempre foram estruturados a base da escravidão, a base do machismo, a base do colonialismo europeu. Tem menos de 100 anos que as mulheres tiveram direito ao voto. Então é muito simbólico e uma honra esse momento, de receber das mãos do presidente dessa casa o Título de Cidadã Aracajuana. Aproveito pra enfatizar a importância de estar no PSOL, esse partido político que faz o enfrentamento necessário às estruturas políticas opressoras que fazem conchavos e financiam grandes partidos, é por responsabilidade e comprometimento que coloquei meu nome a disposição em outros anos, e em 2020 sendo a pessoas mais votada em Aracaju, não quero ocupar por ocupar esse espaço, mas ocupar para provocar transformações nesses espaços e romper com o sistema que sempre foi dominado por coronéis”, manifestou.