Kitty Lima discute demanda dos serviços oncológicos com representantes de ONGs

por Felipe Máceio - Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 23/05/2017 12h45, última modificação 23/11/2017 16h02
Kitty Lima discute demanda dos serviços oncológicos com representantes de ONGs

Assessoria do parlamentar

A convite da vereadora Kitty Lima (REDE), representantes da Associação de Amigos da Oncologia (AMO), e da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), estiveram reunidos com a parlamentar na tarde desta segunda-feira, 22, para discutir sobre a demanda das ONGs que atuam no suporte aos pacientes oncológicos em Sergipe.

O intuito da vereadora, inicialmente, era ajudar as casas de apoio com proposição de Projetos de Lei (PL), que viessem a contribuir com os serviços que já são ofertado por essas instituições. "O que aconteceu foi que, durante a nossa conversa, percebi que a maior necessidade neste momento será cobrar a efetividade das normativas já existentes", avaliou a vereadora.

Segundo Kitty, o maior problema enfrentado hoje por essas ONGs é a sobrecarga oriunda da falta de atenção por parte do Estado que não cumpre com o que determina as leis que beneficiam os pacientes oncológicos. "As ONGs surgem para dar suporte aos serviços que deveriam ser ofertados corretamente pelo Estado. O problema é que esse atendimento não está sendo feito, e as ONGs acabam absorvendo essa responsabilidade que não é delas, e como a demanda é grande, infelizmente elas não conseguem dar conta do recado. O Estado precisa assumir seu papel constitucional de provedor de saúde pública de qualidade para a população", explicou.

A parlamentar lembrou ainda que "existem leis que obrigam o Estado e os municípios a ofertarem serviços, medicamentos e tratamentos a estes pacientes que enfrentam uma verdadeira batalha todos os dias pela cura, mas infelizmente elas não estão sendo respeitadas".

Sensibilizada com a situação das ONGs, Kitty Lima se comprometeu em atuar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para que a assistência a esses pacientes seja respeitada e efetivada. "Não podemos deixar que essa situação continue do jeito que está. São pais, mães, crianças e adolescentes que dependem do Poder Público para ter acesso a um tratamento contra o câncer, e não podemos permitir que essa ineficiência prejudique a vida de tantas pessoas. Vou lutar com todas as minhas forças para mudar essa realidade, e clamo a sociedade para que se una a essa causa também", reforçou a vereadora.