Kitty Lima discute ações de debate sobre o combate à violência contra a mulher

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 07/07/2017 08h30, última modificação 06/12/2017 15h41
Kitty Lima discute ações de debate sobre o combate à violência contra a mulher

Assessoria do parlamentar

Membro da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Kitty Lima (REDE) se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o objetivo de discutir iniciativas que abordem a violência de gênero no ambiente escolar, bem como no seio familiar, como forma de conscientização coletiva sobre o assunto.

Para a parlamentar, debater o tema em sala de aula ajuda os jovens a desenvolver o respeito ao próximo, e assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e humana. "Muitas vezes as crianças e adolescentes reproduzem um comportamento sem entender muito bem os prejuízos que estão causando na outra pessoa, por isso é extremamente importante que essa discussão comece desde cedo. A partir do momento que eles percebem o quão prejudicial é qualquer tipo de agressão, seja ela física ou psicológica, esse jovem pode até identificar e auxiliar amigos ou membros da própria família vítimas da violência que estão sofrendo caladas", pontuo Kitty.

Apesar da Frente Parlamentar ainda não estar estabelecida, essa primeira reunião serviu para deliberar sobre de que forma ela irá se inserir na programação do CMDM e da Semed. “Minha participação nesse encontro foi conhecer um pouco do trabalho e das mobilizações em relação ao combate a violência contra a mulher para que a Frente, quando estiver de fato em atividade, possa já estar integrada ao grupo de trabalho”, explicou a vereadora.

A presidente do CMDM, Adélia Moreira Pessoa, considera positiva essa parceria com a Semed, uma vez que a escola deve ensinar além dos muros. “Não podemos ficar fechados dentro do ambiente escolar e achar que o mundo é somente lá, o mundo é muito além. Os estudantes são os disseminadores e eles são os responsáveis por levarem para sua comunidade o que aprenderem no cotidiano escolar. Por isso, devemos implementar o diálogo permanente sobre os mais variados temas ", reforçou.

Durante o debate, a secretária municipal de Educação, Cecília Leite, garantiu que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem como eixo de atuação trabalhar nas escolas, de forma transversal, os mais variados temas. "É preciso que toda a rede debata cotidianamente sobre os mais variados tipos de violência vivenciados, como a de gênero, por exemplo. Essa aproximação com o Conselho é de substancial importância”, frisou.

No próximo dia 20 ocorrerá um novo encontro com diretores, coordenadores e professores da rede da educação de Aracaju para construção de ações que promovam debates acerca do tema com o corpo docente e as famílias dos alunos.