Grande expediente: vereadores realizam críticas, homenagens e anúncio esportivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/09/2025 12h37, última modificação 18/09/2025 12h37
Grande expediente: vereadores realizam críticas, homenagens e anúncio esportivo

Foto: Luanna Pinheiro

O Grande Expediente da 77ª sessão ordinária, realizado nesta quinta-feira (18/09), discutiu sobre diversos temas, como aumento do número de multas, PEC da blindagem, homenagens e do futebol sergipano. Na ocasião, cada vereador tem 15 minutos para discutir temáticas no plenário. 

O vereador Sgt. Byron (MDB) foi o primeiro a utilizar o grande expediente e iniciou seu discurso parabenizando o governador de Sergipe, em exercício, Zezinho Sobral, por ter buscado caminhos para resolução do problema. Byron também trouxe um depoimento do policial militar, Matheus Freire, que ,há mais de 5 anos, tinha sido diagnosticado com insuficiência renal crônica, assim como incapaz para realizar atividades operacionais. Ele destaca, no vídeo, a sua retomada aos serviços, assim como sua luta e fé. “Ao longo dos últimos anos, ele não desistiu de prestar serviços ao povo de Sergipe e defender a nossa população. Essa semana, recebi uma mensagem de um diagnóstico de uma pessoa que é próxima a mim e receber esse vídeo, é uma inspiração”, destacou Byron. 

O vereador Vinícius Porto (PDT) destacou, em sua fala,  que, quando ele decidiu estudar direito, e conversou com seu pai, ele disse “não quero que você seja político e nem dirigente de futebol”. Porém, o vereador contou sua trajetória e disse que foi incentivado por João Alves para entrar na política. “Tive o privilégio de ser seu aliado político e,  lá atrás, quando tive a oportunidade de conhecer ACM Neto, uma cabeça brilhante. Fui candidato a vereador e estou aqui até hoje, no quinto mandato, e agradeço meu pai, minha família e o apoio de João Alves”, disse. Vinícius Porto destacou que recebeu um convite nesta semana para ser candidato a vice-presidente do Confiança e aceitou esse desafio. “Futebol faz parte da minha vida e do meu cotidiano. Desde cedo sou ligado ao futebol”, disse. 

O vereador Elber Batalha (PSD), durante o grande expediente, teceu críticas ao Congresso Nacional pelas últimas votações, com a possibilidade de voto secreto. " O congresso, em um retrocesso, quer inserir o voto secreto, mas quando fomos escolhidos para representar o público, isso representa que as pessoas têm o direito de saber como essa representação tem sido feita", pontuou. Elber também criticou a PEC da blindagem, que permite que os deputados federais só sejam julgados se os parlamentares decidirem. " A transparência é algo indispensável para que o mandato seja cumprido em sua plenitude. Isso não é sobre ideologia, é sobre a democracia", disse. O vereador também lamentou sobre os partidos políticos que votaram a favor da PEC da blindagem. 

Já o vereador Fábio Meireles (PDT) iniciou o seu discurso realizando críticas à falta de cumprimento do decreto realizado pela prefeita Emília Corrêa, que não permite a circulação de ônibus com mais de 12 anos. Porém, o vereador exibiu vídeos de vários ônibus com mais de 12 anos de circulação e com alguns problemas em sua estrutura. "Precisamos que a gestão da prefeita seja sincera", disse. O parlamentar também destacou sobre a CPI das multas, com a resposta da SMTT, que traz um comparativo das multas entre os anos de 2024 a 2025. " Em 2024, foram  38 mil multas; porém, já nos primeiros 6 meses desta gestão, as multas por radares já ultrapassam 44.800", disse. Esses números também se refletem no crescimento percentual das multas aplicadas por agentes da SMTT, que , nesses primeiros 6 meses,  já ultrapassam mais de 10 mil, em comparação com o mesmo período do ano passado. Fábio Meireles cobrou respostas do Poder Executivo.