Francisco Correia, o Chicão, recebe Título de Cidadão Aracajuano em solenidade na Câmara Municipal

por Walter Lima- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/11/2025 12h27, última modificação 13/11/2025 12h27
Francisco Correia, o Chicão, recebe Título de Cidadão Aracajuano em solenidade na Câmara Municipal

Foto: Luanna Pinheiro

Em uma solenidade marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu, na quarta-feira (12), o Título de Cidadão Aracajuano ao policial federal aposentado Francisco Correia dos Santos, conhecido carinhosamente como Chicão.
A homenagem, uma das mais altas comendas do Legislativo municipal, foi proposta pelo vereador Miltinho Dantas.
Durante a cerimônia, Miltinho destacou a trajetória exemplar do homenageado e sua contribuição para a segurança pública e para a sociedade aracajuana.
“É uma justa homenagem a quem dedicou sua vida ao serviço público e à nossa Aracaju. Chicão construiu uma trajetória marcada pela disciplina, compromisso profissional e amor ao próximo”, afirmou o parlamentar.
Visivelmente emocionada, Nairete Correia, esposa de Chicão, agradeceu a homenagem e ressaltou o legado do marido.
“Estou muito feliz em participar desse momento de reconhecimento ao meu esposo, que honrou toda a sua trajetória na Polícia Federal. Agradeço de coração ao vereador Miltinho Dantas por essa honraria”, declarou.
Durante a solenidade, foram exibidos três vídeos enviados pelos filhos do homenageado, que residem fora do estado de Sergipe, expressando orgulho e carinho pelo pai.
Em seu discurso de agradecimento, Francisco Correia relembrou sua trajetória de 45 anos dedicados à Polícia Federal e o acolhimento recebido em Aracaju.
“Aracaju me acolheu, assim como toda a minha família. Quero agradecer ao vereador e amigo Miltinho Dantas por essa homenagem. Agora sou, com muito orgulho, um Cidadão Aracajuano”, celebrou.
Biografia de Francisco Correia dos Santos
Natural de Atalaia (AL), nascido em 29 de setembro de 1955, Francisco Correia dos Santos é filho dos saudosos José Delmiro Correia e Teresa Maria da Conceição, sendo o caçula de sete irmãos. Desde cedo, destacou-se pela disciplina, pelo comprometimento e pela vocação para servir.
Casado com Nairete Silva de Assis Correia, é pai de três filhos: Janaina, Ben-Hur e Alice Dandara, conciliando com dedicação o trabalho e a vida familiar.
Em Maceió, iniciou o curso de Psicologia, mas sua vocação para o serviço público o levou a Brasília, onde ingressou na Academia Nacional de Polícia após ser aprovado, em 1978, no concurso da Polícia Federal.
Dois anos depois, iniciou oficialmente sua carreira como Agente de Polícia Federal no Mato Grosso do Sul, onde atuou por sete anos e concluiu sua graduação em Pedagogia. Posteriormente, trabalhou em Maceió e, em 1989, fixou residência em Aracaju, cidade onde construiu grande parte de sua trajetória profissional e pessoal.
Ao longo de sua carreira, Chicão exerceu funções de destaque na Polícia Federal, entre elas:
• Chefe do Serviço de Passaporte;
• Chefe do Serviço de Estrangeiros;
• Chefe de Gabinete;
• Chefe de Comunicação Social;
• Chefe do Núcleo de Operações.
Além da atuação técnica, sempre se destacou pela liderança e compromisso com a valorização da categoria. Foi presidente da Associação Sergipana dos Policiais Federais e atualmente ocupa o cargo de presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Sergipe.
Com uma trajetória marcada por dedicação, ética e amor ao próximo, Francisco Correia, o Chicão, é agora, oficialmente, Cidadão Aracajuano, título que reconhece sua contribuição à cidade e ao povo de Aracaju.