Fábio Meireles (PDT) prestigia entrega de Título de Cidadania Sergipana a presidente do GACC, Elenilda Novais

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/07/2025 09h25, última modificação 15/07/2025 09h26
Fábio Meireles (PDT) prestigia entrega de Título de Cidadania Sergipana a presidente do GACC, Elenilda Novais

Foto- Júlia Oliveira/ALESE

O vereador Fábio Meireles (PDT) prestigiou hoje (14), juntamente com sua esposa, Ítala Meireles, a solenidade de entrega de Título de Cidadania Sergipana a presidente do GACC, Elenilda Novais, na ALESE.

O título é um reconhecimento à notável trajetória dedicada à educação, à cultura e à solidariedade de Elenilda, de autoria da deputada Carminha Paiva (Republicanos).

A solenidade ocorreu no plenário da Casa, unindo familiares, amigos e representantes do Terceiro Setor, a exemplo da presidente da ONG Olhar Carinhoso, Ítala Meireles.

A solenidade contou com a participação de representantes de escolas, instituições sociais, voluntários do GACC e colegas da educação.

O vereador Fábio Meireles (PDT) prestou homenagem, destacando o mais novo trabalho voluntário da homenageada como contadora de histórias para as crianças assistidas pela ONG “Olhar Carinhoso”, no bairro Soledade em Aracaju. 

“Verdadeiramente é uma senhora que representa o estado de Sergipe, recebe de todos os sergipanos e da Câmara de Aracaju o nosso reconhecimento. Na ONG Olhar Carinhoso, as crianças se apaixonaram pelo trabalho dedicado dela. Ela é conhecida e Deus, que é Nosso Pai, expõe para as pessoas para que todos saibam que  nós precisamos de Elenilda para que faça a diferença em nossa cidade, nosso Estado e nosso país ”, disse o vereador.

TRAJETÓRIA DE SOLIDARIEDADE

Elenilda Novais de Souza tem uma trajetória de compromisso com a educação. Elenilda é natural de Vitória da Conquista, na Bahia, construiu sua história de vida e contribuição social em solo sergipano, onde reside desde 1982. Professora, assistente social, diretora e coordenadora pedagógica, atuou por mais de 25 anos no magistério, sendo reconhecida como uma das grandes referências da educação básica no Estado.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e em Serviço Social, ela é especialista em Literatura Brasileira, com foco em literatura infanto-juvenil. Em 2002, levou produções de cordel de alunos sergipanos para o Congresso de Leitura do Brasil, na Unicamp, com textos inspirados em Patativa do Assaré e João Firmino, registros que hoje integram o acervo da Biblioteca Epifânio Dórea.

Aposentada da rede municipal, Elenilda encontrou no voluntariado um novo propósito de vida. Em 2013, passou a atuar como voluntária no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) de Sergipe. Dois anos depois, assumiu a presidência da instituição, onde permanece até hoje. Sob sua liderança, a entidade ampliou os serviços oferecidos, conquistou sede própria em Aracaju e abriu uma filial em Lagarto, expandindo o atendimento a crianças e adolescentes em tratamento oncológico. Ao todo, mais de mil pacientes já foram beneficiados em todo o Estado.

“Acreditar em Deus e no amor ao próximo é o que move minhas ações. Tudo o que faço é com o coração e por acreditar que podemos transformar vidas”, afirmou Elenilda, emocionada durante a cerimônia.

A deputada Carminha Paiva, autora da homenagem, destacou que a honraria foi uma forma de reconhecer não apenas a trajetória de Elenilda, mas também a relevância do GACC para a sociedade sergipana.

A entrega do Título de Cidadania Sergipana reforça o papel transformador que a educação, o voluntariado e o serviço social exercem na vida das pessoas e celebra a história de quem fez dessa missão um legado de amor e solidariedade.