Executivo paulista Decio Portella recebe título de cidadão aracajuano
Após doze anos dedicados ao crescimento do Estado de Sergipe e da cidade de Aracaju, o executivo Decio Cesar Portella, natural de São Paulo, foi homenageado nesta sexta-feira, 26, com o título de Cidadão Aracajuano. O vereador Elber Batalha Filho (PSB) é o autor da honraria. A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD).
Formando em engenharia química, o executivo construiu carreira em uma das maiores empresas mundial no ramo do petróleo, a Shell, onde ocupou diversos cargos em várias áreas da unidade brasileira até ser transferido para Londres, na Inglaterra, para se destacar mundialmente. Depois de 23 anos, mudou para a área de telefonia, siderurgia e franchising até receber o convite para ser diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), no então governo de Marcelo Deda.
Até o mês de junho de 2019, Decio Portella ocupou o cargo de Relações Institucionais da General Electric (GE), empresa responsável pelo projeto, construção e operação da Usina Termoelétrica, localizada no município da Barra dos Coqueiros. Esta mesma empresa realizou a restauração do Arquivo Público de Sergipe, está reformando o Teatro Tobias Barreto, reformará a Biblioteca Epifânio Doria e o Teatro Atheneu.
Para o presidente da CMA, esta outorga é uma justa homenagem a um cidadão que criou raízes na cidade e contribuiu para o crescimento dela. “Decio Portella vem contribuindo com nossa cidade em todas as funções que ocupou, desde a iniciativa privada como também na vida pública. Na frente da Codise deu ideias e sugestões que melhoraram e profissionalizaram ainda mais aquele órgão”, disse Nitinho.
Afirmando que este título é uma das mais justas homenagens que a Câmara Municipal de Aracaju poderia fazer para uma pessoa que prestou tantos serviços relevantes para Sergipe, o vereador e autor da homenagem Elber Batalha destacou. “Conheci Decio quando ocupei o cargo de secretário de Estado do Turismo e acompanhei sua competência mais de perto e vi o viés diferenciado. Posso afirmar sem demérito aos demais homenageados, que este título honra esta Casa Legislativa. Enquanto a frente da Codise trouxe várias empresas relevantes, a exemplo da Yasaki. Na GE, está a frente da Usina Termoeletrica, um dos maiores empreendimentos mundiais”.
Depois de morar em várias cidades brasileiras, o executivo optou por residir na capital sergipana para realizar um tratamento de saúde, devido à qualidade de vida existente. “Um problema de saúde me trouxe para Aracaju porque queria morar em uma cidade mais calma e com qualidade de vida e por aqui já estou há quase 12 anos. Conheci Aracaju na década de 70 quando vendia combustível para a Shell, depois ocupei o cargo de diretor executivo da Divisão Nordeste onde a sede era em Salvador e vinha em Sergipe com mais constância”, declarou o homenageado.