Elogios ao Pré-Caju, críticas às alterações de projetos nacionais e negociação para estabelecimento do piso salarial de professores e de profissionais de saúde marcam o Grande Expediente

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 19/11/2025 15h07, última modificação 19/11/2025 15h07
Elogios ao Pré-Caju, críticas às alterações de projetos nacionais e negociação para estabelecimento do piso salarial de professores e de profissionais de saúde marcam o Grande Expediente

Foto: Luanna Pinheiro

O Grande Expediente desta quarta-feira (19/11) teve início com a vereadora Selma França (PSD), que destacou a realização do Pré-Caju e parabenizou todos os envolvidos na festa. A parlamentar exibiu um vídeo no plenário com registros do evento. “Essa aí é uma amostra do que aconteceu. A cidade viveu o melhor Pré-Caju de todos os tempos. Eu acompanho e sou foliã desde o primeiro, graças a Deus, sempre pedindo que a gente tivesse um evento em paz, e este foi recorde, com uma pipoca fantástica”. 

Selma França também chamou a atenção para a organização e a geração de renda da festa, que movimentou a economia com a presença de vários turistas na cidade. “A gente vai vendo a festa crescer e ser mais organizada com responsabilidade, gerando emprego, e não foi pouco. O povo sempre agradecido a Deus, porque os ambulantes que vivem da venda informal aguardam também por esse período para fazer o seu décimo terceiro”. 

O vereador Soneca (PSD) também utilizou a tribuna para ressaltar o Pré-Caju. O parlamentar fez questão de destacar a presença da pipoca. “Este ano, o que mais chamou a atenção da gente foi a nossa querida pipoca, que se fez presente em massa e se divertiu bastante, e isso mostra que o aracajuano e o sergipano sabem, sim, se divertir”. O vereador ainda parabenizou a prefeitura e o Governo do Estado, bem como os órgãos envolvidos na logística do evento, em especial as áreas de limpeza e de segurança pública. Soneca também salientou a iniciativa do Camarote da Inclusão, promovido pela prefeitura e destinado às pessoas com deficiência e seus acompanhantes, para que todos pudessem curtir a prévia carnavalesca. Além disso, enfatizou o aquecimento do turismo proporcionado pela festa, que possibilitou grande ocupação hoteleira. 

O vereador Iran Barbosa (PSOL) abordou o fato de que a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18/11) o Projeto de Lei Antifacção, que endurece o combate às organizações criminosas. Segundo o parlamentar, “várias versões foram apresentadas ao projeto original, com o objetivo de distorcê-lo”. O vereador continuou seu discurso dizendo que “a esquerda, que se mantém de pé contra o crime organizado, foi quem encaminhou esse projeto para o Congresso. Agora, o que aconteceu depois foi que o relator do projeto apresentou versões que atacavam todo o sistema de segurança nacional de combate ao crime organizado, porque a direita, representada por ele, não tem demonstrado historicamente, neste país, interesse em combater o crime do colarinho branco”, criticou. 

O parlamentar também falou sobre a Lei 15.263/2025, recentemente aprovada e sancionada pelo presidente Lula, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública de todos os poderes e esferas federativas. “O objetivo era de um alcance social gigantesco, de facilitar o diálogo entre a administração pública e o povo, garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à linguagem oficial, para que você não precise de intermediários. Mas, no meio do caminho, a direita colocou um inciso proibindo o uso da linguagem neutra”, criticou ao salientar que o projeto foi pensado como algo maior e que a linguagem é algo dinâmico, refletindo a realidade, apesar das ponderações acerca das diferenças entre linguagem formal e informal. Por fim, o vereador exibiu imagens da Praça da Bandeira, localizada no Centro da cidade. Iran elogiou a presença da bandeira nacional hasteada no local, porém alertou para as condições da praça, que precisa de reforma. 

O vereador Isac Silveira (União Brasil) foi o último orador do Grande Expediente e falou sobre a reunião que teve com a prefeita Emília Corrêa, com o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, e com a secretária municipal de Educação, Edna Amorim, sobre a negociação do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino. “Uma reunião muito frutífera, pois nós conseguimos destravar algumas questões em relação à possibilidade da incorporação da GEA no vencimento, construindo, assim, a possibilidade de estabelecermos o piso salarial dos profissionais do magistério. Segundo o parlamentar, será feita mais uma rodada de negociação depois da reunião da plenária, que será chamada pelo Sindipema, instituição que lá estava representada pelo seu presidente e mais alguns diretores. Ainda de acordo com Isac Silveira, a intenção é incluir profissionais da saúde, em torno de oito categorias, que também precisam ser alcançados, numa tentativa de valorizar os profissionais e recompor as perdas inflacionárias. “Nossa intenção, Parlamento e também Poder Executivo, é votarmos isso no início do próximo mês.