Elber se coloca contra a privatização da Deso

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2017 12h35, última modificação 13/11/2017 14h29
Elber se coloca contra a privatização da Deso

Gilton Rosas

Representantes dos funcionários da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) estiveram hoje, terça-feira, 22 de março, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) onde participaram de uma Sessão Especial sobre a questão da privatização da Deso em Sergipe. A sessão foi um requerimento conjunto entre os vereadores Elber Batalha e Iran Barbosa.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), Sérgio Passos, explicou que empresas de distribuição de água ao redor do mundo estão sendo “desprivatizadas”, ou seja, retornando a administração para seus municípios de origem. “Cerca de 180 cidades em todo mundo estão sofrendo este processo de volta da administração da água para os municípios, sendo remunicipalizada. Aí pergunto: como isso pode dar certo aqui no Brasil? A iniciativa privada não cumpre contratos acordados com as privatizações. Paris é um exemplo disso. A gente coloca estes argumentos para que os vereadores tenham ciência disso. Estamos em 71 municípios do estado e a Deso é uma empresa altamente viável. É necessário este debate com a sociedade para mostrar a importância da Deso para Sergipe”, informou.

O líder da oposição na Câmara, vereador Elber Batalha, fez um análise sobre o projeto de privatização da Deso. Segundo o parlamentar, de acordo com a Lei Orgânica do Município, só podem explorar o serviço de água e esgoto empresas públicas municipais, estaduais ou federais, sendo vedada a exploração por empresas privadas. “Mas, o caminho dessa privatização pode se dar ao contrário, eles podem começar pela empresa e depois fazer com que outras prefeituras agreguem a este processo, deixando a Prefeitura de Aracaju sem opção, já que todo serviço já estaria privatizado. A Câmara tem um papel pró-ativo neste sentido de sinalizar que Aracaju não vai se render a este processo. Temos que ter firmeza e vigilância permanente. É necessário desfazer alguns paradigmas que existem”, alertou.

Elber também lembrou que o Governo de Sergipe não investe na companhia e a Deso é uma empresa totalmente autossuficiente, superavitária e que gera lucro. “Há muitos anos que o Governo do Estado não injeta 1 centavo na Deso e, mesmo assim, a companhia continua desenvolvendo seus programas sociais, financiando de forma gratuita água e esgoto para a população carente em Sergipe. Outra questão é em relação ao serviço prestado. No último ranking do estado, a Deso ficou com 30* lugar, muito atrás de empresas privadas, a exemplo da Energisa, que ficou em 3*, numa prova clara de que a privatização não é a melhor saída.
Vamos corrigir os erros, incentivando a Deso a se fortalecer, com investimentos em melhores condições de trabalho. Não tenho dúvidas que depois da Deso vão privatizar também o Banese, que só não foi primeiro por conta do edital do BNDES. A luta é árdua, mas vocês têm tido uma seriedade e firmeza na defesa da instituição que vocês abraçaram”, finalizou o parlamentar.