Elber critica abandono das políticas de combate à dengue pela Prefeitura de Aracaju
por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
06/08/2019 13h45,
última modificação
06/08/2019 13h48
O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para lamentar a quantidade de mortes em Sergipe devido a infestação do mosquito da dengue e, em especial, as mortes ocorridas em Aracaju nos últimos meses.
Elber lembrou que ainda em 2008, ele foi procurado pelo movimento SOS Criança, que solicitou do vereador apoio no Projeto de Lei, que logo após virou Lei, onde previa medidas permanentes de controle e prevenção contra a dengue em Aracaju. “Naquela época, houve uma epidemia de dengue e várias pessoas morreram em Aracaju. O SOS Criança era composto por mães e pais que perderam seus filhos naquela epidemia. Num projeto feito por nós, pelo SOS Criança e pelo Ministério Público, conseguimos que virasse lei 3352/2008. Várias ações naquela época foram desenvolvidas a partir desta lei e, devido a essas ações, Aracaju esteve livre de epidemia de dengue”, relatou.
Porém, com a chegada de um novo surto da Dengue em 2019, o parlamentar credita isso ao abandono das políticas preventivas previstas na lei 3352/2008. “O prefeito Edvaldo Nogueira enfraqueceu as ações dos agentes de endemias, reduzindo equipes, não existe mais carro fumacê passando pelas ruas da cidade e a ausência das campanhas educativas para a população. Essa quantidade de omissões gerou esse novo surto de dengue na capital”, afirmou.
“Segundo dados da própria Secretaria Municipal de Saúde, 3 pessoas morreram este ano de dengue em Aracaju, sendo 8 em Sergipe. Isso é extremamente grave. Temos mais de 1.600 casos de dengue já diagnosticados. Não é uma questão de crítica da oposição. O prefeito precisa chamar a responsabilidade. Precisamos proteger nossas famílias, nossos entes querido e nossos amigos. Não podemos deixar que Aracaju seja vencida por um mosquito por conta da omissão, grande parte, do poder Municipal, que abandonou as políticas de combate à dengue e fez com que esse surto se instalasse novamente em Aracaju”, concluiu Elber Batalha.