Durante o Grande Expediente, Fabiano Oliveira homenageia o ex-governador Albano Franco

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/05/2022 12h21, última modificação 03/05/2022 12h21

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fabiano Oliveira (PP) usou a tribuna nesta terça-feira, 03, para falar do ex-governador e amigo Albano Franco. Foi durante o Grande Expediente que o parlamentar iniciou o discurso usando a frase do filósofo e teólogo Aurelius Augustinus “Amigos não são os que dão flores, mas os que ajudam a retirar os espinhos”.

“Hoje, como vereador, peço aos meus colegas do Parlamento e ao generoso povo de Aracaju, licença para não tratar dos temas que rotineiramente me ocupo nesta Câmara, na defesa dos legítimos interesses de nossa população. Hoje, permitam-me, como amigo, ajudar a retirar alguns espinhos que estão a incomodar o Dr. Albano Franco”, continuou.

Fabiano falou da contribuição de Albano Franco para Sergipe ao longo dos seus quase 82 anos. “Ele fez de sua existência, uma vida dedicada a fazer o bem e amigos, é plenamente merecedor do respeito de todos. Falar ou enumerar, neste momento, todas contribuições para Sergipe e para o Brasil do legado de Dr. Albano Franco como homem público e líder empresarial, não é só dispensável, como, seria até cansativo e um abuso a generosa paciência de todos. Todos conhecem as marcas dele como governador de Sergipe por dois mandatos, com os projetos estruturantes que executou em todos os setores, com a industrialização que atraiu para Sergipe cerca de 140 novas empresas, gerando mais de 20 mil novos empregos”, comentou.

“Na educação, implantou o ensino médio em todos 75 municípios, antes tinha apenas em 12 cidades; criou o Programa de Qualificação de Docentes dando acesso a Universidade Federal de Sergipe aos professores ainda sem formação de nível superior. Criou o Pré-Seed, o primeiro curso pré-vestibular público do Brasil. Na saúde, melhorou todos os índices de saúde pública, a exemplo da redução da mortalidade infantil e da implantação de rede de esgotos e fornecimento de água tratada, além do aumento do número de leitos nos hospitais públicos. Melhorou e ampliou a malha rodoviária com a recuperação e construção de novas estradas pavimentadas. Na segurança pública, inovou com a criação da Polícia Comunitária. Na área de moradia, construiu conjuntos residenciais em todos os 75 municípios, e em Aracaju, o maior deles, o Conjunto Padre Pedro, no Bairro Santa Maria, com 2.235 unidades entregues gratuitamente aos moradores das extintas favelas da Tieta, Prainha e Coqueiral. Na área do turismo, bem, aí permitam-me, fui como muita honra o primeiro secretário de Turismo de Sergipe, graças ao espírito inovador e empreendedor de Albano ao criar a Secretaria de Turismo. E fizemos grandes realizações!”, comemorou.

O vereador reconhece que não é esse Albano apenas que merece destaque. Não é apenas o gestor público que durante 14 anos presidiu a Confederação Nacional da Indústria, a maior organização empresarial da América Latina, a qual renunciou, em 1994, na metade do último mandato, para ser candidato a governador de Sergipe que precisa ser lembrado.

“Quero falar do Albano amigo de todos, humilde, simples, paciente, cordato, incapaz de deliberadamente fazer mal a qualquer pessoa. O Albano que mesmo egresso de família política e economicamente forte, nunca usou o poder para destruir. Ao contrário, usou para construir amigos e fazer o bem. É esse Albano que não fez de inimigos seus eventuais adversários políticos; ao contrário, com todos conviveu harmônica e respeitosamente. É esse Albano que merece de todos nós a gratidão e, acima de tudo, a solidariedade. A mesma solidariedade que praticou, por exemplo, quando à frente da CNI, iniciou junto com o saudoso sociólogo Betinho, o Programa Fome Zero”, pontuou.

Motivado por um sentimento de justiça, que estou certo, não é só meu, mas, é também, de milhares de sergipanos, inclusive entre eles, muitos dos que estão aqui e dos que estão me vendo ou me ouvindo; quero expressar e registrar de público a minha solidariedade ao ex-governador Albano Franco.

“Dr. Albano está envelhecendo, o que além de ser inexorável para os que têm o privilégio da longevidade, é uma dádiva Divina para ele e para os que como contemporâneos, amigos e parentes, com ele desfruta da convivência. A longevidade com saúde física e lucidez, deve ser aproveitada para que dela possamos absorver os bons exemplos e as lições que com competência, dedicação, trabalho e honradez e o fez se tornar um dos sergipanos mais conhecidos e aplaudidos no Brasil e no mundo", explanou.

“Meu amigo, você teve a coragem de fazer o bem, praticar a justiça e ajudar as pessoas. Conte com seus amigos. Você os tem e muitos, pois, a sua vida, foi e é um permanente canto a amizade. E, não esqueçamos, não existe mais belo excesso do que o do da gratidão. Somos todos gratos. Vibrações positivas!”, finalizou Fabiano.