Dia Mundial da Água: Breno Garibalde chama atenção para a situação dos rios sergipanos

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2022 13h40, última modificação 22/03/2022 13h40

Foto: Agência Câmara Aracaju

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, data criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas com o objetivo de conscientizar e preservar os recursos hídricos do planeta. E foi com este objetivo que o vereador Breno Garibalde, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Aracaju, utilizou a tribuna na manhã desta terça-feira (22) e chamou a atenção da população sergipana para os cuidados com os rios da capital e do estado.

"A gente precisa falar sobre a situação dos nossos rios, que são extremamente importantes para a manutenção das espécies que lá vivem e para a nossa sobrevivência também. Sem água, não existe possibilidade de vida, mas mesmo assim a gente continua fechando os olhos para essa realidade absurda. São esgotos lançados inadequadamente, lixo e mais um monte de coisa que jamais deveria entrar nas nossas águas", destacou Breno.

Segundo Breno, Aracaju possui uma rede hídrica linda e cheia de potencial, mas que vem sendo abandonada e ignorada por muito tempo. "Falando no cenário de Aracaju, estudos identificaram que os rios Sergipe e Poxim, apresentam um grau altíssimo de poluição. Sendo que o Poxim, que abastece cerca de 20% da população da capital, é o mais poluído de Sergipe. Durante as minhas pesquisas, achei uma matéria onde um pescador falava que o rio Poxim estava praticamente morto, não dava pra pegar nada. Ou seja, perde a natureza, perdem as comunidades tradicionais de pescadores, todos perdemos”, declarou.

O parlamentar finalizou dizendo que nossa alimentação também sofre prejuízos com isso. “Os peixes que estamos consumindo são peixes que estão se alimentando de partículas de plástico, ou seja o nosso lixo acaba indo também para a nossa mesa. Precisamos usar esse dia para refletir e, mais do que isso, para agir", ressaltou.