Demandas da comunidade do bairro São Conrado são apresentadas no espaço Tribuna Livre
Na manhã desta terça-feira,25, o espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o presidente da Associação Visão Comunitária, Ismael de Jesus Santos, que ocupou a tribuna da Casa legislativa tratando de temas relacionados à comunidade do bairro São Conrado, Zona Sul da capital.
Na oportunidade, o orador falou sobre a exoneração de médicas da Unidade Básica de saúde (UBS) Geraldo Magela, o início das obras da UBS Humberto Morão e a necessidade de interceder junto à prefeitura para apropriação de terreno destinado à criação de um posto de saúde e uma praça com área de lazer e espaço para prática de esportes.
O presidente da associação iniciou a fala abordando a questão da demissão dos médicos da UBS Geraldo Magela e cobrou o início das obras da UBS Humberto Mourão, que, segundo ele, ainda não tem previsão para começar. “Eu presenciei uma médica ser exonerada em seu horário de trabalho. A justificativa da prefeitura era que muitos médicos não estavam frequentando, mas essa médica estava sempre lá. Eu posso afirmar: no Geraldo Magela ela não faltava.
A respeito das obras da UBS, Humberto Mourão, o líder comunitário, afirmou: "apesar de termos conhecimentos que os recursos para construção dessa unidade vêm do governo federal, as obras ainda não tiveram início e não há data definida para que isso aconteça. Essa unidade de saúde é essencial para nossa comunidade e essa demora representa um descaso com a população”;
Ele fez um apelo aos vereadores para que intercedam e cobrem da prefeitura esclarecimentos acerca do andamento dos prazos dos projetos que estão paralisados. Por fim, Ismael cobrou a construção de áreas de lazer do bairro. “ Trago uma demanda que representa um verdadeiro sonho para os moradores do São Conrado. A apropriação do restante do terreno onde está destinada à construção do Humberto Mourão. Essa iniciativa é fundamental não só para garantir a expansão de atendimento da população, mas também para implantação de um espaço de esporte e lazer. Atualmente, o bairro São Conrado carece de áreas de lazer adequadas e a construção da primeira praça fora do conjunto Orlando Dantas será um marco histórico para comunidade, promovendo bem-estar social, inclusão e prevenção de doenças com incentivo à prática esportiva”.
O vereador Camilo Daniel (PT) disse ao presidente da Associação Visão Comunitária que tem acompanhado as demandas do bairro São Conrado levadas à tribuna. “ Acho lamentável que já publicado, no Diário Oficial da União, um valor de mais de R$ 4,7 milhões do governo federal para construção dessa Unidade Básica de Saúde, além disso muitos vereadores chegaram a destinar emendas para essa UBS. Na presença da secretária de saúde, quando ela fez a apresentação do quadrimestre, eu trouxe essa reinvindicação da comunidade. É, inclusive, uma reivindicação que a prefeita Emília e o vice Ricardo Marques têm conhecimento e falavam da importância de desapropriar essa área para construção de espaços de lazer”.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) afirmou que “ teve momento em que o poder público municipal deixou a comunidade totalmente desassistida e esse momento persiste. Não tinha unidade básica de saúde, a Escola Municipal José Conrado de Araújo foi fechada para reforma e, até o momento, não foi devolvida. Aproveito a oportunidade para solicitar o empenha da administração para conclusão daquela obra, a escola está sendo deslocada daquela comunidade para o centro”.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) expressou solidariedade aos moradores do bairro São Conrado. “ Estive em vários momentos de luta para resolução do fechamento da UBS. Existiam medidas que poderiam ser adotados como a colocação de unidades móveis. Aquela é uma região que, além de ter muitas crianças, há muitos idosos. Os agentes comunitários de saúde não dão conta de tudo, principalmente no período das chuvas. Têm problemas muito sérios de deslocamento das pessoas dentro do bairro porque não há, de fato o, calçamento que dê condição de mobilidade. São problemas de toda ordem e quero dizer que pode contar conosco para continuar a fazer a cobrança e o apontamento de soluções que precisam ser escutadas pelo executivo".
O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) declarou que esteve na UBS Humberto Mourão e conversou com a população. “É lamentável essa situação, ainda não deram início às obras. Apresentei requerimento cobrando, mas não foi atendido. Lamento pelas mães que são quem mais lutam pelos seus filhos. Continuamos cobrando a nova gestão para que aconteça essa obra no Humberto Mourão”.
O vereador Alex Melo (PRD) parabenizou o presidente da associação por trazer as demandas do bairro São Conrado ao parlamento municipal. “O São Conrado é um lugar esquecido. Já caminhei muito por aquele bairro, já presenciei esgoto a céu aberto, ruas muito estreitas e a necessidade de locais para prática de esporte. Vamos estar à disposição para lutar por aquele lugar, é um povo que não pode ser esquecido”.
O líder da situação, o vereador Isac Silveira (União Brasil) destacou a necessidade da realização de projetos de saneamento básico que atendam à região. “Havíamos conversando com o prefeito Edvaldo Nogueira sobre a necessidade de uma reorganização do saneamento básico que foi muito aquém do que é necessário. Quando chove, não há escoamento das águas da chuva e ainda existe a junção do fluvial, pluvial e água de esgoto. É urgente que tenhamos um projeto forte e contundente de saneamento básico para essa comunidade.
A Tribuna Livre
A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade; ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.