Crescente número de feminicídios preocupa vereador Miltinho Dantas durante Pequeno Expediente na CMA
Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizado nesta terça-feira (16), o vereador Miltinho Dantas voltou a manifestar preocupação com o aumento dos casos de feminicídio registrados em todo o Brasil, especialmente após as ocorrências do último fim de semana.
Mesmo destacando a existência de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, em âmbito estadual e nacional, o parlamentar lamentou os números alarmantes registrados, sobretudo neste período do ano.
“Apesar de termos políticas efetivas de combate ao feminicídio em nosso estado e no país, infelizmente, quando chega o mês de dezembro — período em que celebramos o Natal —, somos surpreendidos, de forma triste, com índices elevados de mortes violentas”, afirmou o vereador, visivelmente indignado.
Durante sua fala, Miltinho Dantas citou o caso ocorrido no município de Penedo, no Baixo São Francisco, em Alagoas. A enfermeira Ana Beatriz Cavalcante, de 29 anos, foi vítima de feminicídio dentro de sua própria residência, na última sexta-feira (12). O principal suspeito é o marido, um policial militar, com quem mantinha um relacionamento de cerca de dez anos. Ele se apresentou à Polícia Civil e encontra-se preso.
O parlamentar também mencionou um crime registrado na cidade de São Paulo, no qual um homem é acusado de ter arremessado a esposa do décimo andar do prédio onde moravam. Segundo relatos, o suspeito chegou a comparecer ao velório da vítima, permanecendo ao lado do caixão, em prantos, mas foi preso no dia seguinte, apontado como principal autor do crime.
“Nós precisamos intensificar, de forma permanente, campanhas educativas para proteger as mulheres e garantir o cuidado que elas merecem. A violência não se resume à agressão física; há também agressões psicológicas e outras formas de violência que afetam diariamente a vida das mulheres. É uma bandeira que deve ser levantada todos os dias, para evitar que tragédias como essas voltem a acontecer”, concluiu o vereador Miltinho Dantas.