Confira o que foi discutido no Grande Expediente nesta quarta-feira, 28

por Isabel Chaves, da Agência Câmara de Aracaju — publicado 28/05/2025 14h10, última modificação 28/05/2025 14h38
Thannata da Equoterapia, Vinícius Porto, Anderson de Tuca, Breno Garibalde, Elber Batalha e Iran Barbosa utilizaram a tribuna
Confira o que foi discutido no Grande Expediente nesta quarta-feira, 28

Foto: Luanna Pinheiro

No Grande Expediente desta quarta-feira (28/05), a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) iniciou os trabalhos na tribuna fazendo um apelo pela revitalização do Mundo da Criança, espaço localizado na Orla de Atalaia que há 24 anos oferece lazer para as crianças e turistas, mas que hoje sofre com a falta de manutenção. Ela também destacou os dados do IBGE sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), apontando que 2,4 milhões de crianças foram diagnosticadas, o que representa uma em cada 38. Diante da provável subnotificação, a parlamentar chamou atenção para a urgência de políticas públicas mais assertivas.

O vereador Vinicius Porto (PDT)  saiu em defesa da prefeita Emília Corrêa no episódio do recebimento de presentes de empresários locais, afirmando que se trata de uma forma de agradecimento à gestora.

Anderson de Tuca (União Brasil) fez um apelo para que a empresa Iguá seja chamada à Câmara Municipal, cobrando informações sobre a quantidade de equipes operacionais atuando em Aracaju. Segundo ele, há ruas com vários vazamentos sem solução. Ele anunciou ainda a apresentação de um projeto de lei que obriga construtoras a recapear ruas inteiras, não apenas tapar os buracos que causam. O parlamentar também elogiou o governador Fábio Mitidieri por incentivar parcerias na área de saúde com isenção de ISS para empresas que possuem máquinas para exames como Raio-X e Tomografia e prestam serviços para a rede pública de saúde, e reforçou o apoio à prefeita na polêmica sobre os presentes.

O vereador Breno Garibalde (Rede) relatou uma visita ao bairro São Conrado, que, segundo ele, está “tomado pelo esgoto”. Ele cobrou uma força-tarefa entre Emurb e Iguá para solucionar o problema crônico de saneamento e infraestrutura no local. Em outro momento, prestou solidariedade à ministra Marina Silva pelas agressões verbais sofridas no Senado. “O lugar dela é onde ela quiser”, declarou.

Já Elber Batalha (PSB) criticou a gestão municipal pela falha de comunicação na campanha de vacinação antirrábica. Segundo informações dadas ao parlamentar, a campanha foi cancelada por conta do Giro Fundat, mas a população não foi avisada e muitos se dirigiram aos locais designados à toa. Ele também cobrou esclarecimentos da empresa Iguá, somando-se a outros vereadores. Em sua fala, condenou com veemência os ataques sofridos por Marina Silva, classificando-os como uma manifestação da misoginia estrutural da extrema direita brasileira, e defendeu o equilíbrio entre progresso e preservação ambiental.

O vereador Iran Barbosa (PSOL) também prestou solidariedade à ministra Marina Silva, lembrando de sua trajetória e do reconhecimento internacional por sua atuação ambiental. Segundo ele, a fala de que Marina deveria "se colocar no seu lugar" é reflexo de quem não conhece sua história. Iran ainda destacou a caravana organizada pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe, da Federação Médica Brasileira e do Sindicato dos Odontólogos, que está em Brasília lutando pela valorização e atualização do piso salarial das categorias, definido em 1961, sem prever as regras de correção. Por fim, comentou sobre a polêmica envolvendo o recebimento de brindes e presentes pela prefeita, defendendo cautela e respeito à liturgia do cargo ao lidar com isso, para evitar interpretações equivocadas.