Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

por Gleydy Matos e Mônica Pena - Agência CMA — publicado 13/05/2025 16h55, última modificação 14/05/2025 11h28
33ª Sessão Ordinária foi realizada nesta terça-feira, 13
Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Nesse espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (13/05). 

Pequeno Expediente 

A vereadora Sonia Meire (Psol) deu início às falas no Plenário relatando sua indignação com a problemática do recolhimento do lixo na cidade de Aracaju. "Estive com o presidente da Emsurb dias atrás, colocando para ele a fragilidade dos contratos, porque a limpeza vem deixando de ser realizada, inclusive, em alguns bairros, a coleta passa em uma rua e não passa nas outras. Então, estamos com problema de acúmulo em vários pontos da cidade", pontuou Sonia.

Em seguida, o vereador Camilo Daniel (PT) também discursou sobre a situação do lixo na capital. "A cidade toda está coberta de lixo. Ontem, eu liguei para o presidente da Emsurb, porque é importante que a sociedade saiba o que está acontecendo com relação a coleta de lixo. É inadmissível. Na semana passada cheguei a falar que em locais como a 13 de Julho e a Orla de Atalaia, a coleta funcionava muito bem, para que os turistas vissem uma cidade 'limpa', mas que o restante da cidade está coberta de lixo. Eu falo isso com muita tristeza e pedindo que a Emsurb  que fiscalize as empresas, porque é inadmissível o que está acontecendo", enfatizou Camilo. 

Finalizando o pequeno expediente, o vereador Lúcio Flávio (PL) destacou as providências que a Emsurb realizou em relação a limpeza da cidade.  "A empresa foi notificada para que apresente os esclarecimentos necessários para que não sofra sanção acerca desse contrato emergencial. A empresa tem que se justificar, não apenas para Prefeitura, mas para população de Aracaju", salientou.

Grande Expediente

O vereador Elber Batalha (PSB) abriu os pronunciamentos relatando problemas na coleta de lixo em diversos bairros da capital, como Getúlio Vargas e Cirurgia. Ele denunciou que a empresa responsável, Renova, estaria deixando chorume escorrer pelas ruas.

“Isso é um flagrante crime ambiental, que gera doenças, proliferação de ratos e animais peçonhentos”, afirmou.

Batalha também mencionou que funcionários da empresa estão com salários atrasados e apresentou um requerimento para que as empresas prestadoras apresentem suas licenças ambientais. O parlamentar ainda criticou a Prefeitura por erros em peças publicitárias, como o uso da imagem de uma praia de Fortaleza em material institucional de Aracaju, e apontou equívocos na identificação do presidente da Funcaju. Além disso, destacou a falta de livros para alunos da rede municipal, o que, segundo ele, prejudica o processo educacional.

Já o vereador Fábio Meireles (PDT) divulgou uma ação social da ONG “Olhar Carinhoso”, que promoverá atividades em homenagem ao Dia das Mães no próximo dia 17. Ele também alertou para o risco de desabamento de uma encosta no bairro Soledade e destacou os alagamentos frequentes na região. Meireles comentou ainda o projeto que propõe a criação da Loteria Municipal, e mesmo sendo contrário à proposta, reconheceu a boa intenção:
“Defendo a intenção do vereador Isac Silveira (União Brasil), que é a de trazer os recursos para Aracaju para serem destinados à educação e saúde.”

O vereador Iran Barbosa (Psol) parabenizou a comunidade do Centro de Excelência Vitória do Santa Maria pela campanha “Faça Bonito” e celebrou os 40 anos do Centro de Criatividade no bairro Cirurgia. Ele também criticou a falta de explicações da Prefeitura quanto à coleta de lixo:
“É obrigação do poder público explicar o que está acontecendo e apresentar uma solução imediata para a população.”
Iran ainda questionou o aumento de cargos comissionados e destacou que, em abril, os gastos com essas funções ultrapassaram R$12 milhões.

O vereador Pastor Diego (União Brasil) manifestou indignação com o não pagamento das emendas impositivas destinadas à Funcaju:
“Não vamos aceitar que as emendas impositivas sejam usadas como moeda de troca. Elas devem ser pagas, efetivadas”, disse.
Ele também se posicionou contra a Loteria Municipal, citando os riscos sociais do vício em jogos. O parlamentar também cobrou transparência na transição da DESO para a empresa Iguá.

Já o vereador Vinícius Porto (PDT) elogiou o governador Fabio Mitidieri e a prefeita Emília Corrêa, destacando ações de limpeza urbana e a atuação da Emsurb. Finalizou reforçando a importância da responsabilidade dos vereadores nas votações.


Por fim, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) parabenizou o tenente-coronel Gladston Oliveira pelo excelente trabalho realizado à frente da polícia comunitária, no bairro Santa Maria. E deu as boas-vindas à nova comandante, a tenente-coronel Manoela Gomes. Bigode, elogiou o trabalho realizado pela prefeita Emília Corrêa, nesses primeiros meses de gestão. E fez questão de enviar um recado à prefeita:
“Apesar de todas as críticas, há milhares de pessoas torcendo para que essa gestão dê certo.”