Comissão da Saúde se reúne para debater causas do incêndio no Nestor Piva
Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31, uma reunião on-line entre os membros da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com o objetivo de debater os próximos passos eles darão para as fiscalizações a respeito do incêndio ocorrido na última sexta, 28, no Hospital Municipal Nestor Piva.
Entre as ações da reunião foi o debate dos vereadores por meio das informações e dados já obtidos a respeito do incêndio no Nestor Piva na última sexta, e também quais próximos passos eles darão para fiscalizarem hospitais e unidades de saúde de Aracaju. Durante o encontro eles agendaram uma visita presencial para averiguar a Unidade Básica de Saúde Elizabeth Pita, no Santa Maria, nesta terça-feira, às 14h30.
Na reunião estavam presentes os cinco parlamentares que compõem a Comissão, como o presidente Dr. Manuel Marcos (PSD), o 1º secretário Cícero do Santa Maria (Podemos), e os demais membros, a vereadora Linda Brasil (Psol), Eduardo Lima (Republicanos) e Isac Silveira (PDT). Além da vereadora Ângela Melo (PT) como convidada.
O Dr. Manuel Marcos pontuou que é precisa a partir agora que haja sintonia por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e unidades de saúde do município para com Câmara Vereadores.
“Nós precisamos que a SMS seja mais afinada com a CMA, em especial à Comissão de Saúde. Já buscamos visitar algumas unidades de saúde, e em alguns locais não tivemos acesso a documentos, nem a dados ou informações. É preciso que estejamos por dentro dos órgãos da prefeitura. A partir de agora devemos estar em sintonia para tudo que seja construído ou demolido pela PMA”, comentou Manuel Marcos.
O parlamentar Isac Silveira não contente com a tragédia na última sexta, falou que os vereadores não podem ter esse fato como encerrado. “Cabe uma nova visita ao Nestor Piva, e nós precisamos ouvir os responsáveis pela manutenção do Hospital. É preciso que haja acompanhamento de profissionais de segurança do trabalho conosco nestas próximas visitas para que hajam fiscalizações mais técnicas, e não somente no Nestor Piva, mas também em demais unidades”, expressou o sindicalista.
Não contente também o incêndio, a vereadora Linda Brasil sugeriu à Comissão que houvesse uma solicitação de documentos sobre as questões de prevenção a incêndios, pois de acordo com ela, outra tragédia desta não pode tornar a acontecer. “Não podemos achar que foi somente um acidente, pois desta forma poderá acontecer vários outros e ficar por isto mesmo, então o que for preciso fazer para prevenir incêndios, terá de ser feito. E teremos de checar se as fiscalizações estavam realmente sendo realizadas”, falou Linda.
Já Eduardo Lima usou a palavra para demonstrar indignação sobre como o incêndio começou, pois, segundo ele, aparentemente foi da mesma forma que na UPA Fernando Franco. “Quero solicitar que possamos fazer uma fiscalização mais rígida referente às visitas, no sentido de provocar e ter resultados positivos”, finalizou o republicano.