CMA celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/03/2017 15h00, última modificação 20/11/2017 11h21
CMA celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Gilton Rosas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e para comemorar a data foi realizada uma Sessão Especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju nesta sexta-feira, 31. A Sessão é resultado do requerimento 03/2017 do vereador Lucas Aribé (PSB). Além de Aribé (PSB), estavam presentes os vereadores Américo de Deus (REDE) e Iran Barbosa (PT).

O tema da sessão foi “família: saberes, vivências, habilidades, desafios e oportunidades” e teve como propósito trazer para reflexão a importância da família na integração social do filho autista e da sociedade na criação de espaço de socialização e aprendizagem, na perspectiva de fortalecer os caminhos que levam à autonomia e à inclusão social.

A Sessão Especial contou com os palestrantes: Maria do Carmo Tourinho Ribeiro, presidente da Associação para Defesa dos Direitos do Autista – ADDA e presidente da Associação Brasileira de Autismo – ABRA; a doutora Karen de Mendonça Albiani Alves; o doutor Luiz André Silva Almeida; a psicóloga do Ciras Jéssica Yasmine Teixeira Lima e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Sergipe, Ana Galgane Paes.

“São 33 anos de luta e hoje eu quero deixar essa mensagem para vocês que o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Autismo não é uma luta só deles, mas é de todos nós. Então, estou na Casa do povo para pedir a todos os vereadores que não abandonem nossa luta. É importante que estejam conosco porque os autistas são cidadãos e precisam de respeito, dignidade e segurança”, disse a presidente da ADDA e da ABRA, Maria do Carmo Tourinho que falou sobre “A Importância da Família na Consolidação da Vida Independente e Feliz das Pessoas com Autismo”.

Já, o doutor Luiz André Silva Almeida trouxe dados sobre o autismo no Brasil. Segundo ele, somente em São Paulo são 300 mil pessoas com o autismo, sendo a incidência maior de crianças do sexo masculino. “Hoje, 1 a cada 68 pessoas, abaixo de 21 anos, são afetadas pelo autismo. No Brasil são dois milhões de pessoas com o diagnóstico de autismo. Só em São Paulo são 300 mil casos. A maior incidência são dos meninos. Dados de 2013 apontam que no Brasil existem 106 instituições que tratam o autismo. O ideal seriam 39 mil. Estamos muito longe de abarcar esse universo”, pontuou Luiz André Silva Almeida.

Para o doutor Luiz André Silva Almeida é preciso que a sociedade acorde e entenda como lidar com a pessoa acometida pelo autismo. “A sociedade precisa acordar e disponibilizar sua ciência para essas crianças porque elas possuem condições de se desenvolverem e serem produtivas no futuro. Queremos ter a garantia de um futuro para essas crianças", completou.

O vereador Lucas Aribé ressaltou a importância de se realizar Sessões Especiais para discutir temas relevantes como o lidar com a criança com autismo. “Debatemos aqui a importância da família na integração social do filho com autismo, as habilidades e os saberes específicos do cotidiano da pessoa com autismo, enfatizando seu acolhimento no seio da família, a estimulação precoce, a escolaridade, o lazer, o trabalho e todos esses pilares que fundamentam a consolidação da existência plena e feliz desse público. Então, hoje pudemos discutir o universo da criança acometida pelo autismo, entendendo seus desafios para serem inseridos na sociedade”, frisou o vereador Lucas Aribé.