"Chega de violência!" Vereador Camilo Daniel confronta prefeitura pela repressão aos ambulantes
por Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
13/01/2026 12h03,
última modificação
13/01/2026 12h03
Na última sexta-feira, 09, os trabalhadores ambulantes do centro de Aracaju foram surpreendidos com bala de borracha, spray de pimenta e truculência quando realizavam seu trabalho, tudo foi registrado por vídeo.
O vereador Camilo Daniel afirmou que "nesse caso o problema não é a guarda municipal, ninguém sai de casa para atirar em outro trabalhador, essas medidas violentas são fruto da decisão política de quem governa Aracaju".
A trabalhadora Paula foi ferida por bala de borracha e em vídeos nas redes sociais mostrou toda a ação da prefeitura, no vídeo ela mostra o ferimento em seu braço, os trabalhadores imobilizados e alguns recebendo spray no rosto, ela registrou boletim de ocorrência e aguarda esclarecimentos.
O vereador Camilo informou que realizou audiência pública no final de outubro com esses trabalhadores informais sobre a proposta da prefeitura em realocá-los para um ponto fixo. Participaram do evento a Empresa Municipal de Serviços Urbanos – (EMSURB), a Ordem dos Advogados do Brasil/Sergipe, a Associação Comercial de Sergipe (Acese), além de vários representantes dos trabalhadores que demonstraram seu descontentamento na retirada. A audiência teve como objetivo construir um diálogo entre os trabalhadores e a prefeitura para que ninguém saísse em prejuízo.
Camilo prestou solidariedade aos trabalhadores e aos cidadãos presentes durante a ação, "minha solidariedade aos trabalhadores, consumidores e pedestres, principalmente às crianças que presenciaram atos desnecessários e gratuitos de violência, cenas grotescas que jamais deveriam acontecer", declarou.
O parlamentar também informou que foram feitos boletins de ocorrência na delegacia e que as imagens das câmeras de vigilância do local foram solicitadas para provar que não foram os trabalhadores que começaram o confronto violento.