Carnaval, salvamento na Praia dos Artistas e debates sobre inclusão marcam o Grande Expediente na Câmara de Aracaju

por Camila Farias e Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 19/02/2026 15h55, última modificação 19/02/2026 15h55
Carnaval, salvamento na Praia dos Artistas e debates sobre inclusão marcam o Grande Expediente na Câmara de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

O Grande Expediente desta quinta-feira (19/02) teve início com o vereador Sargento Byron (MDB), que destacou a realização dos blocos de rua durante o período do Carnaval. O parlamentar parabenizou, em especial, o bloco das Mariposas, organizado pelo vereador Soneca (PSD) e o bloco Rasgadinho, que conseguiu sair mesmo com os problemas enfrentados.

Na sequência, Sargento Byron exibiu um vídeo em que há o registro de um surfista que salva quatro crianças de afogamento na Praia dos Artistas. “Os bombeiros têm uma recomendação de que as pessoas não tomem banho aí, mas a presença de surfistas neste local foi imprescindível para que vidas fossem salvas”. O vereador aproveitou para destacar o curso “Surf Salva”, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe e que dá condições para que surfistas possam atuar como salva-vidas, na ausência desses profissionais. Na oportunidade, Sargento Byron afirmou que vai protocolar uma moção de aplausos para homenagear o surfista. O vereador falou ainda sobre denúncias que recebeu de esgoto na Orlinha da Coroa do Meio. Segundo o parlamentar, a região que seria uma lagoa de estabilização, está sendo alvo de dejetos e cobrou providências de representantes da Emurb.

O vereador Soneca (PSD) agradeceu a todos os vereadores que elogiaram a realização do Bloco das Mariposas e ressaltou a grande participação popular. “Estou muito feliz porque o pessoal da periferia mostrou que pode, sim, ter um evento do tamanho que teve, com três dias de festa, dois dias de palco, com grandes atrações, porque é isso que a população da periferia merece”. O parlamentar destacou que houve muito trabalho de organização e que não houve ocorrência policial durante o evento, mesmo com a grande quantidade de foliões presentes, segundo ele, cerca de 25 mil pessoas por noite na avenida Santa Gleide.

Soneca também salientou o caráter democrático do evento, de modo que as pessoas que não têm condições de se deslocar para outros municípios ficam em sua comunidade para aproveitar o Carnaval. Além disso, enfatizou que se trata de uma festa solidária, em que o bloco é gratuito e a camisa é trocada por um quilo de alimento. O vereador fez questão de dizer que o bloco das Mariposas arrecadou quase 3 toneladas de alimentos, os quais serão distribuídos para instituições de caridade. “É desse jeito que se deve fazer, é desse jeito que se deve trabalhar”. Por fim, agradeceu à prefeitura, ao governo do estado e aos órgãos competentes pelo apoio na realização do evento.  

A vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) iniciou sua fala no grande expediente abordando a falta de atendimento a crianças autistas em alguns municípios de Sergipe. "Estaremos ao lado dessas mães atípicas, em busca de soluções junto aos municípios. Estamos em busca de garantir os direitos deles", ressaltou.

O vereador Vinícius Porto (PDT) foi o último orador do grande expediente. Ele iniciou parabenizando o seu assessor pelo aniversário e a parceria dos últimos anos. "Ele colabora muito com o meu mandato", disse. Outro tema abordado pelo parlamentar foi sobre o desfile da escola de samba, no Rio de Janeiro, que teve como enredo a história do presidente Lula. Vinícius teceu algumas críticas ao desfile pela forma como a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro foi tratado. "Eu não quero fazer uma defesa de um lado ou outro, mas jamais, como presidente de escola de samba, faria isso", disse. Por fim, o parlamentar parabenizou a realização dos blocos carnavalescos em Aracaju e a segurança na cidade, por meio da Secretaria de Segurança Pública, polícias e guardas municipais.