Câmara Municipal de Aracaju realiza campanha “Setembro Amarelo – Juntos pela Vida”, em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 18/09/2025 15h11, última modificação 18/09/2025 15h11
Ações serão realizadas nos dias 22 e 24 de setembro na sede da CMA e na Escola do Legislativo
Câmara Municipal de Aracaju realiza campanha “Setembro Amarelo – Juntos pela Vida”, em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio

Arte: Comunicação CMA

O setor de Promoção Social da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, nos dias 22 e 24 de setembro, o evento “Setembro Amarelo – Juntos pela Vida”, em alusão à campanha nacional de prevenção ao suicídio. Na primeira data, a ação será realizada às 14h, no plenário da CMA. Já no dia 24, acontecerá na Escola do Legislativo Neuzice Barreto de Lima, localizada na rua Itabaiana, nº 174, no bairro Centro.  

Segundo Patrícia Matos, chefe do Setor de Promoção Social da CMA, a cada ano é mais evidente o quanto a saúde mental precisa deixar de ser um tabu e passar a ser tratada com a mesma seriedade que a saúde física. “O nosso objetivo maior é conscientizar e informar o público. Por meio dessas ações, buscamos fortalecer a rede de apoio emocional dentro do nosso espaço de trabalho e em nossas casas, promover o autoconhecimento e oferecer ferramentas práticas para lidar com o estresse, a ansiedade, os sentimentos de inadequação e outros desafios emocionais que afetam tantas pessoas”, afirmou.  

A iniciativa promoverá debates com profissionais da área da saúde mental para levar conhecimento sobre o tema aos servidores da Casa Legislativa. “Nosso projeto traz como proposta promover rodas de conversa e palestras com psicólogas convidadas, profissionais experientes, que vão abordar temas essenciais como saúde mental e caminhos para se ter uma mente mais equilibrada. A ideia é criar um espaço de escuta, acolhimento e orientação. Muitas vezes, as pessoas carregam dores silenciosas, e é justamente nesse silêncio que o sofrimento se agrava. Queremos quebrar esse ciclo, mostrar que pedir ajuda é um ato de coragem e que ninguém precisa enfrentar a dor sozinho”, declarou.  

Por fim, a chefe do Setor de Promoção Social reiterou o convite a todos os servidores do parlamento aracajuano. “Mais do que falar sobre suicídio, esse projeto é um convite à vida. É uma forma de dizer: você importa, sua dor importa, e há caminhos possíveis para reencontrar o equilíbrio. Por isso, convidamos todos a participar, a se informar e, principalmente, a cuidar de si e uns dos outros".