Câmara Municipal de Aracaju promove ação em alusão ao Outubro Rosa

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 14/10/2025 13h50, última modificação 15/10/2025 10h36
A iniciativa reforça a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama
Câmara Municipal de Aracaju promove ação em alusão ao Outubro Rosa

Foto: China Tom

O setor de Comunicação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em parceria com o setor médico e a Procuradoria da Mulher, realizou uma ação na sede da instituição, na manhã desta terça-feira (14/10), em alusão à Campanha Outubro Rosa. Na oportunidade, foram distribuídos brindes e fitinhas, e o objetivo da iniciativa é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  

O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), enfatizou que o Parlamento Municipal está cada vez mais atento ao cuidado não apenas das servidoras, como também da sociedade como um todo. “A Câmara Municipal de Aracaju tem buscado cada vez mais fazer todo esse programa de atenção à saúde no Parlamento e tentando também sair dos limites da instituição para que a sociedade possa se cuidar, principalmente as mulheres. Aqui está sendo feita uma alusão ao Outubro Rosa, para que a gente possa conscientizar sobre a importância do diagnóstico, do tratamento e da prevenção. A gente também tenta, por meio dessas ações, complementar as ações do Poder Público, que muitas vezes não conseguem chegar a essas mulheres que precisam fazer seus exames.  

A superintendente de Relações Institucionais da CMA, Sheyla Galba, aproveitou a ação para fazer um breve discurso na tribuna sobre sua experiência pessoal. Ela havia descoberto o câncer de mama aos 38 anos, por meio do autoexame, mesmo sem nenhum histórico familiar. Sheyla ressaltou a importância de as mulheres conhecerem o próprio corpo e identificarem possíveis alterações.  

“É importante você que está em casa aprender a se tocar, porque o nosso corpo dá sinais. Tudo está nas nossas mãos, é muito fácil e prático, e você pode fazer inclusive na cama ou no banheiro. Hoje a gente está falando abertamente para os servidores e para as pessoas que estão aqui na Casa do Povo sobre o respeito a esse mês que é muito especial. Mas não podemos deixar de ter em mente que a gente deve se tocar todos os dias, todos os meses, não apenas no mês de outubro, e isso é importante porque o câncer não espera”, destacou.  

A coordenadora da Procuradoria da Mulher da CMA, vereadora Professora Sonia Meire (PSOL), falou sobre a importância dessa ação realizada na Câmara Municipal e enfatizou a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção do câncer de mama. “Nós temos estatísticas muito altas e uma incidência que foi identificada recentemente de mulheres que estão tendo câncer de mama cada vez mais cedo. Então, precisamos de políticas públicas preventivas que possam estabelecer diagnóstico e garantir o direito das mulheres aos exames, e que elas possam conhecer melhor o seu corpo, para que procurem a assistência médica e previnam esse câncer que ainda mata muitas mulheres no nosso país”. 

A servidora da Procuradoria da Mulher, Desire Oliveira, lembrou que, além das mulheres, os homens também apresentam casos de câncer de mama, mesmo que em menor proporção. “O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, mas também acontece entre os homens. A gente vê dados de que, a cada cem mulheres, um homem apresenta câncer de mama. O intuito maior aqui é o autocuidado, a prevenção e o autoamor, porque, quando a gente faz o autoexame e o câncer é descoberto precocemente, as chances de cura são muito maiores”. 

Já a enfermeira da Câmara Municipal de Aracaju, Maiara Simões, destacou que recentemente o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica em que ampliou a faixa etária de rastreamento do câncer de mama para as mulheres de 50 a 74 anos, com a realização de mamografia a cada dois anos. Além disso, a nota técnica também permite agora que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia, mesmo que não apresentem sinais e sintomas da doença, se assim julgarem necessário. Maiara reforçou ainda o surgimento de alguns sinais que devem chamar a atenção, caso ocorram, a exemplo de nódulos endurecidos, sinais de edema na mama ou aspecto de casca de laranja, e até mesmo a presença de secreção nos mamilos.  

A servidora do setor de Segurança do Trabalho da CMA, Ana Paula Santana, aproveitou a oportunidade para prestigiar a ação e se informar um pouco mais sobre a temática. Para ela, essa é uma iniciativa válida no sentido de reafirmar a importância da conscientização e do diagnóstico precoce. “Eu acho muito importante essa iniciativa do setor médico, em parceria com a Procuradoria da Mulher e o setor de Comunicação, para fazer essa ação em conjunto aqui na Câmara, conscientizando as pessoas sobre a importância de fazer os exames periodicamente. Inclusive, eu mesma tenho dúvidas em relação à idade a partir da qual se deve fazer a mamografia, então vou aproveitar para tirar as dúvidas com o pessoal aqui.