Ângela Melo volta a cobrar da prefeitura planejamento urbano

por Katia Azevedo, da Assessoria de Comunicação da Parlamentar — publicado 25/05/2023 13h30, última modificação 25/05/2023 13h30
Ângela Melo volta a cobrar da prefeitura planejamento urbano

Foto: Gilton Andrade

Ao apresentar imagens dos efeitos nocivos das chuvas nos últimos dias em Aracaju na sessão legislativa desta manhã, a vereadora professora Ângela Melo (PT) cobrou mais uma vez ações efetivas da Prefeitura para colocar em prática medidas de planejamento urbano.  

A parlamentar destacou o cenário de caos enfrentado pela população aracajuana nos últimos dias a exemplo de problemas como enchentes, deslizamentos de terra e a falta de infraestrutura adequada que possa mitigar os efeitos das chuvas junto aos moradores de áreas vulnerabilizadas.

Na avaliação da vereadora, o poder executivo municipal é o responsável pelos transtornos gerados pela falta de estrutura das áreas afetadas e ausência de medidas que garantam que os problemas decorrentes das chuvas sejam enfrentados de forma adequada para proteger a população a exemplo do planejamento urbano adequado e medidas de prevenção para minimizarem os impactos das inundações e outros problemas socioambientais. 

“A cidade da propaganda da prefeitura de Aracaju não é a mesma da vida real. A situação caótica desses dias não deixa dúvidas sobre isso”, criticou a parlamentar ao relatar com imagens o levantamento feito pelos órgãos na área da defesa civil que registraram 14 atendimentos com risco de queda de árvore, 4 desabamentos, 13 ocorrências de deslizamentos de terra e 50 casos para avaliação de risco estrutural. Em um dos locais mais afetados, no Largo da Aparecida, 61 pessoas tiveram que deixar as suas residências.   

“Tudo isso em pouquíssimos dias. São esses alguns números do caos em Aracaju. O Rio Poxim ainda está em risco de transbordar, mas a culpa não é das chuvas. A culpa é de uma gestão municipal que insiste em não implementar um Plano Diretor responsável com a cidade. A culpa é de uma gestão que não tem políticas efetivas de saneamento. Aracaju, ocupa a posição 66 no ranking de saneamento entre 100 cidades brasileiras”, ressaltou a vereadora.