Anderson de Tuca pede volta da extensão do horário das UBS

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/04/2019 15h28, última modificação 10/04/2019 15h28
Anderson de Tuca pede volta da extensão do horário das UBS

Foto: Gilton Rosas

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), utilizou o Pequeno Expediente da Sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quarta feira, 10, e indicou a extensão de horário nas unidades básicas de saúde (UBS). O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandela, anunciou ontem que serão destinados mais recursos para as UBS que ampliarem os horários, cada cidade irá avaliar, as que concordarem terão benefícios no custeio das atividades, recebendo adicionais para pagar as equipes e empregar novos profissionais.

Anderson de Tuca comenta que algumas unidades estendiam o horário na gestão passada, o que foi alterado. “Na gestão passada conseguindo com muito esforço e luta através de uma indicação nossa que na época o secretário de saúde, Antônio Saraiva, comprou essa ideia porque sabia a importância de ter um horário estendido no Bugio, Santa Maria, região do norte dos Santos Dumont”.

O parlamentar destaca que ações positivas para população devem permanecer ativas. “Aquilo que deu certo em uma gestão temos que dar continuidade, nós temos que parar de dizer o seguinte: como foi o prefeito “tal”, eu não vou dar sequência”, conta.

Anderson destaca que a extensão do horário beneficia aos trabalhadores que merecem um atendimento digno. “Desde a gestão passada era uma necessidade que a gente via na população que é ter acesso à saúde, o que não acontece hoje por alguns motivos. O primeiro é a questão do horário, as pessoas trabalham 8 horas por dia, quer dizer que esse trabalhador não vai ter direito à saúde?”

Anderson de Tuca ainda comenta que as UBS podem atender procedimentos simples para desafogar o Nestor Piva e o HUSE. “A população tem direito a um acesso mais digno, rápido e justo, é importante trazer uma saúde de excelência. Assim podemos desafogar o Nestor Piva e o HUSE, com pequenas cirurgias, coisas simples como curativos. É preciso levar essa ideia para não perder esse recurso que já perdemos”, relata