Anderson de Tuca convida para doação de sangue em apoio ao Junho Vermelho

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/06/2025 08h31, última modificação 03/06/2025 08h31
Anderson de Tuca convida para doação de sangue em apoio ao Junho Vermelho

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na próxima quarta-feira, 04 de junho, em alusão ao Junho Vermelho, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) realizará mais uma edição da tradicional campanha de doação de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a partir das 9h. A iniciativa integra a “Corrente do Bem - Amigos de Anderson de Tuca”, que busca mobilizar a população de Aracaju em prol da solidariedade e do amor ao próximo.

A ação faz parte do calendário do Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. A data foi instituída oficialmente no município por meio da Lei nº 5.301/2019, de autoria do próprio parlamentar. A mobilização ocorre anualmente em junho e, excepcionalmente, também no mês de novembro.

“Junho é o mês da nossa lei, a 5.301/2019, que criamos para incentivar as pessoas à doação de sangue. No próximo dia 4, estaremos realizando a nossa ação. E por que você não faz a sua também? Junta seus amigos, faz sua caravana, porque você não sabe o dia que vai precisar. A sua doação pode salvar até três vidas. Quem puder, estaremos lá quarta-feira às 9 horas, todos serão bem-vindos”, convidou Anderson de Tuca.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 kg. É obrigatório apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional. No entanto, algumas condições impedem a doação, como:

• diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;

• gestantes ou lactantes;

• portadores de doenças transmissíveis pelo sangue (como AIDS, Hepatite, Sífilis e doença de Chagas);

• usuários de drogas;

• pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing em locais sem controle da Vigilância Sanitária nos últimos 10 meses;

• quem teve relação sexual com parceiro eventual ou desconhecido, sem uso de preservativo, nos últimos 12 meses.

A campanha reforça o compromisso do mandato com ações voltadas à saúde e à cidadania, promovendo a solidariedade e o cuidado com a vida.