Anderson de Tuca adverte população para cuidados contra a Dengue

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/03/2020 13h53, última modificação 31/03/2020 13h53
Anderson de Tuca adverte população para cuidados contra a Dengue

Foto: Shutterstock

Segundo dados do Ministério de Saúde, no ano passado, o Brasil contabilizou o segundo maior número de mortes por dengue, superando a estatística de 2015 – um dos piores anos em relação ao aumento de casos, com 986 mortes registradas. Diante do surto do novo coronavírus (Covid-19) e a grande exposição da mídia alertando para cuidados contra o vírus, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) atenta a população sobre a importância dos cuidados contra a Dengue.

“Estamos passando por uma pandemia que nos atinge de diversas formas. Tanto na questão de saúde, como na economia e no convívio social. Porém, não devemos esquecer outras doenças que são potencialmente letais tão quanto o Covid-19. Uma destas é a dengue, que nos trás, anualmente, estatísticas assustadoras em relação ao número de mortes. Em 2019, conseguimos superar o quantitativo em 21 anos. Isso é grave e precisa ser visto com mais atenção”, elucida o parlamentar.

O vereador elenca fatores que ocasionam este aumento, sendo estes, o aumento das chuvas e a falta de prevenção dentro dos domicílios - não só nestes períodos, mas durante o ano todo. Além disso, Anderson de Tuca acredita que também há um descuido por parte do poder público na falta de medidas efetivas ao combate da transmissão da Dengue.

“É necessário à prevenção dentro de casa, especialmente, nos períodos de chuva. Esses casos de dengue são causados pelo acúmulo de água parada em pneus, vasos e demais objetos que impossibilitam o escoamento de líquidos. Além disso, terrenos baldios espalhados pela cidade também colaboram com a proliferação do mosquito Aedes aegypt. É uma força-tarefa que deve mover a população para os cuidados, porém, se não houver um incentivo maior por parte dos órgãos responsáveis, a situação continuará na mesma”, adverte Anderson.

Prevenção

O ministério da Saúde adverte aos brasileiros para a seguinte tomada de cuidados em seus domicílios:

- Tampar os tonéis e caixa d’água;

- Manter as calhas sempre limpas;

- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Manter lixeiras bem tampadas;

- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.