Ampliação dos serviços da Maternidade Lourdes Nogueira, aquisição de equipamentos para coleta seletiva e cobranças por esclarecimentos da prefeitura marcam o Grande Expediente
O primeiro orador do Grande Expediente desta quarta-feira (12/11) foi o vereador Anderson de Tuca (União Brasil), que destacou a ampliação dos serviços da maternidade Lourdes Nogueira. “Quero aqui comentar com os senhores que esses serviços vão ajudar as nossas mulheres, serviços que antes não existiam no local. Inclusive é o primeiro hospital público a receber o ONA, que é um selo que credencia aquele hospital como excelência para oferecer mais serviços”.
O parlamentar ainda parabenizou a prefeita Emília Corrêa e a secretária Débora Leite pela ação, que vai trazer mais opções de serviços oferecidos para as mulheres aracajuanas. “Antes a gente ficava restrito a apenas uma maternidade, que é a Nossa Senhora de Lourdes. Agora temos mais uma opção, isso é olhar mais para a mulher, que constitui a maioria da população. Que possamos levar mais serviços, exames e cirurgias, e isso vai ser feito, pois vai ter um local exclusivo”, disse. Por fim, Anderson de Tuca enfatizou que a população do entorno da unidade, em especial do bairro do Santa Maria e do Complexo da Zona de Expansão, terá um acesso facilitado, podendo, inclusive, ir a pé. “Quando você tem um local muito distante, a pessoa às vezes não tem condição financeira para se alimentar e para a passagem, e hoje ela pode ir a pé”.
O vereador Binho (Podemos) exibiu um vídeo para chamar a atenção para o trabalho realizado pela prefeitura de limpeza no canal do Conjunto Almirante Tamandaré, em maio deste ano. No entanto, pouco tempo depois, moradores enviaram vídeos para denunciar que algumas pessoas estavam descartando lixo no local, inclusive observa-se um colchão boiando na imagem captada. “Não permitam isso moradores e amigos do Conjunto Almirante Tamandaré, não permitam que ninguém chegue aí e jogue lixo, porque quem são prejudicados são vocês que moram no local”, lamentou ao dizer que a prefeitura faz o serviço, mas que deve haver também a parceria e o cuidado por parte da população, para que o canal não transborde e vá para a casa das pessoas em períodos de chuva.
O parlamentar ainda mostrou registros da 4ª edição da Corrida dos Amigos do Binho, realizada no bairro Jardim Centenário, no último sábado, 08. “A corrida faz parte da vida e da saúde das pessoas. A gente não está falando apenas de uma medalha, estamos falando de cuidar das pessoas. Os moradores foram para as portas, abraçaram, cantaram, gritaram, e nessa quarta edição nós tivemos mais de 500 participantes”, salientou ao agradecer a todos os parceiros envolvidos na realização do evento.
Na sequência, o vereador Camilo Daniel (PT) enfatizou a destinação de emendas por parte do deputado federal João Daniel para a cidade de Aracaju. O parlamentar relatou que eles estiveram na CARE e na Associação de Mulheres Catadoras e que o deputado federal destinou uma emenda no valor de R$ 1,3 milhão para os catadores de materiais recicláveis do município. “Um dos equipamentos que foram comprados com esse recurso são as motos elétricas para fazer a coleta seletiva nos bairros. Então, nós temos uma realidade hoje que é um problema com as carroças, o dilema que isso aí tem com os carroceiros, que é uma coisa histórica e cultural da cidade, em todo o interior e em todo o Nordeste. Mas, por meio das motos elétricas, muito provavelmente a gente vai conseguir dar um salto muito grande para a coleta seletiva aqui em Aracaju”, ressaltou ao falar da aquisição de 18 motos elétricas com essa finalidade. Além disso, o vereador afirmou que foi adquirida, ainda, uma máquina que transforma o plástico em um granulado, e esse granulado valorizar em quase 70% o produto dos catadores, o que, segundo Camilo Daniel, vai fazer com que o trabalho desses profissionais seja mais reconhecido.
O parlamentar também repercutiu a notícia de que um motociclista foi ferido ao ser atingido por um fio solto no poste, próximo ao bairro Aeroporto, além de uma publicação de abril deste ano, em que o Poder Público deu um prazo de até 30 dias para que a Energisa e as operadoras de internet removessem fios irregulares na cidade. “Nós estamos falando de algo do primeiro semestre e nós estamos em novembro, no final do ano, e, se você andar na cidade de Aracaju, você vê praticamente a mesma coisa que ainda tinha naquele período”, criticou. Por fim, Camilo Daniel denunciou que houve uma ordem de serviço, no ano de 2023, para a reforma e ampliação da EMEI Professora Áurea Melo Zamor, porém, demonstrou por meio de imagens que a obra encontra-se, ainda hoje, paralisada.
O último orador do Grande Expediente foi o vereador Fábio Meireles (PDT), que reforçou a cobrança para que o secretário de Finanças, Sidney Thiago, apresente o segundo quadrimestre da pasta, relatório que, de acordo com o parlamentar, deveria ter sido apresentado em setembro deste ano. “Se nós enquanto vereadores estamos tendo essa dificuldade, imagine para a população mais simples. Isso é necessário para que possamos convergir, divergir e discutir a atual situação financeira do município de Aracaju.” O parlamentar também aproveitou a oportunidade para cobrar o envio dos relatórios trimestrais por parte da Emsurb acerca da execução da coleta, tratamento e destinação final do lixo na cidade o que, de acordo com ele, ainda não foi feito este ano.
Ao finalizar seu discurso, Fábio Meireles enfatizou o requerimento que colocou em pauta durante a sessão do dia anterior, para solicitar esclarecimentos ao presidente da Emsurb, Hugo Esoj, sobre a contratação de uma empresa especializada para análise e desenvolvimento de editais e anexos, para licitação destinada à contratação de serviços e coleta, transporte e descarga de resíduos sólidos urbanos; coleta, transporte e descarga de entulho da construção civil, além de varrição, limpeza mecanizada de praia e limpeza geral no município de Aracaju.