Américo representa Câmara em evento da Assistência Social
O vereador Américo de Deus (REDE) esteve representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 26, na abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social, no Hotel Orion, Bairro Atalaia. O evento, que acontecerá também nesta quinta-feira, 27, tem como tema a“Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
Estiveram presentes o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a vice-prefeita e secretária Municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino; o presidente do Conselho Nacional da Assistência Social, Fábio Bruni; a presidente do Conselho e diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Rosária Rabelo e o representante dos trabalhadores do Conselho Municipal de Assistência, Ygor Machado.
O vereador Américo de Deus destacou a importância do encontro. “São políticas sociais e públicas que realmente precisa esse país, e cada vez mais que você investe, reconhece o trabalho desses profissionais e abre espaço para essa conferência, para que através do planejamento estratégico direcionem ações. Todos ganham, ganha o pessoal da assistência social, a comunidade de um lugar mais carente e toda a população. É uma visão sistêmica que nós temos que alicerçar e parabenizar toda iniciativa que tiver essa visão.”
Fábio Bruni detalhou a relevância da Conferência e a boa participação dos poderes legislativo municipal e estadual: “Esse encontro é fundamental. A cada dois anos, a política de assistência social se reúne para avaliar como é que a política tá estruturada no município. Conferir e avaliar se os direitos assistências do município estão sendo garantidos, se a rede de Centros de Referência de Assistência Social (CRA’s) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA’s) é adequada, se o número de trabalhadores é condizente com as demandas sociais que são trazidas e projetar o futuro para os próximos dois anos. No caso de Aracaju, estou muito feliz porque você vê engajamento, tanto da parte da prefeitura que esteve presente, quanto do Poder Legislativo. É muito importante para a assistência social que o Poder Executivo não faça sozinho, tem que ter legislações e isso eu vi em Aracaju e fiquei satisfeito.”
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, essa conferência é muito importante porque nela os usuários, os trabalhadores, a prefeitura de Aracaju, juntos, irão traçar o plano da assistência social para os próximos dois anos. "Aqui serão discutidas as dificuldades, os problemas e apontadas soluções, para que a gente possa cuidar da assistência social no município, não como um favor da prefeitura, não como uma política de recompensas, mas como um direito do cidadão. É fundamental que a assistência social seja encarada como isso, para que a gente possa diminuir as desigualdades e fazer com que a inclusão social seja uma marca importante da nossa gestão”.