Américo de Deus retrata tipos de violência que atingem a população

por Fernanda Sales — publicado 27/02/2018 11h00, última modificação 28/02/2018 00h58
Américo de Deus retrata tipos de violência que atingem a população

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 27, durante o Grande Expediente, o discurso do vereador Américo de Deus (Rede) mostrou a sua indignação com relação aos tipos de violência que atingem a população aracajuana, sergipana e brasileira. O parlamentar destacou que a violência não é apenas física com aumento de assaltos e homicídios, mas também a violência contra o cidadão, com altos impostos, com falta de políticas públicas e melhorias na saúde e na educação.

O vereador iniciou seu discurso retratando a Campanha da Fraternidade desse ano, com o tema “Fraternidade e superação da violência”. “Este foi um tema acertadíssimo porque estamos passando por um momento crítico de violência. Há mais de 30 anos que o Rio de Janeiro está entregue à violência. São mais de 850 favelas e esse ano as escolas de samba Beija-flor e Paraíso do Tuiuti retrataram essa realidade, não só no Rio de Janeiro, mas em todo país, com a questão da violência, com o descaso à população, com a falta de políticas públicas e o processo de corrupção. Hoje, o estopim está nessa intervenção federal no Rio”, enfatizou.

Ainda retratando a violência nas cidades, o parlamentar destacou que Aracaju tem 57,6% de mortes por violência a cada 100 mil habitantes e abordou também os outros tipos de violências sofridas pela população. “Outro problema sério de violência é na saúde pública. Em Sergipe há uma máquina de radioterapia quebrada que sempre prejudica a população que precisa de assistência à saúde. Isso tudo é violência para mim, assim como juros de cheque especial é um roubo, é uma violência para o trabalhador. A carga tributária é outro tipo de violência. Chega de tantos tributos, ninguém aguenta mais”, frisou indignado o parlamentar.

Outro tema retratado por Américo de Deus é a violência contra o trabalhador. “Os aposentados não são respeitados nesse país. Aqui no Estado os salários estão sendo divididos, muitos não estão querendo se aposentar para não terem seus salários divididos. Os trabalhadores da Multserv do Hospital João Alves também estão sofrendo violência, com dois meses de salários atrasados. Violência é quando você vê o número de desemprego e falta de perspectiva dos jovens estudantes no mercado de trabalho”.

Em aparte, Lucas Aribé (PSB) parabenizou Américo de Deus pelo pronunciamento e destacou que em Sergipe há 64 mortes violentas para cada 100 habitantes. “A população é sempre prejudicada com atraso de salário, falta de assistência na saúde, na educação, infelizmente tudo isso é como se fosse um tapa na cara da população e os políticos continuam fazendo o que querem enquanto o trabalhador sofre”.

Emília Corrêa (Patriota) também parabenizou o discurso de Américo. “O seu relato foi feito da forma mais profunda e real, eu sinto tudo isso como o senhor sente, como defensora pública criminalista eu sinto essa violência ao meu lado. Apesar de ter muita violência de homicídios, assaltos, estupros, a pior violência é a dos políticos, que são ladrões e assassinos, com toda essa violência retratada pelo vereador”, disse a vereadora.

Para Kitty Lima (Rede) é difícil para aqueles políticos que querem mudar a situação do país e não conseguem. “Não sabemos o que fazer para diminuir esses problemas. Enquanto poucos tentam mudar esse quadro e melhorar a situação da população, que está desacreditada na política brasileira, outros andam contra a própria população”, ressaltou.

Espaço Multiuso

No final do seu discurso, Américo de Deus mostrou imagens do novo espaço chamado “Projeto Espaço Multiuso Valdete de Deus”, localizado na Euclides Figueiredo, no bairro Porto Dantas. “Esse projeto não tem objetivo de lucro nenhum, é uma forma de dar cidadania e respeito àquela comunidade. Estou aqui afirmando que não usei dinheiro de ninguém, apenas recursos próprios e de pessoas que quiseram ajudar com doações. Pretendo terminar o meu mandato como vereador, não tenho nenhuma pretensão com esse projeto, ali é um bairro que merece toda atenção. No final de março ou início de abril estaremos entregando à população”, explicou.

O Projeto Espaço Multiuso Valdete de Deus vai fornecer gratuitamente à população cursos profissionalizantes, atividades físicas para os jovens como caratê, judô e capoeira, além de atendimentos médicos e jurídicos.