Agosto lilás: Seu Marcos destaca 13 anos da Lei Maria da Penha e as ações de combate à violência doméstica

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/08/2019 15h44, última modificação 08/08/2019 15h44
Agosto lilás: Seu Marcos destaca 13 anos da Lei Maria da Penha e as ações de combate à violência doméstica

Foto: César de Oliveira

O vereador Seu Marcos (PHS), autor da lei n°5.195/2019, que insere o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju, chamou a atenção na sessão plenária desta quinta-feira, 8, para a campanha Agosto Lilás, mês de atividades voltadas para a conscientização e combate à violência contra a mulher e os 13 anos da Lei Maria da Penha.

“Dia 7 de agosto é a data que é comemorada a sanção da Lei Federal n° 11.340/2006. Por causa do sofrimento e toda a violência sofrida por uma nordestina, cearense, hoje temos uma Lei efetiva de combate à violência de gênero, que é a Lei Maria da Penha. São 13 anos de legislação. Quero parabenizar todas as mulheres que lutam contra essa cultura machista de agressão “, alertou o vereador.

Seu Marcos também registou a adesão de alguns legisladores que inserirem, em seus municípios, o Projeto de Lei, piloto, de sua autoria. “Ontem, esteve aqui na CMA a vereadora Rosani Barbosa (PSC), que vai protocolar o projeto de ensino da Lei Maria da Penha nas escolas em Rosário do Catete. Quero parabenizar a vereadora Maraysa de Ancelmo(PSDB), que lutou para que em Glória também a lei fosse implantada, a deputada Maria Mendonça (PSDB), que trabalha para que o mesmo seja lei estadual”, disse.

O parlamentar lembrou também da atuação do deputado federal Fábio Henrique (PDT), que protocolou a propositura na Câmara dos Deputados, em Brasília. "A lei aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju será, oficialmente, modelo para o Brasil. Quero agradecer ao deputado federal Fábio Henrique, que protocolou a norma em âmbito federal. Fábio tem atuado brilhantemente a favor dos sergipanos”, comemorou.

Ao finalizar, convidou os vereadores, a população aracajuana e imprensa para o evento que será realizado amanhã, 9, às 8h, no Mistério Público de Sergipe sobre o tema: “Penha, o caminho da não violência”. “Convido todos para participar do seminário. Precisamos conter a violência doméstica. Só a educação , atrelada a informação, que vamos mudar essa realidade", encerrou.