Fábio Meireles (PDT) defende inclusão e alívio da sobrecarga sensorial para autistas por meio da “Sala do Silêncio” em escolas de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do PArlamentar — publicado 03/09/2025 17h05, última modificação 04/09/2025 12h02
É crescente os casos de autismo ou transtorno do espectro autista (TEA), daí a importância da conscientização da sociedade
Fábio Meireles (PDT) defende inclusão e alívio da sobrecarga sensorial para autistas por meio da  “Sala  do Silêncio” em escolas de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Fábio Meireles usou o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira (03), para destacar o Projeto de Lei 148/2025, de sua autoria, aprovado na Câmara Municipal de Aracaju em 2ª votação dia 02 de setembro, que cria salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas públicas e privadas de Aracaju. 

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. 

O parlamentar iniciou o seu discurso com a seguinte frase: “A grandeza de um homem e de uma mulher de bem não está em apenas e tão somente em reconhecer e tentar solucionar os seus próprios problemas, mas está em diante de situações que o seu próximo esteja convivendo, que você possa intervir ajudar você a se posicionar”, disse

O vereador destacou a importância do projeto que trata da criação da Sala do Silêncio. Fábio mencionou a importância deste espaço para  recomposição dos alunos das escolas municipais e particulares do município de Aracaju. “Porventura aconteça uma intercorrência com as crianças autistas ou neuroatípicas, qualquer situação adversa pode tirar essas crianças, esses alunos da sua zona de conforto colocando-os em um momento de crise e a Sala do Silêncio vai levá-las para um local de tranquilidade. É uma oportunidade de inclusão. O que nós temos que fazer é incluir essas pessoas e não excluí-las e esse Projeto de Lei que nós colocamos para apreciação dos vossos pares é um projeto que vai verdadeiramente abraçar e incluir essas crianças”, defendeu.

Em seguida, o parlamentar mostrou um vídeo enviado por uma psicopedagoga enfatizando a importância do espaço e homenageando os vereadores que acolheram o projeto e votaram de forma unânime.

A profissional diz: “Eu estou passando aqui como psicopedagoga e  quero expressar minha profunda gratidão ao vereador Fábio Meireles pela aprovação do Projeto de Lei  148/2025, que vai instituir a criação de salas de silêncio para autorregulação sensorial nas escolas de Aracaju. Esse é um passo essencial para a educação inclusiva, pois irá garantir um ambiente de acolhimento de respeito e cuidado com as nossas crianças autistas e neuroatípicas. Esse espaço irá favorecer a autorregulação, reduzir a sobrecarga sensorial e promover condições mais justas”, disse.

Para o vereador, a Sala do Silêncio para as escolas do município de Aracaju serão de imensa importância no presente e no futuro. “É um projeto que nós conseguiremos abraçar tanto para os alunos, como para os pais. Este projeto, inclusive, trata de fazer com que o professor tenha um conhecimento do que é uma criança autista ou neuroatípica. Estamos preocupados com essa situação, já que no momento se dá um número crescente de autismo no nosso país e no nosso estado e nosso município não é diferente, eu quero agradecer presidente”, enfatizou.