“Quem ganha com a não realização do transplante de rins?", questiona Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/09/2019 16h24, última modificação 25/09/2019 16h24
“Quem ganha com a não realização do transplante de rins?", questiona Seu Marcos

Foto: César de Oliveira

Ao informar aos demais parlamentares sobre o envio da autorização de capacitação do Hospital Universitário (HU) para a habilitação no transplante de rins em Sergipe, o vereador Seu Marcos (PHS) questionou o custo do tratamento de hemodiálise oferecido aos pacientes do Sistema Único de Saúde ( SUS), na capital.

Ao usar a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 25, Seu Marcos apresentou o documento enviado pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira,19, dia da Audiência Pública realizada por ele na CMA. Segundo o parlamentar, o documento é o ponta-pé inicial para o retorno das cirurgias. “Cobrei por diversas vezes nesta tribuna a volta do transplante de rins em Sergipe. Fizemos uma audiência pública para falar do tema. No mesmo dia recebemos a notícia”, afirmou.

Aparteado positivamente pelos vereadores presentes na Sessão, Seu Marcos questionou sobre os custos e as políticas direcionadas aos pacientes renais. “Quem ganha com a não realização do transplante de rins em Sergipe? Ainda quero um levantamento de preços para saber o que custa mais aos cofres públicos: a hemodiálise ou o transplante renal? Quem ganha com a não realização do transplante? Será que as clínicas credenciadas ou os governantes? O povo precisa saber", alertou.

Ao finalizar, Seu Marcos parabenizou os órgãos que lutam para a implantação do procedimento na capital e o empenho da direção da Central Estadual de Transplante de Órgão de Sergipe (CET/SE). “Parabenizo ao senhor Benito Fernandez, coordenador do CET/SE, pela luta incansável para o retorno de cirurgias de rins. Assim como, toda a sua equipe. Parabenizo todas as organizações que lutaram por esta conquista. São seis anos sem realizar um transplante de rim. Vale lembrar que Sergipe já foi referência nacional em transplantes", disse.