“De quanto é a dívida da Prefeitura com o Cirurgia?”, questiona Seu Marcos

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/11/2017 08h15, última modificação 22/11/2017 17h40
“De quanto é a dívida da Prefeitura com o Cirurgia?”, questiona Seu Marcos

Gilton Rosas

Após coletivas de imprensa realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Cirurgia para esclarecer de quanto seria a dívida do Hospital, o vereador Seu Marcos (PHS) voltou a cobrar nesta quarta-feira, 22, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), transparência em relação às verbas repassadas a instituição de Saúde. Durante sua fala, o vereador relembrou aos colegas as inúmeras vezes que fez uso da tribuna para relatar o descaso dos gestores e as dificuldades de acessar dados sobre a Saúde do município.

“Todos sabem que eu sou o vereador que mais cobrou soluções e encaminhamentos para o impasse entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Cirurgia. Convidei os dois responsáveis, dos dois órgãos, para comparecerem a Casa e prestarem contas das gestões, mas ninguém apareceu. E hoje, estamos diante de uma novela. Ninguém sabe quem está falando a verdade. De quanto é a dívida da Prefeitura com o Cirurgia?”, questionou o parlamentar irritado.

Seu Marcos criticou ainda a postura dos administradores diante da polêmica instaurada. “Passamos o ano todo cobrando a vinda da secretária de Saúde para prestar esclarecimentos e ela nem retorno nos deu. Ela convoca uma coletiva de imprensa, faz reunião e não convida um vereador. Estamos aqui representando o povo. É dever dela ser transparente com o dinheiro público. Com o dinheiro do aracajuano”, ressaltou.

O parlamentar também questionou o papel dos poderes do Estado. “Protocolei requerimentos em todos os órgãos que poderiam intervir para que não se chegasse a esse ponto: o de não atender a população. Fui aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e entreguei um requerimento falando do problema que estávamos enfrentando em obter informações. Falei da falta de transparência. Mas, até hoje, não foi nem deferido e nem indeferido os pedidos. Estamos diante de uma bola de neve que só cresce”, afirmou.

Ao finalizar sua fala, o vereador criticou: “Enquanto o Hospital Cirurgia e a Secretaria Municipal de Saúde se enfrentam numa verdadeira guerra de braço, nos rádios e nas TVs sergipanas, a população sofre com a falta de atendimento. O povo está morrendo. Nem o prefeito, nem tão pouco o governador parecem preocupados e dispostos em sentar para resolver o problema”, enfatizou o vereador, que se diz indignado e repudiar a postura dos dois gestores.