Emília Corrêa: aprovado o PL que prevê Semana de Conscientização da Epilepsia

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 29/03/2022 15h14, última modificação 29/03/2022 15h14
Emília Corrêa: aprovado o PL que prevê Semana de Conscientização da Epilepsia

Foto: Gilton Rosas

Aprovado, em Redação Final, na Câmara Municipal (PL) o Projeto de Lei (PL) 155/2021, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota) que prevê a “Semana de Conscientização da Epilepsia”. Como forma de desmistificar o preconceito e disseminar informações sobre uma das condições mais antigas que atingem o ser humano, a finalidade é incluí-lo no Calendário Oficial de Aracaju, direcionando, anualmente, sempre a última semana do mês de março, em atividades voltadas para conscientizar, previnir e informar os cidadãos a respeito desta patologia.

Epilepsia Uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões. Em algumas vítimas da síndrome, ela se manifesta na forma de crises, algumas mais fracas, outras mais sérias. A origem está em problemas no parto, quedas que tenham afetado o sistema nervoso, e malformação do córtex cerebral.

“O projeto é de caráter social e de uma simplicidade grande. Mesmo com a atualização da coisas, ainda precisamos, hoje em dia, trabalhar com a conscientização. Parece que a gente não sai dessa fase. Não é diferente nesse caso. Além do preconceito, que é assustador. O esforço é justamente derrubar esses estigmas de uma sociedade que ainda se assusta – e discrimina –quem sofre com a epilepsia” pontuou a autora.

Emília reforçou a importância do projeto explicando que a patologia não é contagiosa, afeta milhões de pessoas, e, ainda assim, muitas pessoas não entendem ou não sabem lidar com a situação. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, são mais 50 milhões de pessoas afetadas. A maioria dos casos, as crises desaparecem de maneira espontânea, mas tendem a se repetir em períodos aleatórios. Não é todo mundo que sabe lidar com a situação, ao presenciar, por exemplo. O projeto surge para minimizar os efeitos relacionados ao sentimento de exclusão e baixa autoestima, determinados pelo preconceito que cerca essas pessoas”, concluiu.

O projeto segue, agora, para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).