Vereadora Sonia Meire participa da Grande Marcha do Magistério Sergipano

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 24/04/2025 15h49, última modificação 24/04/2025 15h49
Vereadora Sonia Meire participa da Grande Marcha do Magistério Sergipano

Foto: Thay Rocha

Na tarde desta quarta-feira (23), a vereadora Sonia Meire participou da Grande Marcha do Magistério Sergipano em Aracaju. O ato percorreu as ruas da cidade, reunindo centenas de professores e professoras em luta por seus direitos. A paralisação ocorreu em todo o estado, com a categoria reivindicando valorização profissional com piso na carreira, melhores condições de trabalho, fortalecimento da gestão democrática e dos conselhos, combate à privatização da educação, garantia de acompanhamento especializado, além da construção e ampliação de escolas.

“Os dois grandes sindicatos da educação em Sergipe comandaram a marcha, que são o SINTESE e o SINDIPEMA. Todos os educadores juntos, lutando pelo direito à educação da população sergipana. Eu, como vereadora, professora, mãe e avó de crianças que estudam na rede pública municipal, estive junto com eles, defendendo o direito de crianças e adolescentes, além dos jovens e adultos que ainda não terminaram o ensino. A qualidade da educação que nós temos hoje é graças ao esforço das famílias, professores, professoras e trabalhadores da educação”, disse Sonia Meire.

A parlamentar destacou que os trabalhadores e trabalhadoras da educação se empenham diariamente para oferecer a melhor educação a milhares de estudantes, em salas de aula sem condições adequadas, muitas sem climatização apropriada, que parecem verdadeiras saunas. Sonia também apontou problemas em quadras inadequadas, onde professores de educação física muitas vezes não conseguem ministrar aulas, e a falta de profissionais qualificados para o apoio de crianças e adolescentes com deficiência.

“Hoje nós temos uma nova gestão no município de Aracaju, mas é uma nova gestão que traz todos os vícios do governo de João Alves e toda uma visão ultrapassada, conservadora e reacionária. Ela trouxe a política velha, de terceirização dos serviços de educação, que contratam pessoas para apoio sem condições de trabalho dignas. É por todo esse contexto de problemas que nós fomos às ruas, exigindo o direito à educação pública de qualidade, que é dever do estado e do município. Precisamos garantir direitos com qualidade, e por isso o meu apoio é incansável pela educação pública. Sem educação não teremos transformação neste país”, finalizou a vereadora.