Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Dr. Gonzaga comemora realização de obra no Aruana

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 11h40, última modificação 20/03/2019 12h23
Dr. Gonzaga comemora realização de obra no Aruana

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou mais uma vez a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre o loteamento Praia de Aruana, como tem feito há vários anos. Esse loteamento é o mais antigo da zona de expansão, e desde que foi criado, há mais de 40 anos, nunca tinha recebido nenhuma obra de infraestrutura e pavimentação, apesar das promessas feitas em diversas administrações do município.

“Finalmente, ontem, o pesadelo teve fim, quando o prefeito Edvaldo Nogueira, junto com alguns de nós vereadores, estivemos no local para inaugurar a finalização da obra, colocando um fim a uma era de buracos, lama e poeira constantes, que tanto incomodava os moradores”, disse o parlamentar.

Dr. Gonzaga disse que era um sonho que se realizava para população daquele loteamento, destacando sua luta e empenho pela melhoria do loteamento, muito antes de estar vereador. “Confesso, que fiquei extremamente feliz em ver essa obra concluída”.

O vereador lamentou que em algumas ruas podiam ser vistos diversos buracos feitos pela Deso e deixados sem concluir o fechamento e pavimentação. “Quero solicitar nesta oportunidade que a Deso faça uma visita ao local e providencie a restauração de todo buraco que tenha sido feito para que os moradores possam desfrutar as vias sem mais nenhum problema”, pediu o vereador.

Dr. Gonzaga aproveitou para lembrar a Emurb e ao prefeito que ainda falta a construção da praça que consta no projeto inicial da obra, no terreno que fica no fim da Rua Gonçalves Panza com a Rua Manuel Espinheira. “O espaço continua lá abandonado e coberto de mato e insetos, como já observei em vários pedidos enviados à Emurb, a última, inclusive, no fim do ano passado”, lamentou.

“Minha esperança era que a obra pudesse ter sido inaugurada por completo, mas vamos aguardar que a praça seja feita em breve, para concluir de fato todo o projeto do Aruana”, concluiu.

Vereador Cabo Didi fala do Projeto Social Fumaça Zero Drogas

por Abrahão Crispim — publicado 20/03/2019 11h48, última modificação 20/03/2019 11h48
Vereador Cabo Didi fala do Projeto Social Fumaça Zero Drogas

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 20, o vereador Cabo Didi (Sem partido) utilizou o Grande Expediente para falar sobre o Projeto Social Fumaça Zero Drogas. "Nossa luta é dar uma perspectiva de futuro para nossos jovens e mostrar que através do esporte podemos fazer uma transformação social em nossa sociedade", enfatizou.

De acordo com o vereador, o Projeto Fumaça Zero Drogas Jamais utiliza o esporte como forma de combate às drogas e a marginalidade além de realizar a inclusão social de jovens e crianças na sociedade. “O projeto Fumaça Zero é muito importante para a prevenção do uso de drogas e sendo assim ajudar os jovens e as crianças a entrarem para o mundo do esporte” ressaltou.

Por fim, Cabo Didi abordou o abandono dos animais. O vereador afirmou que os políticos precisam abrir mais a cabeça para a causa animal e se atentar para políticas públicas na área. “Há uma preocupação nossa com os animais, especialmente cães e gatos que estão abandonados pelas ruas, trazendo grande transtorno a sociedade”, finalizou.

Camilo Lula ressalta efetivação do presidente da Funcaju

por Abrahão Crispim — publicado 20/03/2019 11h54, última modificação 20/03/2019 11h54
Camilo Lula ressalta efetivação do presidente da Funcaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 20, durante o Grande Expediente, o vereador Camilo Lula (PT) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para enaltecer a efetivação do presidente da Funcaju.

De acordo com o parlamentar, o prefeito Edvaldo Nogueira acertou na escolha de Cássio Murilo, que já respondia interinamente pela pasta desde abril do ano passado. “Cássio dará continuidade à política cultural da gestão. A política cultural já está estabelecida, é uma gestão de continuidade. Ele terá um grande desafio. Acredito que dará sua contribuição e deixará sua marca de ética, competência e resultados", reforçou.

Outro assunto abordado por Camilo é a questão do uso discriminado de agrotóxico e a importância da realização de feiras de agricultura familiar. “Os agrotóxicos possuem substâncias cancerígenas, podem afetar a taxa de fertilidade, causar problemas respiratórios, gerar distúrbios de tireoide, desenvolver problemas de ordem neurológica e sintomas de intoxicação, citou.”

Elber diz que Edvaldo Nogueira acabará com a Contribuição Sindical e rasga história comunista

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 12h18, última modificação 20/03/2019 12h18
Elber diz que Edvaldo Nogueira acabará com a Contribuição Sindical e rasga história comunista

Foto: César de Oliveira

Dando continuidade às críticas que fez na semana passada relacionadas a decisão do presidente Jair Bolsonaro sobre a Medida Provisória n* 873, proibindo os empregadores de descontar do funcionário a contribuição sindical, o vereador Elber Batalha (PSB) disse que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também tomará esta mesma medida com os servidores da capital.

Elber explicou que a medida prevê que, mesmo com a autorização dos servidores, a Prefeitura não autorize que seja descontado o valor da contribuição sindical. “Bolsonaro está fazendo escola em Aracaju. Edvaldo enviou para a PGM uma consulta perguntando se ele também pode aplicar esta medida aqui em Aracaju, onde o Sindicato dos Servidores do Município vão parar de receber a contribuição sindical. Ele já mandou, inclusive, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, colocar duas folhas de pagamento esse mês; uma com desconto e a outra sem”, informou.

“Temos que protestar contra isso veementemente. Os trabalhadores estão tentando derrubar essa decisão. Edvaldo está claramente querendo perseguir o Sindicato dos Médicos, dos Enfermeiros, porque são entidades que estão batendo de frente com ele e mostrando as arbitrariedades da gestão deste prefeito. É surreal que uma administração do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e com uma vice do Partido dos Trabalhadores (PT), viúva dos maiores homens públicos que Sergipe já teve que foi Marcelo Déda, tenha uma atitude dessas. É rasgar a história dessas siglas”, finalizou.

Américo de Deus se reúne com representantes de pescadores de Sergipe

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 12h21, última modificação 20/03/2019 12h21
Américo de Deus se reúne com representantes de pescadores de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

O defeso é uma paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies e foi sobre este assunto que o vereador Américo de Deus (REDE) dialogou nesta terça-feira, 19, com representantes de pescadores como a sra. Zilda Marina da Associação das Mulheres Pescadoras do Baixo São Francisco, sra. Rosângela da Costa Lopes da Associação dos Pescadores do Mercado e o sr. José Carlos dos Santos Barbosa da Colônia de Pescadores de Laranjeiras. O objetivo do encontro foi pedir apoio do vereador para a questão da falta de pagamento do defeso; entrega do entre posto de pesca; adiamento da implantação das câmaras para acondicionamento dos pescados devido a Semana Santa e apoio para os representantes participarem de uma reunião em Brasília com as Federações para tratar de demandas pertinentes à classe.

“Sou um vereador independente, não sou nem oposição e nem situação, por isso, encontro barreiras para conseguir apoio junto à gestão, mas acho justa a causa dos pescadores, sendo louvável que saia uma representação de Sergipe para defender esses direitos. Me solidarizo com a causa e tentarei intermediar as negociações”, disse o parlamentar Américo de Deus.

O defeso se limita a um período fixo anual visando proteger a época de reprodução ou de recrutamento. Para quem for flagrado desrespeitando o defeso pagará multa e pode até ser detido, além de ter apreendido seu material de pesca conforme diz a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

Vereador Américo de Deus vistoria com MPE feira do Batistão

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 12h23, última modificação 20/03/2019 12h23
Vereador Américo de Deus vistoria com MPE feira do Batistão

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta terça-feira, 19, o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou as fiscalizações às feiras livres de Aracaju. A primeira ação foi realizada na feira do Batistão, localizada no bairro Treze de Julho, e contou com a presença do vereador Américo de Deus (REDE), Seu Marcos (PHS), Vigilância Sanitária; Emdagro e Emsurb.

A vistoria segue um cronograma e aconteceu com tranquilidade. “A fiscalização teve como objetivo a adequação das mercadorias de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Os feirantes não foram pegos de surpresa, portanto, sabiam que teria a fiscalização. Estava presente o presidente das feiras livres e o representante da Avicultura. Então, foi uma ação tranquila com muito diálogo e orientações”, disse o parlamentar Américo de Deus. 

De acordo com o parlamentar foi possível verificar a refrigeração e origem do animal comercializado. “O consumidor tem que comprar produtos com garantias que não gerem doenças para ele. Então, foi estabelecido um prazo para disponibilizar frízeres para que realmente o feirante tenha condição de armazenar os seus produtos”, explicou o vereador, informando que na ação houve duas apreensões por conta do desacordo às normas exigidas.

Elber faz denúncias de mal atendimento no Nestor Piva

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 12h27, última modificação 20/03/2019 12h27
Elber faz denúncias de mal atendimento no Nestor Piva

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 20 de março, para fazer diversas denúncias em relação ao atendimento prestado pela saúde do município, através do Hospital Nestor Piva.

Elber registrou dois acontecimentos que aconteceram ontem em relação aos atendimentos na saúde municipal. “Recebi uma denúncia em que uma criança diagnosticada com meningite recebeu alta do Hospital Nestor Piva, ou seja, o atendimento de primeiro mundo que foi dito aqui pela secretária de saúde na semana passada, fez uma criança com meningite receber alta. Outro caso é em relação aos moradores do Siqueira Campos que exista uma revolta coletiva no Nestor Piva por causa da demora no atendimento e a falta de médicos e de pessoas para atender quem ali foi atrás de auxílio hospitalar. Cadê aquele cenário de primeiro mundo passado pela Secretaria Municipal de Saúde?”, questionou.

O parlamentar lembrou que a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barbosa, esteve na Câmara Municipal na semana passada prestando contas do quadriênio da saúde do município e, segundo Elber, ela exagerou nos elogios a gestão. “A secretária Waneska veio aqui, pintou os céus e alguns colegas nossos vereadores pintaram a entrada do paraíso. Chegaram a dizer que o atendimento era de primeiro mundo, o outro sugeriu que cancelaria o plano de saúde porque era muito bem atendido pela Saúde Municipal. Que planeta é esse que eles vivem?”, indagou.

Américo diz que há urgência na convocação dos aprovados no último concurso da Polícia Militar

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 12h30, última modificação 20/03/2019 12h30
Américo diz que há urgência na convocação dos aprovados no último concurso da Polícia Militar

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus participou nesta segunda-feira, 18, de Audiência Pública que debateu a questão da Segurança Pública em Sergipe. A audiência que aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa teve como tema “Segurança Pública, responsabilidade de todos. Importância do concurso público para a melhoria da qualidade de vida da população” e expôs as falhas existentes na área da Segurança Pública, enfatizando a urgência da convocação dos aprovados no último Concurso Público.

“Muitos estão se aposentando, outros entrando na reserva por questão de saúde então existe hoje uma defasagem no Estado de aproximadamente 1.800 soldados. Essa audiência é para fazer com que o Governo do Estado chame esses homens”, disse o vereador Américo de Deus.

Segundo os discursos explanados na audiência, o Governo congelou os investimentos nas áreas sociais durante 20 anos e houve o impedimento da realização de novos concursos públicos com a aprovação da lei da terceirização.

A audiência foi uma iniciativa dos deputados estaduais Georgeo Passos (Rede), Kitty Lima (Rede), Dr Samuel Carvalho (PPS) e Rodrigo Valadares (PTB) e contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiro Militar, Agentes Prisionais, Guarda Civil, além dos aprovados no último concurso público e a sociedade em geral.

Fábio Meireles cobra cumprimento de Lei que garante realização de show gospel em aniversário da cidade

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 15h38, última modificação 20/03/2019 15h38
Fábio Meireles cobra cumprimento de Lei que garante realização de show gospel em aniversário da cidade

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Fábio Meireles (PPS) utilizou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 20, para cobrar que a Prefeitura de Aracaju cumpra o que determina a Lei, aprovada pela Câmara, em 2003, e sancionada pelo então prefeito Marcelo Déda, que garante a realização de show gospel durante a programação de aniversário da cidade.

"Desde que foi anunciada a programação dos 164 de Aracaju, tenho recebido diversas ligações de cidadãos, não só da comunidade evangélica, lamentando que o prefeito Edvaldo Nogueira não tenha colocado no calendário o show que todos os anos acontece e que reúne milhares de pessoas não só de Aracaju, mas de todo o Estado", afirmou Fábio.

Ele recebeu o apoio dos demais vereadores da Casa. "É um evento cultural e que arrasta multidões, então não tem porquê a prefeitura deixar de realizar", disse em aparte o vereador Lucas Aribé (PSB).

O pronunciamento de Fábio também teve a concordância dos vereadores Elber Batalha (PSB) e Américo de Deus (Rede), que se solidarizaram especialmente com o público evangélico.

Fábio Meireles lamenta paralisação da obra do loteamento Jardim Bahia, na Soledade

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 15h47, última modificação 20/03/2019 15h47
Fábio Meireles lamenta paralisação da obra do loteamento Jardim Bahia, na Soledade

Foto: Gilton Rosas

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 20, o vereador Fábio Meireles utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para lamentar a paralisação da obra de infraestrutura nos loteamentos Jardim Bahia I e II, no bairro Soledade, zona Norte da cidade.

Segundo Fábio, a obra foi iniciada em janeiro deste ano e está interrompida devido à falta de colaboração da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). "Eu perguntei ao presidente da Emurb [Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju], Sérgio Ferrari, e ele me disse que a Deso não compareceu para fazer sua parte na obra, que é a retirada de um esgoto central", explica o vereador.

Fábio Meireles lamenta a atitude da Deso e espera que possa haver um entendimento para a continuidade do trabalho. “Como aliado do prefeito Edvaldo Nogueira e morador do bairro Soledade, eu espero que Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju se entendam e continuem essa obra que favorecerá todos os moradores da região norte", conclui Fábio.

A obra de infraestrutura que está sendo realizada na região beneficia as ruas A, B, B1, C, D, F, G, H, I, J, L e M. Os serviços incluem a construção de poços de visita, bocas de lobo e padronização de calçadas. O prazo para conclusão é de oito meses.

Cantor Robson Batinga recebe título de cidadão Aracajuano na CMA

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 21/03/2019 08h54, última modificação 21/03/2019 08h54
Cantor Robson Batinga recebe título de cidadão Aracajuano na CMA

Foto: Heribaldo Martins

O cantor Robson Silva Santos, conhecido como Robson "Batinga", recebeu nesta quinta-feira, 14, o título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi de requerimento do presidente da Casa, o vereador Nitinho Vitale (PSD) e aconteceu no Plenário Legislativo.

Robson tem 46 anos e é natural de Propriá, mas veio para Aracaju em 1991, aos 18 anos. Hoje, com uma grande trajetória na música, constituiu família e carreira na capital sergipana. “É um sentimento de alegria e gratidão. Fizemos uma história aqui, são 27 anos. Casei, tive meus filhos, fui comerciante, e agora músico. Aqui em Aracaju me fiz como profissional, atuando e contribuindo para o crescimento da cidade. A minha alegria é imensa, porque esse reconhecimento prova o que fizemos e o que ainda pretendemos fazer pela nossa querida Aracaju”, disse Batinga.

A homenagem, de autoria do vereador Nitinho, foi presidida pelo parlamentar Zé Valter (PSD). Esta foi a primeira sessão solene do vereador, que assumiu o cargo na CMA no começo deste ano. “Robson tem uma grande trajetória na nossa cidade, é uma pessoa do bem, que gosta da cultura e da arte. Nada mais justa essa homenagem que a Câmara está promovendo hoje, para uma pessoa como ele”, afirmou Zé Valter.

O Plenário da Casa recebeu bom público para a cerimônia de entrega do título. Entre os presentes esteve a mãe de Robson Batinga, Gedalva Silva Santos. Aos 71 anos, ela, que também é natural de Propriá, não esconde a felicidade em ver seu filho recebendo a honraria de cidadão aracajuano.

“Ele saiu de Propriá com 18 anos, veio para Aracaju e nunca mais voltou. Fico muito feliz por ver isso. Ele é um filho maravilhoso, pai maravilhoso, irmão maravilhoso. Só agradeço a Deus pelas bênçãos que tem dado a ele, pelos prêmios que tem ganho. Ele constituiu família, trouxe os irmãos todos para cá. Chegou sem dinheiro, porque nossa condição lá era ruim, e hoje está aqui para receber esse título de cidadão aracajuano. Agradeço muito a Deus por isso”, declarou.

Robson Batinga é o caçula de três irmãos. Um deles, o vigilante Rinaldo Miguel Silva Santos, 47, também esteve presente na solenidade. Ele lembra a vinda para Aracaju com o irmão mais novo e mostra toda sua alegria com a homenagem. “Como irmão dele, fico muito alegre. Quando vejo Robson sendo homenageado, me passa um filme na cabeça. Lembro que ele veio para cá há alguns anos atrás e nos trouxe. Vendo hoje ele ser homenageado, é muito gratificante. Ele merece, é um lutador, guerreiro, bom pai, filho, irmão e amigo, ajudando as pessoas onde passa. É mais que merecida esta homenagem”, pontuou Rinaldo.

Palhaço Soneca defende mais uma vez moradores do bairro São Carlos ameaçados de perder a moradia

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2019 17h08, última modificação 20/03/2019 17h08
Palhaço Soneca defende mais uma vez moradores do bairro São Carlos ameaçados de perder a moradia

Foto: Assessoria do parlamentar

Na companhia de moradores do bairro São Carlos, o vereador Palhaço Soneca (PPS) participou nesta quarta-feira, dia 20, de uma audiência no Ministério Público para defender o direito de moradia de 40 famílias da comunidade. É que desde 2017, uma ordem de despejo ameaça a saída dos moradores que supostamente vivem numa área de linha de distribuição de energia elétrica. A energisa alega que essas famílias estão expostas ao perigo.

Na reunião desta quarta-feira, mais uma vez estiveram presentes todas as partes envolvidas no processo. A intenção do vereador é conseguir uma alternativa imediata caso haja a necessidade da saída dos moradores por causa do risco à vida.

“Estamos lutando para conseguir moradias dignas junto à prefeitura de Aracaju. Queremos garantir o direito constitucional para todos da comunidade. É uma questão de cidadania”, defende o vereador.

Um representante da Secretaria de Assistência Social de Aracaju garantiu que vai estudar a concessão de um auxílio moradia, porém ainda deve ser instaurado um procedimento administrativo e terá que aguardar a aprovação do poder público.

Desta forma, Palhaço Soneca pediu tranquilidade aos moradores do bairro e também paciência aos órgãos envolvidos. “Saímos da reunião com a sensação do dever cumprido. Acredito que o problema do suposto perigo a vida vai ser resolvido logo logo e os moradores consigam uma nova moradia, porque aqui não tem brincadeira e nem palhaçada. Aqui é o vereador do povo”.

Em audiência pública no Bugio, vereador Zezinho explana ações dos dois primeiros anos de mandato

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 09h03, última modificação 21/03/2019 09h03
Em audiência pública no Bugio, vereador Zezinho explana ações dos dois primeiros anos de mandato

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última terça-feira, 19, o vereador de Aracaju, Zezinho do Bugio, teve a oportunidade de se encontrar, mais uma vez, com moradores do Bugio e adjacências, para uma audiência pública, que aconteceu na associação de moradores do bairro. O vereador fez um balanço das ações dos dois primeiros anos de mandato.

“Vejo essa oportunidade como fundamental para a efetividade do nosso trabalho parlamentar. Encontrar com a população, explanar nossas ações e também ouvir o que a comunidade tem a solicitar, é muito importante para que possamos atender o povo e cumprir com o nosso papel”, enfatizou Zezinho, após prestar contas do trabalho que desenvolveu pelo Bugio e demais localidades.

A idealização da audiência foi do presidente da Associação de Moradores do Bugio, José Aragão, que destacou a importância do trabalho do vereador Zezinho para as comunidades da zona norte, principalmente. “Zezinho está sendo um grande defensor do nosso bairro e dos bairros que fazem parte da zona norte. Como líder comunitário, tenho o dever de abrir espaço para que ele possa prestar contas do seu trabalho, que é fundamental, para os nossos moradores”, explicou Aragão.

Dentre as ações explanadas pelo vereador, está a instalação do Denarc no Bugio, a adequação do GETAM na Avenida Maranhão, a reforma do PAC da comunidade, além de eventos de atenção à saúde da mulher, como a Carreta do Câncer e ação Auto Estima, que juntas atenderam mais de 1.500 pessoas; a construção do CIE no bairro, além de ruas que foram pavimentadas por meio de indicação de sua autoria e leis que foram aprovadas no plenário da CMA.

A Audiência contou também com a presença de lideranças do bairro São Carlos que aproveitaram para fazer solicitações ao vereador. Para Cícero dos Santos, presidente do Conselho de Segurança do bairro, Zezinho tem desempenhado com êxito seu trabalho parlamentar. “O vereador tem expandido suas ações, por isso, o nosso bairro também tem sido atendido por ele. Agradeço ao vereador pela abertura e por não esquecer dos nossos moradores”, falou.

2019

O vereador também fez questão de apresentar alguns dos projetos que logo mais serão colocados em prática no bairro. “Em breve, cursos profissionalizantes serão implantados aqui em nosso bairro. Além disso, vamos dar a partida para o início do campeonato de futebol, que deve atender toda a zona norte de Aracaju”, disse Zezinho.

 

Zezinho do Bugio participa da abertura da 7ª Feira Agropecuária de Sergipe

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 09h07, última modificação 21/03/2019 09h07
Zezinho do Bugio participa da abertura da 7ª Feira Agropecuária de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio participou na noite da última terça-feira,19), da abertura da sétima edição da Feira Agropecuária do Estado de Sergipe, realizada no Parque de Exposições João Cleophas, em Aracaju. O evento acontece até o próximo domingo, 24.

“O evento é uma grande oportunidade para a geração de renda para muitas pessoas. Visitei stands, conheci diversos tipos de queijo, como também diversas raças de bovinos e pude ver a dimensão deste grande evento, que só engrandece o setor no nosso Estado”, falou Zezinho.

O objetivo é impulsionar a economia com uma programação de palestras, oficinas de queijos, corte de cordeiro, casqueamento, máquinas agrícolas, leilões e 1ª Mostra de Economia Criativa.

Durante a Feira, serão expostos 600 animais para visitação sendo 300 bovinos, 150 equinos e 150 ovinos e caprinos. Cerca de 80 expositores dos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas e Piauí estão expondo os animais.

Lucas lamenta forma como Luciano Bispo conduziu Audiência Pública na Alese

por Viviane Cavalcante — publicado 21/03/2019 12h21, última modificação 21/03/2019 12h21
Lucas lamenta forma como Luciano Bispo conduziu Audiência Pública na Alese

Foto: César de Oliveira

O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou o Grande Expediente nesta quinta-feira, 21, para lamentar a forma como o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) conduziu os trabalhos na última quarta-feira, 20, durante a Audiência Pública em que o governador Belivaldo Chagas esteve na Casa Legislativa para prestar contas.

Segundo o parlamentar, que esteva na Alese para acompanhar a audiência pública, após as explanações no governador, Luciano Bispo encerrou a sessão impedindo os deputados inscritos e a população de falarem. “E isso é audiência pública? É um absurdo e falta de respeito com os deputados e população que queria debater com o governador”, opinou.

Lucas Aribé disse ainda que todos sabem que a situação financeira do estado não é boa e esperavam que o governador mostrasse o que está planejando para sair dessa situação difícil. O parlamentar falou que o presidente da Alese poderia ter limitado o tempo de questionamento para facilitar a audiência ao invés de privar a fala de todos.

O vereador continuou questionando o porquê de ninguém poder falar. “Quero somar a fala de alguns deputados que disseram que se podemos fazer perguntas, vamos fechar a Assembleia Legislativa. Essa situação foi um desrespeito ao Regimento da Casa”, pontuou. Para Lucas, o governador foi cumprir o seu papel e fez a parte dele, e que a sua crítica é direcionada para o presidente da Alese.

Em parte, Cabo Didi (Sem partido) considerou que foi uma situação vergonhosa.  Já o vereador Américo de Deus (Rede) ressaltou que a indignação de Lucas Aribé foi a indignação de todos que presenciaram a sessão. “Quero me solidarizar com os deputados que foram impedidos de dialogar com o governador ontem”, disse.

Dr. Manuel Marcos cobra mais atenção do poder público com a saúde da mulher

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 12h00, última modificação 21/03/2019 12h00
Dr. Manuel Marcos cobra mais atenção do poder público com a saúde da mulher

Foto: César de Oliveira

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 21, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) alerta sobre a negligência do poder público no que se refere à saúde da mulher. Ele aborda a situação sob o cenário de pacientes com câncer de colo uterino na capital sergipana. Segundo o parlamentar, a rede de pública de saúde não promove campanhas de prevenção periódicas, nem disponibiliza os exames em tempo hábil e, tampouco, esclarece a população acerca do tema.

“É um câncer fatal, porém, previsível. Hoje a população de mulheres é superior a de homens, elas ocupam diversas esferas no mercado ou chefiam a família. Então o poder público precisa ter essa atenção, disponibilizando ambulatórios avançados para fazer essa prevenção, focar no diagnóstico precoce e assegurar o encaminhamento a quem necessitar de tratamento”, declara.

De acordo com Dr. Manuel Marcos, o câncer de colo de útero pode ser facilmente detectado com exames simples: Papanicolau, colposcopia e vulvoscopia. “Entretanto, os dependentes do Sistema Único de Saúde – SUS - encontram dificuldades para a marcação de exames. Somado a este agravante, ainda há ausência de orientação sobre medidas preventivas que podem colaborar com a saúde da mulher. O poder público precisa estar mais próximo das comunidades, é lá onde a vulnerabilidade e falta de informação é maior”, alerta.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer uterino é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. Diante do exposto, o vereador, que também é médico ginecologista, reforça que normalmente a doença se desenvolve a partir de uma lesão percursora que pode ser causada pelo vírus HPV.

“São processos simples que desencadeiam esse tipo de câncer. Doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo do HPV, podem levar a uma modificação celular e produzir um tumor cancerígeno. Se houvesse maior esclarecimento, diagnóstico precoce e campanhas educativas para uso de preservativo e incentivo a consultas periódicas, as chances de ser acometida pela doença reduziriam”, conclui Dr. Manuel Marcos.

 

Jason Neto consegue reabertura da Unidade de Saúde Elizabeth Pita

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 12h03, última modificação 21/03/2019 12h03
Jason Neto consegue reabertura da Unidade de Saúde Elizabeth Pita

Foto: César de Oliveira

Em sua fala no plenário da Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira (21), o vereador Jason Neto (PDT) falou sobre sua conquista na reabertura da Unidade de Saúde Elisabeth Pita, localizada no Bairro Santa Maria. Um avanço importante para os moradores da localidade, que tinha de se deslocar por mais de dois quilômetros para conseguir atendimento na saúde.

 Após uma luta incessante, o parlamentar recebeu a notícia que na próxima semana a unidade de saúde será oficialmente reinaugurada. "Fui até a secretária Waneska Barbosa, e fui informado sobre a volta do funcionamento da unidade, que já está acontecendo, mas o ato formal deverá acontecer na próxima semana. Desde fevereiro de 2017 que venho lutando. Pessoas que tinham que sair de suas casas na madrugada para buscar atendimentos em outras unidades e agora não terão mais que sair da comunidade. A luta foi grande, mas conseguimos", disse Jason.

 O posto de saúde terá funcionamento em um imóvel alugado pela prefeitura. "Não posso negar que esse já foi um grande avanço, mas vou em busca da reconstrução de uma nova unidade no lugar da que foi demolida pela gestão passada. Para isso, já fui em busca do prefeito Edvaldo Nogueira e vou em busca de verbas para que ele volte a funcionar onde estava", afirmou o vereador.

Conquista

Desde fevereiro de 2017 que o vereador vem cobrando a reabertura da Unidade de Saúde Elizabeth Pita, fazendo vistoria no local, conversando com os moradores do bairro Santa Maria, cobrando principalmente uma posição da Secretaria de Saúde de Aracaju. "Na gestão de João Alves a unidade foi demolida e a comunidade ficou desassistida", explicou Jason Neto.

Em 2018, finalmente uma boa notícia foi dada para o vereador e principalmente para a comunidade. "Em ligação, a secretária me informou que um prédio tinha sido alugado para o funcionamento na unidade, com todas as exigências e iria começar as adaptações técnicas para o funcionamento", explicou Jason Neto.

Pastor Alves lamenta o pronunciamento do deputado Francisco Gualberto

por Abrahão Crispim — publicado 21/03/2019 12h14, última modificação 21/03/2019 12h14
Pastor Alves lamenta o pronunciamento do deputado Francisco Gualberto

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 21, o vereador Pastor Alves (PRB) utilizou o Pequeno Expediente para lamentar o pronunciamento do deputado Francisco Gualberto com relação à comunidade evangélica. 

Para o parlamentar, o deputado precisa se retratar com relação as declarações feitas na Assembleia Legislativa com a classe evangélica. “A classe evangélica merece mais atenção, por parte dos governantes, pois, as igrejas evangélicas só fazem abençoar as pessoas e vivem apenas dos dízimos dos fiéis. Espero que o deputado se retrate e peça desculpas”. 

Também em seu pronunciamento, o parlamentar lamentou o fato do prefeito Edvaldo Nogueira não realizar o show Gospel, no aniversário da capital. Porém, o Pastor Alves informou que o "prefeito prometeu que no próximo ano, fará o show Gospel em dose dupla". 

Por fim, Pastor Alves desejou boas vindas ao novo vereador recém-empossado, Camilo Lula (PT) e parabenizou o aniversariante do dia, o vereador Cabo Didi (Sem Partido).

Thiaguinho Batalha soma esforços para diminuir transtornos da maior alta da maré de 2019

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 12h20, última modificação 21/03/2019 12h19
Thiaguinho Batalha soma esforços para diminuir transtornos da maior alta da maré de 2019

Foto: César de Oliveira

A capital terá esta semana a maior alta da maré do ano e devido a isto a população de locais com riscos de enchentes sofrem com os transtornos. O vereador Thiaguinho Batalha destacou a situação dos moradores da 13 de julho durante o seu discurso na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 21.

Na noite da última quarta-feira, 20, o vereador Thiaguinho Batalha se reuniu com representantes do bairro para ouví-los e tomar as medidas cabíveis para a diminuição dos problemas que eles enfrentam todos os anos durante essa época. Na 13 de Julho, Praça da Imprensa e proximidades da canal ao lado do Batistão é impossível circular com carros ou até mesmo manter as portas de estabelecimentos comerciais por conta das águas que tomam as ruas.

O assunto foi pauta no pequeno expediente, onde Thiaguinho argumentou que é de suma importância que o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju se unam para conter este problema, já que a cidade está situada abaixo do nível do mar.

De acordo com o parlamentar, é preciso pensar em uma providência emergencial. “Irei fazer os ofícios cobrando soluções aos órgãos competentes. Ações como a limpeza de canais e a criação de barragens são extremamente necessárias para amenizar ao máximo estes problemas”, afirmou Thiaguinho.

Ainda na oportunidade, ele informou que já está indo pessoalmente aos órgãos para tratar do assunto. “Temos que entender a aflição de todos os moradores e empresários da região. Vou me encontrar com o presidente da Deso ainda hoje para saber melhor o que pode ser feito”, finalizou.

Thiaguinho Batalha cobra nomeação para comissão de empreendedorismo na CMA

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 12h24, última modificação 21/03/2019 12h24
Thiaguinho Batalha cobra nomeação para comissão de empreendedorismo na CMA

Foto: César de Oliveira

O vereador Thiaguinho Batalha usou o Pequeno Expediente no plenário da CMA, na manhã desta quinta-feira, 21, para cobrar a nomeação para a comissão do empreendedorismo na casa. O grupo foi criado em 2017 e ainda não está executando o que deveria.
O parlamentar usou a tribuna para informar que a comissão ja tem dois anos e que poderia ser ativa para unir o setor legislativo com o produtivo em prol de benefícios para Aracaju.
Para Thiaguinho, a comissão também precisa ser priorizada. “Solucionando isso, vamos debater e discutir com setores como o CDL e o Fórum Empresarial. É importante que exista uma comissão como essa para que o setor legislativo possa sempre conversar com o setor produtivo e encontrar sempre um denominador comum”, explicou Thiaguinho.

Câmara mantém Veto do Poder Executivo

por Fernanda Sales — publicado 21/03/2019 12h56, última modificação 21/03/2019 12h56
Câmara mantém Veto do Poder Executivo

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 21, durante a pauta de votação da 12ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisaram e aprovaram um Veto Total encaminhado pelo Poder Executivo.

O Veto Total Nº 28 ao Projeto de Lei Nº 341/2017, foi mantido, por meio de votação nominal, com 11 votos favoráveis ao veto, quatro votos contrários e duas abstenções. O projeto é de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB) e institui o Programa de Fomento à Produção Artesanal de Cerveja e sua comercialização no âmbito do município de Aracaju e inclui no calendário local a data comemorativa para o mestre cervejeiro artesanal.

O projeto foi vetado com a justificativa de inconstitucionalidade. Para o veto ser derrubado seria necessário 13 votos contrários, ou seja, a maioria absoluta dos votos.

Vinicius ressalta feitos da Prefeitura de Aracaju

por Viviane Cavalcante — publicado 21/03/2019 14h06, última modificação 21/03/2019 14h06
Vinicius ressalta feitos da Prefeitura de Aracaju

Foto: César de Oliveira

O pronunciamento do líder da bancada do prefeito Vinicius Porto (DEM) foi para falar dos esforços da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para solucionar o impasse da renovação do contrato do Ipes Saúde e não deixar os servidores municipais desamparados. “O que aconteceu é que o repasse que tem que ser feito para o Ipes que era de 11 milhões com o reajuste passaria a ser 18 milhões. Dessa forma um servidor teria que desembolsar mais 24% do seu salário para ter o plano de saúde”, explicou.

Vinicius acrescentou que a resolução dessa questão é uma preocupação da PMA e que não medirá esforços para que os servidores não fiquem no prejuízo. De acordo com o parlamentar, a prefeitura já solucionou questões tidas como mais complicadas. “Já começamos a negociação com o diálogo e mostrando nossa capacidade de pagamento. Ontem, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio já protocolou dois ofícios para continuarmos a negociação”, informou.

De acordo com o vereador, a proposta da PMA é prorrogar a negociação por mais 120 dias e enquanto isso, os servidores continuarem sendo assistidos. “Nesse período estamos abertos para ouvir as propostas e a gente apresentar as nossas também”, continuou. Diante dessa situação, Vinicius avisou que a PMA já está trabalhando com o “plano B” para os servidores não ficarem desassistidos.

Em aparte, Américo de Deus (Rede) parabenizou a PMA pelas as ações em curso no sentido de proteger o direito dos servidores. “Só peço cuidado com esse plano B,  evitar fazer contrato com a iniciativa privada”, pediu.

O vereador Jason Neto (PDT) ressaltou que o diálogo é importante nessa situação e que o que o Ipes está fazendo é seguindo uma Lei Estadual. “Lamento muito se o servidor perder o Ipes Saúde, pois, é um plano que está trabalhando para ser cada vez mais melhor”, afirmou.

Aruana- Outro assunto abordado por Vinicius Porto foi a entrega de 23 vias pavimentadas no loteamento Aruana. “Essas pessoas merecem e muito essas melhorias pois, sempre foi uma região sofrida”, destacou.

Juvêncio Oliveira (DEM) ressaltou que a PMA vem fazendo um bom trabalho e só não ver quem não quer. “Parabéns ao trabalho de Vossa Excelência como líder, ao prefeito e aos moradores dessa região”, disse.

Já Isac (PCdoB), reconhecem a capacidade administrativa do prefeito Edvaldo Nogueira. “Ao invés de investir em obras vultuosas, faz obras pragmáticas que interferem diretamente da vida das pessoas”, elogiou.

“A política tem o seu limite. E, eu cheguei ao meu”, declara Juvêncio Oliveira

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 13h00, última modificação 21/03/2019 13h00
“A política tem o seu limite. E, eu cheguei ao meu”, declara Juvêncio Oliveira

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira21, durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) , o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) usou a tribuna da Casa para falar sobre as últimas reportagens vinculadas com seu nome em alguns meios de comunicação.

matéria que apresentou dados sobre as novas audiências da Operação Caça Fantasma, que é um desdobramento da Operação Antidesmonte deflagrada pelo Ministério Público Estadual no fim de 2016, fez uso indevido do nome do atual vereador, assim como declara Oliveira.

“Não quero usar este espaço para criticar o presidente do Sepuma, o senhor Nivaldo Fernandes, nem tampouco gerar nenhuma discussão. Isso acontecerá em outro momento, no espaço que lha cabe, em outros minutos de fama. Nunca lhe fiz um mal algum, senhor Nivaldo. Só quero pedir desculpas aos meus amigos e agradecer o espaço, uma vez que jamais envergonhei o povo, nem este Parlamento. Há um ano fui citado neste caso e de lá para cá tenho sido acompanhado por advogados. Prova mais cabal sobre minha honestidade é a abertura que tenho para ser ouvido”, afirmou Juvêncio Oliveira.

Sobre o andamento do processo, o vereador pontuou: “Quero apenas deixar claro que a matéria apresentada na última quarta-feira, 20, por duas emissoras de televisão, assim como, alguns sites da imprensa, não condiz com a verdade. E, eu preciso explicar isto aqui, no meu lugar junto ao povo e meus amigos, para que a sociedade saiba que ao detectar os problemas existentes na antiga Secretaria da Articulação Política, a qual fui secretário, eu mesmo afastei o servidor responsável e dei andamento ao processo cabível. Reitero que sei minhas responsabilidades, mas também sei que busquei justiça desde o primeiro momento, ao abrir o inquérito administrativo, (repito, eu, enquanto secretário da ArticulaçãPolítica, dei entrada no inquérito), contribuindo para o bem da coisa pública. Assim como, afastei o servidor, comuniquei à Controladoria e à Secretaria da Fazenda”.

O vereador ainda complementou que “vale ressaltar que já existe um procedimento judicial que corre contra o servidor da pasta em questão e, a pessoa que citou meu nome de maneira injusta, estava no Ministério Público em defesa de outro processo, nada relacionado a mim. Ele aproveitou a ocasião para me taxar de ser responsável pelo desvio financeiro do caixa de uma secretaria. Isso eu não admito!”, declarou o parlamentar.

Diante do desabafos, os colegas parlamentares mostraram total solidariedade a Juvêncio Oliveira, a exemplo dos vereadores Dr. Manuel Marcos (PSDB), Vinícius Porto (DEM) e Fábio Meireles (PPS). “ Conheço a dignidade, o coração e o trabalho do amigo Juvêncio. Hoje, a vida pública de um homem é exposta sem preocupação alguma com sua moral, sua família e sua história. Precisamos nos colocar mais no lugar do outro”, declarou o vereador Dr. Manuel Marcos ( PSDB).

Por fim, Juvêncio afirmou: “política tem o seu limite. E, eu cheguei ao meu. Por isso, ano que vem encerro esta trajetória, onde agradeço aos colegas, que sempre me respeitaram e àqueles que podem até não gostar do vereador Juvêncio Oliveira, mas não o maltratam”.

Américo de Deus cobra campanha educativa da Deso

por Abrahão Crispim — publicado 21/03/2019 13h08, última modificação 21/03/2019 13h08
Américo de Deus cobra campanha educativa da Deso

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) utilizou o Pequeno Expediente e tratou sobre a falta de campanhas de conscientização do uso racional da água e das cobranças de taxas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Américo lembrou que a água é um líquido precioso e sem ele não há vida. “É necessária uma campanha mais agressiva por parte da Deso, nos meios de comunicações, para que a população possa se conscientizar. A Companhia não quer gastar, eles só pensam em arrecadar”, criticou citando que se um morador receber uma conta de R$ 300,00 reais em um mês e no próximo mês R$ 600,00, não tem ninguém do hidrômetro para dizer o que aconteceu. 

O parlamentar também lembrou que nessa sexta-feira, 22, comemora-se o Dia Mundial da Água. “Precisamos cada vez mais preservar esse nosso patrimônio. O planeta Terra é constituído aproximadamente de 70% de água, no entanto, apenas 0,7% de toda essa água é potável, ou seja, adequada para o consumo humano”.

Fábio Meireles consegue melhorias no trânsito do bairro Industrial

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 15h00, última modificação 21/03/2019 15h00
Fábio Meireles consegue melhorias no trânsito do bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Fábio Meireles utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 21, para agradecer aos técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que atenderam ao pedido de melhoria no trânsito da avenida João Rodrigues, no bairro Industrial. O órgão alterou a sinalização do local para facilitar o tráfego na região e o acesso à Ponte Construtor João Alves.

A medida é um pleito antigo da população que chegou ao vereador Fábio. “Nós estamos aqui agradecendo – fazemos críticas, mas também agradecemos – ao órgão por atender ao nosso pedido e melhorar o fluxo naquela região. Esse é o nosso trabalho: ouvir a população e encaminhar o pedido ao órgão responsável”, disse Fábio.

“Nesse local, entrando à direita, dá acesso à ponte que liga a capital ao município da Barra dos Coqueiros. O fluxo estava muito intenso e a população me procurou para solicitar melhorias, por ser conhecido como um vereador atento às causas da zona Norte”, ressaltou.

Celeridade de obras

O vereador aproveitou a oportunidade para reforçar o pedido de celeridade nas obras dos Loteamentos Jardim Bahia I e II, no bairro Soledade. Mais uma vez o vereador pede que a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), possam concluir as obras de infraestrutura das ruas A, B, B1, C, D, F, G, H, I, J, L e M.

Fábio lembra que essa obra é um pleito da comunidade. “A gente pede, como vereador aliado do prefeito Edvaldo Nogueira, a celeridade desse trabalho, uma resposta a contento da população. Se o problema é a Deso, que possamos sentar à mesa e definir o quanto antes. Porque gera uma expectativa da solução de um problema histórico, mas, infelizmente, parece um brinquedo que você mostra a criança, ela recebe com o maior carinho e satisfação, mas você vai lá e puxa. Isso não pode acontecer”, afirma o vereador.

Vereador Zé Valter mostra preocupação com depredação do patrimônio público

por Marcelo Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 15h02, última modificação 21/03/2019 15h02
Vereador Zé Valter mostra preocupação com depredação do patrimônio público

Foto: César de Oliveira

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 21, o vereador Zé Valter (PSD) se mostrou preocupado com o volume de casos de depredação do patrimônio público no município de Aracaju. Com base em visitas que o parlamentar fez em vários bairros da capital, e também por uma questão levantada pelo vereador Américo de Deus (Rede), na última terça-feira, quando o colega parlamentar usou a tribuna para cobrar do poder público a revitalização do Museu do Mangue, localizado no bairro Coroa do Meio.

“Eu fiquei muito triste e preocupado com as imagens mostradas aqui nesta casa pelo vereador Américo de Deus. A gente sabe que nós vereadores somos cobrados para promover melhorias em nossa cidade, e para isso, cobramos da Prefeitura, que muitas vezes atende às nossas solicitações, mas se a população não entender que também é responsável pela conservação e manutenção dos prédios públicos que são entregues em benefício dela, aí se torna um problema sem fim, com um alto gasto para os cofres da prefeitura”, refletiu.

Apesar das depredações que observou durante a visita que fez em vários bairros da cidade, o vereador Zé Valter também verificou ações positivas de preservação “vindas das próprias comunidades”, observou, mostrando que é possível o envolvimento dos cidadãos na preservação do patrimônio público.

O parlamentar usou como exemplo um projeto desenvolvido pela comunidade do bairro 17 de Março, onde os moradores se organizaram em torno do projeto “Família na Praça”, que foi tema, recentemente, de uma reportagem da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo no estado.

O projeto é desenvolvido por Rafael Valentin e Paulo César (conhecido na comunidade como PC), moradores do 17 de Março, que sentiram a necessidade “de se quebrar a barreira e o estigma da violência que o bairro carrega”. Para isso, eles desenvolvem atividades esportivas, dança e brincadeiras lúdicas na Praça Mariana Martins Moura, onde também está localizado o CRAS Maria Diná Menezes.

“Eu conheci esse projeto há pouco tempo e pude ver o quanto os jovens se sentem bem com as atividades desenvolvidas pelos amigos Rafael e PC. Através da música e do esporte eles conseguem envolver a comunidade para que juntos conservem a praça e o prédio do CRAS, que antes do projeto foram depredados, pichados, e hoje se encontram bem conservados, graças a iniciativa da comunidade local”, finalizou o vereador.

Américo de Deus diz que o servidor municipal não pode ter convênio Ipesaúde prejudicado

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 15h56, última modificação 21/03/2019 15h56
Américo de Deus diz que o servidor municipal não pode ter convênio Ipesaúde prejudicado

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 21, o vereador Américo de Deus (REDE) concedeu entrevista ao radialista Márcio Andrei, da FM Jornal 91,3, no programa A Voz do Povo, para explanar sobre a nova proposta apresentada pelo secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, à direção do Ipesaúde para regularizar o atendimento dos servidores da Prefeitura. 

“Hoje o que o servidor de Aracaju tem de bom é o plano de saúde. Não podemos desassistir o servidor, principalmente, àqueles que estão para se aposentar. O Ipesaúde não pode ser tratado como uma iniciativa privada”, declarou em entrevista o parlamentar.

O parlamentar lamenta a suspensão de novas adesões de servidores da Prefeitura de Aracaju ao convênio Ipesaúde e a não renovação de carteiras que estão com prazo de validade vencida. Segundo o vereador “um novo formato de convênio que exigirá que o servidor pague 10% do seu salário para ter acesso ao sistema de saúde municipal não resolve o caso, nem muito menos aceitar a aplicação do reajuste por faixa etária, pois quanto mais idoso, maior a taxa”.

“O povo não pode aceitar que o Ipesaúde seja um convênio pago por faixa etária, pois traz prejuízo ao servidor. Disseram que tem um plano B, mas que este não seja feito por carta marcada à Plamed. Estamos atentos e não vamos aceitar esse processo”, concluiu sua entrevista ao radialista Márcio Andrei.

Palhaço Soneca leva Ballet à periferia e realiza sonho da criançada

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2019 16h30, última modificação 21/03/2019 16h30
Palhaço Soneca leva Ballet à periferia e realiza sonho da criançada

Foto: Assessoria do parlamentar

Meninas entre 4 e 11 anos tiveram a oportunidade de participar pela primeira vez de uma aula de ballet no bairro Olaria, zona oeste de Aracaju. A experiência inédita aconteceu no antigo Barracão Cultural, hoje chamado de Centro Cultural, um espaço recém-reformado e destinado a atividades físicas, culturais e educativas para a comunidade do bairro. As aulas são gratuitas e em menos de uma semana envolveu mais de 50 crianças.

A oportunidade de praticar uma atividade considerada de alto custo só foi possível graças a uma parceria entre a Associação Comunitária do Bairro Olaria (Acabo) e o vereador Palhaço Soneca (PPS). “Primeiro, lutamos para a reforma sair do papel com o governo do Estado. Felizmente a obra foi concluída e o Centro Cultural virou um espaço multiuso para a população. Segundo, estamos trabalhando com vários parceiros para promover atividades solidárias para a comunidade carente. Graças a Deus, estamos conseguindo”, comemora o vereador.

Palhaço Soneca afirma que o ballet é um desejo antigo dos moradores da região. “A gente sabe que não é fácil montar uma estrutura, contratar professores, conseguir uniforme, sapatilhas e outros acessórios. Ballet é caro! Mas com muito esforço estamos realizando o sonho de muita gente em nosso bairro”, disse.

O vereador lembra que outras atividades estão sendo desenvolvidas no Centro Cultural, a exemplo de Jiu-jítsu e treinamento funcional. Para participar basta procurar a Acabo e escolher o esporte de sua preferência. Todos os serviços são gratuitos.

Na Tribuna, Zezinho do Bugio destaca importância de obras no Joel Nascimento

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamemtar — publicado 21/03/2019 16h35, última modificação 21/03/2019 16h35
Na Tribuna, Zezinho do Bugio destaca importância de obras no Joel Nascimento

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 21, o vereador Zezinho do Bugio utilizou a Tribuna da Câmara Municipal para destacar as obras do Loteamento Joel Nascimento, localizado no conjunto Bugio. Segundo o vereador, o prefeito garantiu dar início às obras logo após a assinatura de ordem de serviço, que acontecerá no mês próximo de julho.

“As obras do Joel Nascimento são aguardadas há anos pelos moradores daquela localidade. Eu já estive por diversas vezes naquele lugar e vi de perto o sufoco que passa a população, principalmente, no tempo de chuva. Estive com o prefeito recentemente e ele garantiu que até o mês de julho a assinatura de ordem de serviço será assinada. As obras trarão mais conforto, tranquilidade e qualidade de vida para os moradores”, disse Zezinho.

O vereador recordou que, devido a muitos entraves burocráticos o “pontapé” inicial ainda não foi dado, mas graças ao seu empenho e a sensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira, as obras sairão do papel. “As pessoas que moram ali acreditaram em um representante para que cobrasse os benefícios para a localidade. E hoje, é um dos momentos mais felizes da minha vida, pois há muito tempo busco, assim como a comunidade, a qualidade de vida para o Joel Nascimento”, declarou Zezinho.

Zezinho também destacou que outros bairros também precisam da atenção do poder executivo quanto às adequações estruturantes. “Não só o Joel Nascimento, mas também os loteamentos Moema Meire, Paraíso do Sul, Rosa do Oeste e Jardim Bahia, locais que eu já fui e vi de perto a realidade. A água chega a bater no joelho. Isso é um absurdo!”, exclamou o vereador.

Delegado Hugo Leonardo de Oliveira Melo recebe título de cidadão aracajuano

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 22/03/2019 09h29, última modificação 22/03/2019 09h29
Delegado Hugo Leonardo de Oliveira Melo recebe título de cidadão aracajuano

Foto: China Tom

O delegado Hugo Leonardo de Oliveira Melo recebeu nesta quinta-feira, 21, o título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A homenagem foi de requerimento do presidente da Casa, o vereador Nitinho Vitale (PSD), e aconteceu no Plenário Legislativo.

Hugo tem 38 anos, nasceu em Feira de Santana-BA e veio morar em Aracaju aos cinco anos de idade, em 1985. Em 2002 começou sua carreira tomando posse como Agente de Polícia Civil em Aracaju, e quatro anos depois assumiu o cargo de Delegado da Polícia Civil. Ele trabalhou como Delegado em onze municípios do interior do estado e, em 2017, foi convocado a integrar a equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), comandando o Segundo Núcleo de Investigações.

Com mais de três décadas de vida em Aracaju, Hugo não escondeu a felicidade com a honraria recebida. “Nasci fora, e apesar de morar aqui desde cedo, sempre houve aquela brincadeira de ‘é o baiano’, e a dificuldade em ser aceito na questão de sotaque. Tentei me integrar até começar a forçar o sotaque sergipano, e no momento em que minha própria família identificou isso, começou a me chamar de sergipano. Aqui era chamado de baiano, e na Bahia era o sergipano. O trabalho policial me proporcionou viver Aracaju de maneira intensa, conhecendo os bairros, as carências e tentar ajudar a sociedade com o trabalho. Temos que deixar o que construímos de positivo para a sociedade. Eu brinco com meus amigos dizendo que vou dobrar o título e andar com ele no bolso, porque agora sou aracajuano”, disse o delegado.

A propositura do título foi de autoria do vereador Nitinho Vitale, presidente da CMA. Porém, estando de licença, ele não presidiu a sessão, que foi comandada pelo parlamentar Américo de Deus (REDE). “É uma honraria que nos dá enorme satisfação. Primeiro por ser uma propositura do vereador Nitinho, presidente desta Casa, que está em licença. E segundo, pelo homenageado. Hugo Leonardo é um cidadão que escolheu Aracaju, e adquiriu o amor pela terra. Não é só ser cidadão aracajuano, é gostar daqui e importar-se com nossas demandas. Vejo que é um cidadão que pode bater no peito e dizer ‘sou baiano, mas tenho coração sergipano e aracajuano’. Aqui só vamos ratificar o que já lhe é de direito: ele é um cidadão aracajuano, estando há 34 anos aqui, e esta honraria também é nossa”, afirmou Américo.

O Plenário da CMA contou com a presença de familiares, amigos e companheiros de Hugo nesta longa trajetória na polícia. Um deles foi André David, coordenador do Núcleo Operacional do COPE. André, que é natural de Salvador, sabe bem como é receber esta homenagem – ele já foi agraciado com o título de cidadão aracajuano.

“É uma honra para nós sergipanos, e digo isso porque já recebi esta homenagem. Me sinto privilegiado, porque já moro há mais de 20 anos aqui, e o Hugo Leonardo é um grande representante não só da Polícia Civil, mas de Aracaju. É um orgulho para ele e para nós, em termos um novo cidadão com essa índole e caráter como as dele”, declarou André.

Audiência discute como garantir autonomia e respeito para pessoas com Down

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2019 09h27, última modificação 22/03/2019 09h27
Audiência discute como garantir autonomia e respeito para pessoas com Down

Foto: Assessoria do parlamentar

Pessoas com Síndrome de Down, parlamentares, representantes de organizações da sociedade civil e especialistas de diversas áreas comemoraram, nesta quinta-feira (21), o Dia Internacional da Síndrome de Down, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A iniciativa foi do deputado estadual Georgeo Passos (Rede) em parceria com o vereador de Aracaju Lucas Aribé (PSB).

Inspirada no tema da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), “Ninguém Fica Para Trás”, a audiência pública traçou um panorama dos avanços na assistência às pessoas com Down e também elencou os desafios para garantir igualdade de oportunidades e autonomia para que essa população viva com plenitude.

Em Sergipe, a notificação de recém-nascidos com Síndrome de Down passou a ser obrigatória em todas as unidades de saúde públicas e privadas desde o ano passado. Na audiência, a procuradora do Estado, Rita de Cássia Matheus, apontou a necessidade de regulamentação da Lei 8.457/2018, de autoria de Georgeo Passos.

Segundo ela, a partir desse registro será possível tornar mais eficiente o acolhimento das famílias e também os encaminhamentos para que elas recebam as orientações adequadas sobre como agir antes mesmo da realização do exame genético (cariótipo).

“Esses pais precisam ser acolhidos e falta uma equipe multidisciplinar que possa dar assistência no momento do nascimento porque, a princípio, todos têm muitas dúvidas e é esse acolhimento que afasta os estigmas”, disse Rita de Cássia, ao informar que a Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) tem feito a interlocução com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que a Lei seja aplicada.

Combate ao preconceito

O vereador Lucas Aribé propôs uma reflexão sobre como garantir autonomia para crianças, jovens e adultos com Down. Ele salientou que os direitos e o bem-estar deles serão assegurados na medida em que um número cada vez maior de pessoas compreenda sua responsabilidade na construção de uma sociedade inclusiva.

“O reconhecimento dos direitos dessas pessoas à cidadania fará com que elas vivam com a dignidade que historicamente tem sido negada. Por isso, há sete anos temos dedicado este dia para encorajar as pessoas com Síndrome de Down e aqueles que vivem com elas a não desistirem da luta por respeito porque o cromossomo a mais é apenas um detalhe. Mas se a gente acreditar, se a gente aceitar e se a gente amar, não há preconceito que persista”, ponderou Aribé.

Para o deputado estadual, Georgeo Passos, é fundamental ampliar este debate para que essa população seja, de fato, alcançada pelas políticas públicas que lhe darão igualdade de oportunidades.

“É o segundo ano que realizamos em conjunto com o vereador Lucas Aribé esta audiência pública. Do ano passado para cá, avançamos um pouco com a criação da Lei nº 8.457/2018, de nossa autoria, que objetiva a comunicação por parte das casas de saúde às instituições que tratam das pessoas com Síndrome de Down, mas precisamos fazer mais. Aqui, nós discutimos a importância da família, a questão da inclusão no mercado de trabalho e esperamos que a sociedade sergipana possa dar oportunidades a essas pessoas. Trazer esse debate para a sociedade, na Casa do povo, é uma tarefa fundamental para nós”, enfatizou o deputado Georgeo Passos.

A promotora de Justiça, Ana Galgane, ressaltou como atitudes positivas da sociedade e da família são determinantes para que as pessoas com Down consigam desempenhar todas as suas potencialidades. “Não basta que tenhamos uma das melhores legislações e que evolui a cada dia. Uma deficiência que exija proteção legal não quer dizer que a pessoa seja incapaz. A família é o motor que impulsiona uma vida plena. Essa quebra de paradigma é de interesse de todos, é um exercício da cidadania que acaba com a postura discriminatória de que elas não têm capacidade”, pontuou.

Do plenário, a vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, compartilhou sua experiência como mãe de uma criança com Síndrome de Down, o Mateus Aquino, de 10 anos. Ela disse que as mudanças reais chegarão a partir de um esforço conjunto. “O enfrentamento por igualdade e respeito é uma luta demorada porque essas pessoas ainda são invisíveis, mas a gente não pode parar. Já temos muitas leis, mas precisamos colocá-las em prática”, disse.

Click da Inclusão

Desenvolvido desde janeiro deste ano em Aracaju, o projeto Galera do Click, que oferece curso de fotografia para pessoas com Down foi apresentado na prática. Os flashs da turma, coordenada pelo jornalista, Saulo Coelho, não pararam um só segundo, registrando cada cena da audiência. Aracaju é a primeira cidade a receber o curso, criado em São Paulo, e foi trazido para Sergipe pelo Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar).

Segundo Coelho, os resultados são animadores e a cada foto os alunos e aqueles que vivem com eles aprendem que limitações podem ser vencidas quando a aprendizagem é feita da maneira apropriada. “Essa não é uma terapia ocupacional, um passatempo ou distração. É um curso técnico profissionalizante com noções do universo audiovisual, que estimula a criatividade, a subjetividade e o olhar, que é a principal ferramenta de quem está com a câmera na não, para que eles possam se inserir no mercado de trabalho”, explicou o jornalista.

A professora Sueli Magalhães, mãe de uma das alunas da Galera do Click, a , 14 anos, valorizou o projeto que, segundo ela, proporcionou um novo olhar sobre os futuros fotógrafos. “Enquanto criança é muito fácil fazer a inclusão, mas à medida que eles vão crescendo, torna-se mais difícil e muitos são isolados. Em um curso como esse, com o mesmo propósito, eles ampliam todo o seu potencial”, afirmou.

Rede de Atenção

Atualmente, três Centros Especializados em Reabilitação (CER) atendem a população com deficiência no Estado e há perspectiva de que outros três sejam inaugurados nos próximos meses em Lagarto, Propriá e Aracaju, conforme informou a representante da área na Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alynne França.

Contudo, para ela, estas ações precisam vir acompanhadas da eliminação das barreiras atitudinais que, muitas vezes, se configuram o principal entrave para a inclusão. “Temos uma diversidade de deficiências e situações de violências, de vulnerabilidade, mas as pessoas são singulares e a gente precisa compreender, respeitar a oportunizar a todos”, observou França.

A audiência foi encerrada com relatos de experiências de pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, que contaram os desafios de suas rotinas e as dificuldades que ainda encontram por causa da discriminação.

O vereador Américo de Deus e os deputados estaduais Iran Barbosa, Diná Almeida, Kitty Lima, Samuel Carvalho, Samuel Barreto e Rodrigo Valadares também participaram da audiência.

Bigode visita locais em Aracaju que foram atingidos por chuvas e ventos fortes

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2019 12h34, última modificação 22/03/2019 12h34
Bigode visita locais em Aracaju que foram atingidos por chuvas e ventos fortes

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode, primeiro secretário da comissão de direitos humanos da câmara municipal de Aracaju, esteve na ultima quinta feira, 21, ao lado de integrantes da defesa Civil, e do secretário da família e assistência social da capital, Antônio Bittencourt, visitando moradores do 17 de Março, e da Invasão Mangabeira na zona sul.

Preocupado com as fortes chuvas e ventos fortes que chegaram a atingir telhados de alguns condomínios na zona de expansão, o parlamentar pediu apoio para alguns órgãos do município, com o objetivo de sanar prejuízos, e oferecer segurança para essas comunidades nessa época chuvosa.

"Como empregado do povo, estarei sempre atento para desenvolver um trabalho, com a finalidade de proteger a sociedade", afirmou Bigode.

“É justo haver diferenciação nas contribuições de servidores civis e militares?” questiona vereador Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2019 13h08, última modificação 22/03/2019 13h08
“É justo haver diferenciação nas contribuições de servidores civis e militares?” questiona vereador Isac

Foto: Assessoria do parlamentar

O presidente Jair Bolsonaro já entregou pessoalmente ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o projeto de lei de reforma da previdência dos militares. A Câmara já analisa a PEC 06/2019, da reforma da previdência dos civis.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) falou sobre este assunto, em entrevista para o radialista Eron Ribeiro, da Rádio Jornal 540 AM. “Nós temos total e pleno respeito e reconhecemos a obra, o fazer diário dos militares federais e estaduais, e a importância deles para a segurança do povo. Mas nós temos que levantar uma questão fundamental: É justo haver diferenciação nas contribuições de servidores civis e militares?”, indagou Isac.

Para o vereador, que é servidor federal, não é correto ter diferenciação entre servidores, com relação a previdência. “O servidor civil vai ter que trabalhar quase 49 anos de contribuição para poder se aposentar. Terá que ter, necessariamente, 65 anos de idade se for homem, e 62 anos se for mulher. Já os militares estão fora dessa regra. Isso é errado. Que a regra seja igual para todos”.

Isac também deixou claro que em sua opinião, a proposta apresentada para os militares, deveria ter sido a proposta apresentada para os servidores civis. “Na pressa de agradar os militares, o presidente atentou contra a população. Não há justiça em você penalizar o maior grupo, que mais contribuiu pela nação, tratando com respeito e gratidão os militares. O governo tem que ter essa mesma gratidão e respeito por todos”.

Os dois projetos, que já estão na Câmara, irão tramitar separados. A proposta da previdência dos militares, que poderá seguir para apreciação do Plenário da Câmara, será analisada por uma comissão especial. A reforma dos civis está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, depois passará por uma comissão especial, antes de ser submetida a votação do Plenário.

Américo de Deus participa de ato contra a Reforma da Previdência

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/03/2019 13h11, última modificação 22/03/2019 13h11
Américo de Deus participa de ato contra a Reforma da Previdência

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 22, o vereador Américo de Deus (REDE) participou de ato contra a Reforma da Previdência, realizado em frente à sede da Petrobrás. O ato faz parte de uma mobilização geral que ocorre nesta sexta-feira em todo o país. 

"Estamos protestando e chamando a atenção da sociedade para dizer não a propositura do governo federal em efetuar a reforma da previdência nos moldes apresentados, assim como, também estamos protestando contra o fechamento da FAFEN", comentou o parlamentar Américo de Deus.

A mobilização é organizada por centrais sindicais e movimentos sociais, com o objetivo alertar a população e demonstrar insatisfação com as propostas apresentadas para a reforma da previdência. A reforma apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro traz pontos polêmicos como mudanças propostas para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), onde o valor de um salário mínimo seria pago apenas àqueles com mais de 70 anos, e pessoas com idade de 60 a 69 anos teriam direito a receber R$ 400. Outra mudança que desagrada e gerou motivos de protestos foi o fim da multa rescisória e do depósito de 8% do FGTS para aposentados.

Vereadores prestigiam a 36ª Corrida Cidade de Aracaju

por Abrahão Crispim — publicado 25/03/2019 09h58, última modificação 25/03/2019 09h58
Vereadores prestigiam a 36ª Corrida Cidade de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e os vereadores Anderson de Tuca (PRTB) e Seu Marcos (PHS) prestigiaram a tradicional Corrida Cidade de Aracaju, que marcou as comemorações pelo aniversário da capital. A organização do evento é de responsabilidade da Secretaria Municipal da Juventude e Esportes (Sejesp).

A 36ª Corrida Cidade de Aracaju encerrou as festividades do aniversário de 164 anos da capita e contou com cerca de quatro mil. A corrida ofereceu aos atletas a possibilidade de três percursos, são eles: 5 km, 10 km e 24 km.

Segundo Nitinho, essa corrida tem grande importância, pois movimenta diversos setores na cidade. “Quero parabenizar o secretário Jorge Araújo Filho e toda a sua equipe pelo brilhante evento. Tudo muito organizado. A presença do público também foi marcante, com milhares de pessoas de todas as idades acompanhando e incentivando os participantes, o que torna o evento uma grande festa".


Corredor nato, o vereador Anderson de Tuca afirmou que o cuidado com que a Prefeitura de Aracaju sistematiza a corrida faz com que sua fama se prolifere organicamente entre os amantes do esporte. “Esporte é saúde e nosso mandato é sempre pautado pelo incentivo ao esporte”.

A relevância da corrida também foi comentada pelo vereador Seu Marcos. “A prefeitura de Aracaju, incrementa no calendário aracajuano esse evento tão importante e a gente fica satisfeito porque esporte é saúde, é vida, parabéns ao prefeito e ao secretário municipal”.

Para o secretário Municipal da Juventude e Esporte, Jorge Araújo Filho, é um marco importante chegar à edição 36ª da Corrida. “Este evento é uma prioridade da gestão, sendo uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira o trabalho de ampliar e melhorar a corrida. Neste ano, temos um diferencial que é o fato da competição ocorrer num sábado, o que estimula o turismo”.

Américo de Deus cobra posição da Casa Civil quanto administração da Orla do Bairro Industrial

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 10h04, última modificação 25/03/2019 10h04
Américo de Deus cobra posição da Casa Civil quanto administração da Orla do Bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) se reuniu na manhã de hoje, 22, com o superintendente da Casa Civil, Geofrâncio de Jesus Reis, para falar sobre o pedido protocolado através de ofício, solicitando ao Governo do Estado que defina quem será o órgão estadual ou municipal encarregado de efetuar a administração e manutenção da Orla do Bairro Porto Dantas.

O superintendente falou que já tem conhecimento dessa demanda, e solicitou um prazo de 15 dias para se posicionar sobre o assunto.  Disse também que tem consciência de que o investimento da magnitude aplicado na orla, não poderá continuar sendo dilapidado pela ação dos vândalos e do tempo.

O parlamentar Américo de Deus falou da importância de se somar esforço. “É hora de somarmos esforços e focar nos compromissos para não deixarmos um cartão postal, um presente para a comunidade do Bairro Porto Dantas se acabar, a exemplo de outros, em menos de 01 ano de inauguração”, colocou.

Cabo Didi Faz visita ao Secretário de Obras da Emurb

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 10h11, última modificação 25/03/2019 10h11
Cabo Didi Faz visita ao Secretário de Obras da Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido) esteve na tarde de ontem quinta-feira, 21 na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em reunião com o secretário Sérgio Ferrari, juntamente com os representantes do Loteamento Isabel Martins, localizado no bairro Santos Dumont. 


O objetivo da reunião na sede da Emurb foi reivindicar melhorias na malha asfáltica do Loteamento, além de fazer uma breve explanação sobre a estrutura das ruas que necessitam de reparos.

Na ocasião, o secretário de obras da Emurb, Sérgio Ferrari, afirmou que o projeto para asfaltar o loteamento já está em andamento e que até o final deste ano todas as ruas estarão asfaltadas, porém ainda não tem uma data definida para o término deste serviço no loteamento. "Tanto os moradores quanto eu, saímos satisfeitos desta reunião e nós só temos a agradecer ao secretário, pelas explicações detalhadas, já que os moradores não estavam a par dos acontecimentos, " explicou o vereador.

Vereador Cabo Didi leva moradores do Costa Verde para reunião na Emurb

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 10h15, última modificação 25/03/2019 10h14
Vereador Cabo Didi leva moradores do Costa Verde para reunião na Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

Os moradores do Loteamento Costa Verde no bairro Aruana, em companhia do vereador Cabo Didi (sem partido), reuniram-se no final da tarde da última quinta-feira, 21, com o Secretário Sérgio Ferrari( EMURB) na sede da Secretaria para solicitar pavimentação nas ruas do bairro, principalmente naquelas em que os ônibus transitam para facilitar a vida da população.

Durante a sua explanação com relação ao trabalho da pavimentação na localidade, o secretário de obras e urbanização, Ferrari disse que primeiro tem que ser feito um trabalho de drenagem das ruas para depois começarem o serviço no local, porém prometeu aos moradores fazer um paliativo até que as obras sejam iniciadas, dando estrutura para transitar no local e que as obras começarão de acordo com uma programação da empresa e depende também da necessidade de cada local.

"Agradeço a compreensão do secretário em nos receber e viabilizar para que essas obras possam ser iniciadas e beneficiem a população. O parlamentar aproveitou a conversa para comunicar ao secretário que o senador da Rede, Alessandro Vieira, estaria liberando uma emenda para que essas obras possam ser concluídas", frisou Cabo Didi.

Thiaguinho Batalha solicita demandas ao prefeito Edvaldo Nogueira

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 10h19, última modificação 25/03/2019 10h19
Thiaguinho Batalha solicita demandas ao prefeito Edvaldo Nogueira

Foto: César de Oliveira

Na tarde desta sexta-feira, 22, o vereador Thiaguinho Batalha se reuniu com o prefeito Edvaldo Nogueira para levar até ele algumas demandas da população as quais o parlamentar está trabalhando. Assuntos como as enchentes da 13 de julho, a instalação de brinquedos adaptados nas praças públicas, a comissão de eventos e o projeto sobre os cervejeiros artesanais foram discutidos.

“Foi uma conversa muito produtiva. O prefeito garantiu que já está fazendo um estudo para que soluções definitivas sejam aplicadas na área da 13 de Julho. Já sobre os brinquedos adaptados, ele ficou de se reunir com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, para autorizar mais duas praças para a instalação dos brinquedos”, afirmou o vereador.

 Dia do Cervejeiro Artesanal

Thiaguinho também fez um acordo com o prefeito para reformular o projeto sobre o cervejeiro artesanal para instituir o dia municipal da categoria e a criação de políticas públicas para o incentivo da profissão.

“Vamos refazer a PL criando o dia municipal do produtor de cerveja artesanal e a ampliação para possíveis incentivos de políticas públicas para a categoria”, explicou Thiaguinho.


Seu Marcos realiza ação no Bugio e alerta sobre a possível falta de vagas em frigoríficos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 11h55, última modificação 25/03/2019 11h55
Seu Marcos realiza ação no Bugio e alerta sobre a possível falta de vagas em frigoríficos

Foto: Assessoria do parlamentar

No domingo, 24, o vereador Seu Marcos ( PHS) realizou um mutirão na feira livre do Conjunto Bugio, Zona Norte de Aracaju. O objetivo foi informar os feirantes sobre a obrigatoriedade do selo de inspeção estadual e federal, além dos critérios expedidos pelo Ministério Público Estadual ( MPE) , Vigilância Sanitária e Emdagro sobre a venda de carnes , frangos e peixes nesses espaços.

“No último dia 19, durante visita a feira do Batistão, o primeiro local a receber a inspensão dos órgãos, alguns trabalhadores alegaram não saber das exigências, disseram ser surpreendidos com a fiscalização. Decidi, então, visitar as feiras e conversar com esses trabalhadores, conscientizá-los para que não hajam mais punições. Durante a atuação do Gabinete Itinerante no Bugio, identificamos muitos feirantes temerosos. Alguns marchantes afirmaram que os frigoríficos legalizados não estão mais aceitando cadastro”, explicou o parlamentar.

Seu Marcos,que é presidente da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Consumidor da Câmara Municipal, falou do desafio e da dificuldade dos trabalhadores nessa nova etapa. “Dois frigoríficos para o Estado todo. Os marchantes estão falando que não conseguem realizar o cadastro nas empresas e os vendedores de frango disseram que a nota fiscal encarece o produto. Não adianta fazer essa divulgação para a adequação das normas da Vigilância, se não garantir uma estrutura mínima para a atividade. Dois abatedouros apenas não vão comportar a demanda", alertou.

Encaminhamento

A informação que falta vaga para realização do abate nos frigoríficos legalizados despertou uma nova preocupação: “como os marchantes vão desempenhar suas funções? O local do abate é um critério importante para identificar a origem da carne. Pelo visto, estamos diante de mais um obstáculo, que será levado aos órgãos competentes” , alertou Seu Marcos.

Seu Marcos lança o Gabinete Itinerante

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 12h05, última modificação 25/03/2019 12h05
Seu Marcos lança o Gabinete Itinerante

Foto: Assessoria do parlamentar

Com o objetivo de aproximar o poder Legislativo Municipal e as ações de seu mandado da população aracajuana, o vereador Seu Marcos (PHS) lançou nesse domingo, 24, o #Gabinete Itinerante vereador Seu Marcos (GISM).

A primeira ação da equipe foi a divulgação das novas exigências da Vigilância Sanitária na venda de produtos de origem animal nas feiras livres do município. Iniciativa que foi bastante aceita pelos vendedores de carnes, frangos e peixes da feira do Bugio, primeiro espaço contemplado pelo Gabinete Itinerante. "Não estamos cientes de como vai ser essa fiscalização, acredito que é preciso mais informação. Agradecemos ao vereador e sua equipe por essa atenção", disse a feirante Angelica Alves.

“A ideia de diminuir essa distância entre o poder legislativo municipal dos aracajuanos e facilitar o acesso ao nosso mandato sempre foi uma das minhas vontades desde que assumir a vaga de legislador. A equipe aceitou o desafio e fizemos a primeira ação, que foi um sucesso. Agradeço a toda equipe e aos feirantes pela receptividade. Até dia 10 de agosto deveremos percorrer as 32 feiras existentes na cidade para levar informação e reiterar o nosso compromisso, não só com os trabalhadores aracajuanos, mas com todos os cidadãos”, explicou o vereador.

Zezinho do Bugio garante levar demandas dos moradores do Almirante Tamandaré ao prefeito de Aracaju

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/03/2019 13h34, última modificação 25/03/2019 13h34
Zezinho do Bugio garante levar demandas dos moradores do Almirante Tamandaré ao prefeito de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

Na tarde da última sexta-feira (22), os moradores do conjunto Almirante Tamandaré, localizado no bairro Santos Dumont, receberam a visita do vereador Zezinho do Bugio, que foi conferir de perto a realidade da comunidade prejudicada pela falta de saneamento básico. 

“Estou muito preocupado com o que vi aqui. São crianças expostas às várias doenças, por conta dessa canal aberta. São famílias que perdem seus móveis quando a maré está cheia e sofrem com esta situação. A população do Tamandaré precisa de mais dignidade e vamos buscar recursos para isso”, garantiu o vereador.

Ao lado da liderança da região, Augusto do Tamandaré, o vereador Zezinho aproveitou para caminhar por algumas ruas da comunidade e ouvir as diversas demandas dos moradores. Segundo Augusto, uma das obras mais esperadas é a finalização da canal. “O mal que essa canal faz para os nossos moradores é, por vezes, irreparável. A angústia por ver nossas crianças atraindo doenças é grande”, contou o líder comunitário.

Além disso, os residentes cobram a pavimentação de uma das ruas, que acaba servindo de depósito de dejetos, quando a canal transborda. “Tem dias que amanhecemos aqui com fezes em nossas portas. Não aguentamos mais isso”, narrou José, um dos moradores mais antigos da comunidade.

O vereador fez questão de garantir aos moradores que buscará alternativas para a melhoria daquela realidade e que levará as demandas à prefeitura de Aracaju. “Estou agora mesmo marcando uma audiência com o prefeito, Edvaldo Nogueira, e vou apresentar a ele todas as dificuldades que vocês passam aqui. Vou também buscar recursos junto aos parlamentares federais, para que eles possam olhar com carinho a realidade sofrida do povo do Tamandaré”, disse Zezinho.

No final da visita, Zezinho recebeu a gratidão da comunidade pela visita. “Estamos sozinhos aqui. Dificilmente um parlamentar vem à nossa região. Ter o vereador Zezinho aqui é motivo de esperança e gratidão”, externou Augusto.

Gestor público José Alailson Vieira Santos Torres receberá título de Cidadão Aracajuano

por Eduardo Andrade e Danilo Cardoso — publicado 25/03/2019 15h28, última modificação 25/03/2019 15h28
Gestor público José Alailson Vieira Santos Torres receberá título de Cidadão Aracajuano

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá na próxima terça-feira, 26, o título de Cidadão Aracajuano ao gestor público José Alailson Vieira Santos. A Sessão Solene será realizada no Plenário da Casa Legislativa, às 16h. A propositura é de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB).

Concursados: Dos 400 aptos governo comprou material apenas para 100 futuros agentes prisionais, revela Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2019 09h03, última modificação 26/03/2019 09h03
Concursados: Dos 400 aptos governo comprou material apenas para 100 futuros agentes prisionais, revela Cabo Amintas

Foto: Gilton Rosas

A edição de ontem, 25, do programa “Nas Ruas”, apresentado pelo vereador Cabo Amintas (PTB) repercutiu o novo boletim geral da Polícia Militar que anunciou a mais recente convocação do Governo. 330 dos candidatos que foram aprovados em todas as etapas do concurso, devem apresentar os exames admissionais e os documentos necessários para a pré-matrícula.

A luta de Amintas em favor dos concursados não é de hoje. Além das reivindicações feitas em Tribuna, o parlamentar usou outras vezes o programa “Nas Ruas” para externar suas cobranças a respeito do assunto. Mesmo com o anúncio do Boletim Geral, animador para pouco mais de 300 aprovados, Amintas ressaltou sua preocupação em torno da medida, sem deixar de falar, é claro, do embate travado em favor do bem da população.

“Essa questão da pré-matrícula me preocupa. Eu acho que tem que ser a matrícula de imediato. Esse resultado chegou graças à uma luta que viemos somando com os aprovados. Os aprovados da Polícia Militar sabem o quanto somamos, o quanto estivemos em todos os atos em que fomos convidados. Lutamos porque sabemos da necessidade de novos policiais em Sergipe. A gente tem fé em Deus de que eles serão convocados, logo passarão pelo curso preparatório, e vão estar nas ruas nessa batalha pela Segurança Pública”, afirmou, esperançoso.

Convidado da noite do “Nas Ruas”, o Cabo Will Guerreiro, presidente da Unica (União da Categoria Associada), que reúne servidores militares e suas demandas, falou sobre a convocação do governo.

“Eu tenho muita esperança de que isso seja fruto da luta daqueles que estão unidos pelo chamamento dos aprovados. Todo mundo sabe da sua participação na Alese, com os deputados, numa audiência pública que lotou as galerias. Parabenizo a todos. Tenho certeza que a entrada desse pessoal vai agregar bastante nas batalhas que têm por vir”, declarou.

Cabo Amintas não deixou de evidenciar o esforço dos aprovados, que não esmoreceram diante das negativas e continuaram a pleitear suas demandas. “Os atos desses aprovados, a organização deles, têm chamado a nossa atenção. Reivindicando, mas sem permitir ser usados politicamente. Mesmo estando político, vejo que eles não permitiram que ninguém — nem o Cabo Amintas, nem os que acham que enganam o povo representando a Segurança Pública — protagonizasse a luta deles. Provavelmente vão surgir políticos dizendo: ‘olha aí, meu trabalho surtiu efeito’. Não! O que surtiu efeito foi o trabalho dos aprovados!”, salientou.

Por fim, o petebista destacou uma informação que recebeu e que vai de encontro aos interesses de mais uma classe de aprovados.

“Não podemos esquecer que temos os bombeiros esperando ser chamados também, os agentes prisionais. Inclusive, nesse momento, são mais de 400 aptos para serem chamados para o curso de agente prisional. Mas a informação que eu recebi foi de que a secretaria só comprou material para 100. Ou seja, a intenção do governador é chamar apenas 100. A Secretaria da Justiça comprou 100 coturnos, 100 camisas... E o restante dos aprovados? É brincar com o povo, né? Não podemos deixar isso acontecer de forma nenhuma!”, concluiu.

Projeto de Isac prevê que sociedade "adote" escola municipal

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2019 10h28, última modificação 26/03/2019 10h28
Projeto de Isac prevê que sociedade "adote" escola municipal

Foto: César de Oliveira

O vereador Isac Silveira (PCdoB) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) um Projeto de Lei, n°56/2019, que institui o Programa Municipal Adote uma Escola, com o objetivo de incentivar a sociedade civil, tanto pessoas físicas como jurídicas, a contribuírem na conservação e manutenção das Escolas Públicas Municipais de Aracaju.

Segundo o vereador, muitas melhorias podem ser proporcionadas para a rede pública por meio deste projeto. “Quantos pais de alunos, moradores antigos dos bairros em que os colégios estão, e até mesmo comerciantes podem contribuir? Às vezes querem fazer e não sabem como, ou se podem. Uma boa comunidade escolar é a que envolve todos”, disse o vereador.

Segundo o Projeto de Lei as pessoas que tiverem interesse deverão estar cadastradas e firmar termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Educação, que junto com as diretorias das escolas beneficiadas, deverá ter o controle das ações realizadas. A sociedade poderá participar das seguintes formas: Doar equipamentos e materiais didáticos; Realizar obras de reforma e ampliação de prédios escolares, de acordo com projetos elaborados pelo poder público, conservar e realizar a manutenção da escola adotada.

O projeto também prevê que a adoção de qualquer instituição de ensino deverá ser de, no mínimo, seis meses, e que várias pessoas podem adotar a mesma escola. “Não se tem um número fechado de adoções por escola. Várias pessoas podem querer adotar a mesma. E não vejo problema nisso. Agora precisa-se estipular um tempo mínimo de doação ao local escolhido, como por exemplo seis meses. E passará a fazer parte do patrimônio municipal toda melhoria realizada na escola, sem gerar qualquer direito de ressarcimento ao adotante”, explicou Isac.

Terceirização e a Saúde em Aracaju é tema de Tribuna Livre na CMA

por Fernanda Sales — publicado 26/03/2019 13h14, última modificação 26/03/2019 13h14
Terceirização e a Saúde em Aracaju é tema de Tribuna Livre na CMA

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 26, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discutir a Terceirização e a Saúde em Aracaju durante a Tribuna Livre. A principal discussão foi com relação a terceirização do Hospital Nestor Piva.

De acordo com Shirley Morales, a questão da terceirização não começou de repente. “Essa vinha sendo uma política que iniciou na gestão anterior, com a contratação através de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Em 2015, o Ministério Público Estadual (MPE) fez uma audiência, o que culminou numa ação civil pública que gerou como solução a realização do Concurso Público pela Prefeitura, mas não foi isso que aconteceu. O CAPS Davi Capistrano foi o primeiro a ser terceirizado, houve um protesto quanto à terceirização, não apenas pelos profissionais, como também os próprios familiares dos usuários dos CAPS”, explicou.

“O Nestor Piva começa a pensar em terceirização depois que os problemas foram divulgados em rede nacional, por falta de médicos no hospital. Muitos médicos deixaram de prestar assistência por questões profissionais e, para suprir a falta dos médicos, eles optaram pela terceirização”, acrescentou.

Ainda segundo a presidente do Seese, a intenção do sindicato sempre foi de negociação, para se chegar a uma solução. “Conversamos no dia 5 de janeiro com o secretário adjunto para tentar resolver a situação, mas logo após essa reunião, a secretária da Saúde anunciou a terceirização, assinada no dia 7 de janeiro. E o prefeito não anunciou como terceirização, mas sim que o hospital foi entregue a iniciativa privada. A empresa começa a gerenciar o hospital, que existem não só médicos, mas diversos outros profissionais. Mas para haver uma dispensa de licitação é necessário estado de calamidade ou em situação de falta de prestação de serviço, o problema estava apenas com o quadro de médicos e a prefeitura colocou todos os outros profissionais no pacote, entrando enfermeiros e outros profissionais”, esclareceu Shirley.

Outro problema destacado pela presidente foi com relação à empresa contratada. “No dia 14 de janeiro, depois que foi publicado no diário oficial, a empresa mudou a atividade para poder contemplar todos os serviços, pois inicialmente a empresa é registrada como atendimento ambulatorial e de exames, ou seja, só depois da licitação e que eles começaram a trabalhar é que alteraram e ampliaram seus serviços para contemplar todas as atividades presentes num hospital”.

Para finalizar seu discurso, Shirley destacou que a terceirização não melhorou o atendimento oferecido à população, o que prejudica o Hospital Fernando Franco, as Unidades de Saúde e no caso dos atendimentos complexos, acaba superlotando o HUSE. “O motivo da terceirização é a economia realizada com a contratação da empresa, mas os gastos continuam. O Nestor Piva, que já estava como Hospital, voltou a ser UPA, reduziu os atendimentos e não atende mais pacientes oncológicos. Peço que os vereadores não deixem de lado essa luta, espero uma atitude também de todos vocês”, finalizou.

Vereadores

Elber Batalha (PSB) parabenizou o sindicato e os profissionais por lutarem judicialmente por seus direitos. “Está mais do que provado que não está correto. Isso é uma fraude a licitação. Precisamos levar isso ao judiciário porque a empresa ganhou a licitação sem ter competência para atuar no hospital e fazendo a alteração depois de ganhar a licitação. Mais uma vez a prefeitura mostra a falta de compromisso. Alerto a população para observarem os políticos que estão colaborando com essas práticas”.

Para Américo de Deus (Rede), esta não é uma luta contra o prefeito, mas sim uma luta para dar melhor assistência à população. “Parabéns a este sindicato que nos representa também, por estar atento com a assistência e também com os servidores. É preciso destacar a questão do concurso público, esse era o modo mais legítimo a se fazer e não uma licitação a ‘cartas marcadas’, sendo que a empresa não tinha competência para isso”, disse.

O vereador Seu Marcos (PHS), presidente da Comissão de Saúde, destacou que esteve presente em audiências com o MPE, com Tribunal de Contas e que estava à frente de todos os acontecimentos. “Quero parabenizar a sua luta. Sempre fui contrário à terceirização, mas naquele momento, não havia outra alternativa. Quem estava sofrendo era o povo de Aracaju sem assistência médica, alguma coisa precisava ser feita. Fomos ao MPE, o contrato passou pelo Tribunal de Contas, pelo Conselho Municipal de Saúde e foi aprovado e a partir desse momento, começamos a fiscalizar o Nestor Piva, e é isso que todos nós vereadores devemos fazer: fiscalizar.”

Jason Neto (PDT) afirmou que admira o trabalho do sindicato, mas que a terceirização melhorou o atendimento do Nestor Piva. “Se o contrato foi feito de forma irregular tem que ser acionada a justiça, mas não posso dizer que sou contra a terceirização se quando chego no Nestor Piva vejo que mais pessoas estão sendo atendidas”.

O líder do prefeito na CMA, Vinícius Porto enfatizou que algo precisava ser feito para as pessoas serem bem atendidas. “Esse foi o objetivo do prefeito, ele tentou fazer algo novo para melhorar a situação do hospital, que vinha muito mal. As pessoas estavam sem assistência, isso não significa que ainda não precisa melhorar, mas está bem melhor que antes. Estamos tentando transformar a imagem da saúde municipal para o bem dos aracajuanos”, frisou o vereador.

Nitinho faz esclarecimentos aos vereadores

por Fernanda Sales — publicado 26/03/2019 13h16, última modificação 26/03/2019 13h16
Nitinho faz esclarecimentos aos vereadores

Foto: César de Oliveira

Durante a 13ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 26, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), se pronunciou para esclarecer algumas dúvidas administrativas dos vereadores. Com relação aos problemas estruturais da Casa Legislativa, o presidente anunciou que nesta quinta-feira, 28, será realizada licitação para reforma da CMA.

“A licitação para pequenas reformas irá pintar toda a estrutura interna e externa do prédio, melhorar toda a parte elétrica e ajeitar o telhado do arquivo da Casa que está com problemas.Em nova licitação, também vamos fazer a reforma do Plenário. Lembrando que esse prédio é tombado, é público e foi cedido para a Câmara, não podemos mudar a estrutura, mas estamos fazendo de tudo para melhorar o prédio”, destacou Nitinho.

O presidente também abordou a questão das verbas indenizatórias. “Há um setor administrativo nesta casa que cuida dessa parte e não depende só do presidente, é questão de controle. Existe a equipe que trabalha com todo o controle e faz a avaliação detalhada, para não sair nada errado. Então a dificuldade maior é fazer todas as análises do processo. Entendo que problemas nesta Casa existem, mas fazemos de tudo para resolver”, esclareceu.

O vereador Elber Batalha (PSB) sugeriu que o presidente marque uma reunião administrativa com os vereadores para esclarecer todas as dúvidas. Em comum acordo com os vereadores, o presidente agendou a reunião para esta quinta-feira, 28, após a sessão.

Câmara aprecia 20 proposituras nesta terça

por Leilane Coelho — publicado 26/03/2019 13h34, última modificação 26/03/2019 13h34
Câmara aprecia 20 proposituras nesta terça

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 26, durante a Pauta do Dia, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju apreciaram 20 proposituras sendo um veto total, 19 Projetos de Lei sendo destes 16 em Redação Final, um em 3º votação e dois em 1º votação.

O veto total ao Projeto de Lei nº 19/2018 foi mantido por nove votos sim, seis não e uma abstenção.  O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Emília Corrêa (PATRI) e dispõe sobre a acessibilidade e adequação das calçadas no município de Aracaju.

A parlamentar utilizou a Tribuna para defender a importância do projeto para a vida dos aracajuanos.  “O mesmo projeto foi criado na gestão anterior de Lucas Aribé e o então prefeito João Alves vetou. Agora refizemos o projeto e Edvaldo veta também. O plano diretor da nossa cidade até agora nada, e enquanto isso não se faz nada com as calçadas. É incoerente os vereadores aprovarem esse projeto e agora vetarem porque o prefeito alega inconstitucionalidade. O projeto é para corrigir as calçadas de Aracaju. A população precisa desse benefício, pois as calçadas estão em situação precária. Esse veto é cruel e desumano”, disse a vereadora Emília Corrêa.

Em Redação Final, foi aprovado o Projeto de Lei nº 110/2018, de autoria do ex-vereador Professor Bittencourt, que institui no âmbito do município de Aracaju a semana municipal do uso racional de medicamentos.

Em 3º votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1/2018, de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que institui o programa de adoção de praças públicas, de esportes e aéreas verdes, estabelece seus objetivos e processos, suas espécies de limitação das responsabilidades e dos benefícios dos adotantes.

Em 1º o Projeto de Lei nº 18/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e de crédito, instaladas em Aracaju, de cientificar o consumidor do direito de liquidação antecipada do débito foi rejeitado por seis votos sim, oito não e uma abstenção.

Também em 1º votação, o Projeto de Lei nº 20/2018, que obriga o fornecimento por escrito das razões do indeferimento de crédito por estabelecimentos comerciais instalados no município de Aracaju, foi rejeitado por sete votos sim e nove não.

Camilo de Lula fala da Semana Estadual de Mobilização em defesa da Água

por Abrahão Crispim — publicado 26/03/2019 13h21, última modificação 26/03/2019 13h21
Camilo de Lula fala da Semana Estadual de Mobilização em defesa da Água

Foto: César de Oliveira

O vereador Camilo Lula (PT) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira, 26, para falar Semana Estadual de Mobilização em defesa da Água, realizadas entre os dias 18 a 22 de março. “O evento ocorre anualmente com o objetivo de sensibilizar a população acerca do uso racional da água”, ressaltou.

Outro assunto abordado pelo parlamentar, também foi com relação à Reforma da previdência. Na avaliação do parlamentar, "a proposta de Emenda à Constituição que o governo de Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional na semana passada é muito pior do que a do ilegítimo Michel Temer, derrubada pelos trabalhadores e trabalhadoras depois da maior greve geral da história, em abril de 2017".

Por fim, Camilo Lula parabenizou o PCdoB, pelos 97 anos de fundação. Ele destacou que a sigla “sempre esteve nas principais lutas em defesa da democracia, dos interesses do povo e por um Brasil justo e soberano”.

Bigode fala da visita feita aos bairros da Zona Sul atingido pelas fortes chuvas

por Abrahão Crispim — publicado 26/03/2019 13h26, última modificação 26/03/2019 13h26
Bigode fala da visita feita aos bairros da Zona Sul atingido pelas fortes chuvas

Foto: César de Oliveira

Dando início aos trabalhos do Pequeno Expediente, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar da visita feita aos bairros da Zona Sul atingido pelas fortes chuvas.

De acordo com o vereador, fortes chuvas e ventos fortes chegaram a atingir telhados de alguns condomínios na zona de expansão. “Solicitei apoio para alguns órgãos do município, com o objetivo de sanar prejuízos, e oferecer segurança para essas comunidades nessa época chuvosa”, informou.

Ao finalizar, Bigode se diz decepcionados com alguns moradores da Zona Sul que tenta prejudicar o seu mandato. “O povo não reconhece o meu trabalho realizado nas localidades, mas irei continuar ajudando aos moradores da Zona Sul”.

Américo de Deus fala sobre prejuízos com possível fechamento da Fafen

por Abrahão Crispim — publicado 26/03/2019 13h29, última modificação 26/03/2019 13h29
Américo de Deus fala sobre prejuízos com possível fechamento da Fafen

Foto: César de Oliveira

Dando início ao Grande Expediente, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, para falar da situação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen/SE). O parlamentar destacou os prejuízos a exemplo de cerca de 800 pessoas desempregadas, caso a Petrobras insista no fechamento da fábrica.

“Sabemos das consequências negativas, caso a Petrobras insista no fechamento da Fafen em Sergipe, pois causará desemprego e prejuízos às empresas que atuam nas proximidades da fábrica em Laranjeiras”, ressaltou acrescentando que cerca de 800 pessoas ficarão desempregadas, repudiou.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi com relação à Reforma da Previdência. Para ele, “a reforma da previdência nos termos que estão sendo colocados pelo atual governo, é desnecessária. Sou contra por entender que é o contra o povo. Retira direitos conquistados. Também sou contra qualquer forma de assédio moral e sexual em ambiente de trabalho e em qualquer ambiente. Precisamos impedir está reforma e criar mecanismos para evitar o assédio, tanto moral quanto sexual", afirmou.

Por fim, Américo de Deus falou sobre o desemprego no país e ressaltou a necessidade de uma reforma tributária. “Um país com 13 milhões de desempregados, aqui no estado de Sergipe 185 mil desempregados, com a maior taxa de desemprego do Nordeste e nós estamos discutindo aqui como atrapalhar ainda mais o trabalhador. O presidente da república deveria verificar a reforma tributária”.

Discussão

O vereador Isac Silveira (PCdoB) foi favorável ao pronunciamento do vereador Américo. “O cidadão agora só vai ter direito de se aposentar quando chegar aos 65 ou 70 e precisamos analisar essa situação, pois a expectativa de vida dos brasileiros é de 75 anos, ou seja, os trabalhadores só vão se aposentar já em cima da expectativa”.

Já Camilo Lula (PT) reforçou a importância da luta contra a Reforma da Previdência. “A população deve estar mobilizada e cobrar dos seus representantes políticos, posições contrárias à medida. Não à Reforma da Previdência”, conclamou o vereador.

Elber vai prestar queixa-crime no MP contra a Secretaria Municipal de Saúde

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2019 14h05, última modificação 26/03/2019 14h05
Elber vai prestar queixa-crime no MP contra a Secretaria Municipal de Saúde

Foto: César de Oliveira

Diante da apresentação feita pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE), na manhã desta terça-feira, 26 de março, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Elber Batalha (PSB) disse que vai prestar uma queixa-crime contra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que fraudou a licitação do Hospital Nestor Piva.

De acordo com um relatório apresentado pela presidente do SEESE, Shirley Morales, a Prefeitura de Aracaju, contrariando o discurso de campanha do prefeito Edvaldo Nogueira, deu continuidade ao pagamento dos servidores da saúde através do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), que já era praticado e criticado na gestão João Alves. A partir desse imbroglio, deu-se o processo de privatização do Nestor Piva. “A Prefeitura insistiu no pagamento por esta modalidade, além do corte de 30 a 40% no valor que os médicos recebiam. Aí, como eles já eram RPA, eles não aceitaram e cerca de 120 médicos deixaram de prestar a assistência e aí começou a passar em cadeia nacional e foram expostos os prejuízos e problemas que a população estava sofrendo por conta dessa atitude do prefeito. Fora dizer de toda manobra que foi feita para que a empresa assumisse o Nestor Piva, ela não tinha capital social, nem capacidade de pegar uma demanda desta monta. A Prefeitura não cumpriu nenhum trâmite legal para que essa terceirização acontecesse”, explicou.

Depois de ouvir atentamente as explanações, Elber parabenizou o Sindicato e todos os trabalhadores da saúde de Aracaju pela vitória no TJ, que anulou a privatização do Nestor Piva, considerando-a ilegal. “Em qualquer lugar sério do mundo, com essa atitude, prefeito Edvaldo Nogueira seria punido exemplarmente pelo Ministério Publico. Isso é uma fraude ao processo licitatório. Vou solicitar esses documentos e vamos até o MP para que seja feita uma queixa-crime contra a diretoria da Secretaria Municipal de Saúde, a empresa e a Prefeitura. Eles fraudaram a licitação e não é mais um debate político não. Eles deram um ganho a licitação a uma empresa totalmente fora dos padrões mínimos razoáveis”, informou.

Seu Marcos defende fiscalização no Nestor Piva

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2019 14h35, última modificação 26/03/2019 14h35
Seu Marcos defende fiscalização no Nestor Piva

Foto: César de Oliveira

Durante sua participação na Tribuna Livre, na manhã desta terça feira, 26, na 13° sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que debateu a Terceirização do Hospital de Pronto Atendimento Nestor Piva, o vereador Seu Marcos (PHS) defendeu ampla fiscalização sobre os serviços oferecidos à população.

Após ouvir as explanações da presidente do Sindicatos dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), Sheila Morales, o parlamentar defendeu o entendimento dos órgãos de fiscalização. “Acompanhei todo o processo e os debates sobre a questão. Naquele momento, tivemos sérias dificuldades por causa do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). O contrato já tinha sido aceito pelos Ministérios Públicos, pelo Tribunal de Contas e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Não tinha mais o quê fazer. O nosso entendimento, no período, era o de cuidar dos aracajuanos, que estavam sofrendo pela falta de atendimento médico”, explicou.

Ainda durante sua fala, Seu Marcos esclareceu o seu posicionamento ao sistema recém instalado. “Quero deixar claro que sou contra a terceirização. Mas, agora, é preciso ampla fiscalização no Nestor Piva para saber se a população está sendo bem atendida. Precisamos avançar e se preocupar com a qualidade do serviço. Com as condições de trabalho de todos, principalmente dos servidores”, defendeu o presidente da Comissão de Saúde da CMA.

Cabo Didi cobra do Prefeito plano de cargos e carreiras dos agentes da SMTT

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/03/2019 15h47, última modificação 26/03/2019 15h47
Cabo Didi cobra do Prefeito plano de cargos e carreiras dos agentes da SMTT

Foto: César de Oliveira

Na manhã de hoje (26), o vereador Cabo Didi (sem partido), subiu à Tribuna no Pequeno Expediente, para cobrar mais uma vez o plano de cargos e carreiras dos agentes da SMTT. O parlamentar em sua explanação, falou que os agentes de trânsito apenas querem no momento é ter um diálogo com o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, para discutirem com clareza e calma o plano de cargos e carreiras da categoria.

Na oportunidade, o vereador aproveitou seu pronunciamento, para exaltar o trabalho destes bravos profissionais que organizam o trânsito da nossa cidade. "Uma categoria que trabalha em prol da cidade, para que nosso trânsito possa fluir normalmente, então eles merecem ser atendidos pelo prefeito," frisou Didi.

Durante sua narrativa na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador passou um vídeo mostrando a atuação dos agentes de trânsito em nossa capital e sua importância na segurança dos transeuntes.

Américo de Deus cobra manutenção do canal Anísio Azevedo

por Abrahão Crispim — publicado 27/03/2019 10h35, última modificação 27/03/2019 10h38
Américo de Deus cobra manutenção do canal Anísio Azevedo

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo De deus (Rede) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 27, para cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira manutenção no canal da Avenida da Anísio Azevedo.

De acordo com o parlamentar, a última reforma feita foi na gestão do então prefeito Marcelo Déda, em 2001. “Quem precisar passar pelas imediações da avenida Anísio Azevedo, na Zona Sul da capital, terá dificuldades de trafegar pela região. Isso porque o canal que atravessa a via transbordou e causando transtornos a moradores e motoristas”, citou.

“Mesmo sem chuvas, o alagamento das ruas próximas ao canal vem danificando o asfalto e tem deixado o trânsito lento. Buracos e grandes poças também interferem no tráfego de veículos e de pessoas na região atingida”, completou.

Por fim, Américo cobrou construção do murro de contenção no Loteamento Coqueiral, bairro Porto Dantas. “Nós entendemos que essa obra é emergencial, por ser de proteção, e vamos lutar por isso. Vamos bater nessa tecla, vamos insistentemente cobrar”, informou.

Dr. Gonzaga conta a história da pianista Maria de Lourdes Barros Rosas

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 27/03/2019 11h34, última modificação 27/03/2019 11h34
Dr. Gonzaga conta a história da pianista Maria de Lourdes Barros Rosas

Foto: Gilton Rosas

Dando início ao Pequeno Expediente desta quarta-feira, 27, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) utilizou a Tribuna para contar a história da pianista Maria de Lourdes Barros Rosas, falecida no último dia 14. "A pianista nasceu no ano de 1920 e iniciou seus estudos de piano aos 6
anos de idade com seu pai, o músico e pirotécnico Pedro Barros”, enalteceu o parlamentar.

Em 1971, foi apresentada ao prof. Leosírio Guimarães, e tornou-se pianista titular da Sociedade Filarmônica de Sergipe, e depois vice-diretora artística da entidade, função que exerceu por mais de 20 anos. Nessa mesma época, Dona Maria de Lourdes passou a lecionar
Educação Musical.

Maria de Lourdes Barros também se destacou como compositora, tendo feito mais de 200 composições, além de gravar dois CDs, ambos com canções de sua autoria. Entre as suas composições, estão cerca de 60 peças dos mais variados estilos, incluindo marchas, choros, dobrados, tangos, valsas, fox, hinos, prelúdio e uma sinfonia.

Entre elas as de maior sucesso foram “Canção em Prelúdio”, ”Rainha do Lar”, ”Mosquito Elétrico”, ”Os Autênticos Bemóis”, “Aracaju, Cidade Moça”, “Hino da SOFISE”, entre outras. “Um verdadeiro exemplo de vida, a pianista e compositora Maria de Lourdes Barros Rosas costumava dizer que a inspiração para compor chegava naturalmente", contou Dr. Gonzaga.

Por fim, o parlamentar mostrou aos presentes o seu último álbum, "Tema do Coração", com 14 canções.

Camilo Lula destaca situação de desemprego no país

por Fernanda Sales — publicado 27/03/2019 11h51, última modificação 27/03/2019 11h51
Camilo Lula destaca situação de desemprego no país

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 27, durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Camilo Lula (PT) ressaltou no Grande Expediente a situação de crise econômica e desemprego que vem destruindo as famílias brasileiras, principalmente a juventude.

Para o parlamentar, a expectativa da juventude está no mercado de trabalho e na educação, mas o que existe atualmente são cortes de investimentos. “Na educação há corte de bolsas de estudo, corte de incentivo as pesquisas. E com relação ao emprego há uma retração de 1,3% no caso da juventude. Se o desemprego no Brasil é de 11%, para a juventude o desemprego é de quase 26%”.

O vereador apresenta dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) na área de operador de marketing, no comércio e operador de caixa. “Na profissão de operador de telemarketing, desde a reforma trabalhista, teve uma retração de 397 empregos de 2017 para 2018 e agora, de 2018 para 2019, mais de mil pessoas vem deixando de trabalhar nessa área. No mesmo período, a profissão de comerciante e varejista aqui em Aracaju a retração de emprego foi de 121 e agora passou para 347 a menos. E operador de caixa foram quase 200 cargos que deixaram de ser ocupados. A reforma trabalhista surgiu para criar mais empregos e o que acontece mais é o trabalho intermitente e parcial. A juventude está sendo jogada para o trabalho informal e o discurso oficial do governo não é cumprido”, enfatizou Camilo.

Ainda durante seu discurso o vereador destacou a preocupação com os jovens desempregados. “O maior risco hoje do desemprego é quando se começa a prejudicar a saúde mental. 10% dos jovens já sofrem ou sofreram depressão. Não podemos deixar de lado essa situação”, frisou.

Apartes

Em aparte, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB), elogiou a preocupação de Camilo com os jovens desempregados em Aracaju. “Destaco para os jovens mais pobres, que assim que terminam seus estudos não tem outra saída a não ser trabalhar e quando não tem emprego ficam em casa sem ter o que fazer”.

Os vereadores Fábio Meireles (PPS) e Américo de Deus (Rede) destacaram a importância de falar sobre o desemprego. “O país não oferece oportunidade de emprego para os nossos jovens e são mais de 20 milhões de brasileiros desempregados, pessoas no mercado informal, vendendo de tudo pela cidade porque não tem emprego. Nossa carga tributária é alta e muitas lojas estão fechando”, reforçou Américo.

Elber Batalha (PSB) chamou a atenção para o governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira. “Eles já disseram que a empregabilidade é beneficiada em Sergipe por ser um ótimo lugar para se investir. Quero saber onde está a margem de Sergipe e Aracaju nesse cenário de emprego”, finalizou.

Zé Valter defende o empreendedorismo para combater desemprego e começa trabalho em comunidades carentes de Aracaju

por Marcelo Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2019 14h02, última modificação 27/03/2019 14h02
 Zé Valter defende o empreendedorismo para combater desemprego e começa trabalho em comunidades carentes de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Quem conversa com o vereador Zé Valter (PSD) percebe se tratar de um homem trabalhador, prático e empreendedor. Sua vida é um atestado disso. Aposentado pela Petrobras, não se sentou no confortável “sofá do descanso”. Continua trabalhando, agora em atividades agropecuárias e também como parlamentar, na Câmara de Vereadores de Aracaju.

Com o alto índice de desemprego e as dificuldades econômicas que o país atravessa, não é difícil imaginar o tamanho do problema que se abate sobre o brasileiro e, mais de perto, sobre o aracajuano.

Esse é um aspecto que tem preocupado o parlamentar, e foi razão para que ele fizesse um importante pronunciamento na Câmara de Vereadores, defendendo a criação de cooperativas ou associações dentro das comunidades mais carentes da capital, a fim de combater a atual taxa de desemprego, que no trimestre encerrado em fevereiro, registrou 12,6%, o equivalente a mais de 13 milhões de desempregados em todo o país.

Zé Valter entende que o estado brasileiro precisa buscar o equilíbrio fiscal e também desenvolver uma governança moderna, com sustentabilidade em suas contas e prestação de serviços à altura do que esperam os contribuintes. O cidadão quer um estado eficiente, esse é o ponto.

Atento a isso e comprometido com a geração de emprego e renda para a população, Zé Valter protocolou na Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quarta-feira, 27, projeto de lei de criação do Marco Regulatório Municipal da Economia Solidária que estabelece princípios, diretrizes e objetivos, definindo a Política e o Sistema Municipal de Economia Solidária.

Dessa forma, os empreendimentos econômicos solidários passarão a ser reconhecidos como sujeitos de direito, assegurando-se o direito ao trabalho associado e cooperativado, integrado às estratégias gerais de desenvolvimento sustentável e aos investimentos sociais que visam à organização e a promoção de atividades econômicas autogestionárias e sua integração em redes de cooperação na produção, comercialização e consumo de bens e serviços.

E para não ficar apenas na boa intenção e no discurso, o vereador reuniu sua equipe para trabalhar projetos de apoio ao empreendedorismo, à capacitação contínua dos trabalhadores para ganhar competitividade no mercado, e a formação de cooperativas e associações que rompam com o viciante e eterno assistencialismo do estado.

É fundamental que as relações entre estado e sociedade dialoguem com o século XXI, onde a revolução tecnológica devora empregos e desafia as pessoas a assumirem mais protagonismo e menos dependência do estado. “As pessoas são capazes de realizar, de viver sem o paternalismo dos cargos públicos temporários, que não garantem independência, ao contrário, criam pessoas sem personalidade para criar mecanismos de renda de forma autônoma”, avalia corretamente o vereador Zé Valter.

Sua defesa é no caminho de libertar as pessoas e deixar para o estado sua competência natural, que é criar as condições para a geração de empregos e deixar de ser um eterno “cabide de empregos”.

Nesse sentido, é importante destacar este início de trabalho de Zé Valter (PSD) na Câmara de Vereadores de Aracaju, ao assumir a defesa do trabalho e renda para os aracajuanos através de projetos que criem um novo sujeito social nas comunidades carentes; um cidadão livre e empreendedor inaugurando uma nova etapa de vida com perspectivas de crescimento e não apenas de recebimento de uma pequena ração financeira para sobreviver.

Se o poeta português Fernando Pessoa ensinou que “navegar é preciso”, então "que todos nos lancemos ao mar das oportunidades, em busca de novas conquistas", defende o parlamentar. “Com um pequeno bote, é possível chegar do outro lado do rio. É só não ter medo de tentar e começar a navegar”, finaliza.

Jason Neto cobra investimentos na área do turismo

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2019 14h23, última modificação 27/03/2019 14h23
Jason Neto cobra investimentos na área do turismo

Foto: Gilton Rosas

Foi durante sessão na Câmara desta quarta-feira, 27, que o Vereador Jason Neto (PDT) falou sobre a diminuição do fluxo turístico nos mercados municipais de Aracaju e cobrou mais atenção do governo em relação aos investimentos ligados ao turismo. Ainda na tribuna, o parlamentar falou sobre o funcionamento dos cashes do Banese e do Banco 24Horas instalados em alguns mercados da cidade.

“Precisamos movimentar os mercados de Aracaju. Já fui à Prefeitura, para cobrar alguma posição, para formatarem ideia para que esse fluxo de turistas aumente. Já marcamos uma reunião com o novo secretário de turismo para eu possa apresentar propostas de atração nos mercados, a exemplo de trios pé de serra nas sextas e nos sábados. É uma pena que exista pouca movimentação turísticas nos mercados”, disse o vereador Jason Neto.

Preocupado e sempre abraçando as causas dos feirantes de Aracaju, Jason disse também que a movimentação de turistas beneficia os feirantes. “Com o fluxo de turistas aumentando, melhora também a situação dos feirantes nas vendas das suas mercadorias”, disse o parlamentar frisando ainda sobre a falta de investimentos. “Turismo em Aracaju não existe. Isso porque não vemos investimentos por parte do Governo. Infelizmente isso acaba prejudicando as pessoas que dependem do fluxo turístico para terem uma renda”, explicou o vereador.

Cashs nos mercados

O vereador Jason Neto já conseguiu a instalação de cashs do Banco 24Horas e do Banese em alguns mercados de Aracaju, a exemplo do Mercado Municipal Miguel Arraes, no Bugio; Maria Virginia Leite Franco, o antigo Albano Franco ; Mercado Vereador Milton Santos, no Augusto Franco. “A instalação desses cashs melhorou muito a movimentação nos mercados. Com eles os feirantes e as pessoas que vão fazer suas compras podem fazer suas movimentações bancárias. Facilitando a compra e venda no local”, informou o vereador.

Palhaço Soneca leva moradores do bairro São Conrado para reunião com secretária de saúde

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2019 14h38, última modificação 27/03/2019 14h38
Palhaço Soneca leva moradores do bairro São Conrado para reunião com secretária de saúde

Foto: Assessoria do parlamentar

Na companhia dos moradores do bairro São Conrado, o vereador Palhaço Soneca (PPS) esteve reunido com a secretária municipal de saúde, Waneska Barboza, para apresentar uma série de reivindicações da Unidade de Saúde Humberto Mourão, que fica situada na região. O parlamentar quer ajudar na melhoria do atendimento de centenas de famílias que necessitam do serviço básico de saúde diariamente.

A visita do Palhaço Soneca aconteceu depois de ouvir algumas reclamações dos moradores do bairro São Conrado. “São demandas corriqueiras da população. É óbvio que todos querem e tem direito a um atendimento digno nas unidades de saúde. No caso do posto do bairro São Conrado, nós apresentamos as demandas e já sugerimos algumas soluções. Queremos estreitar a relação do povo com o governo municipal, felizmente temos alcançado êxito em nossas reuniões”, comentou.

Por sua vez, a secretária Waneska Barboza anotou todas as reivindicações e garantiu que a equipe técnica do órgão municipal vai até o posto Humberto Mourão verificar os problemas apresentados durante o encontro.

Além dos moradores do bairro, o presidente do Conselho da Unidade de Saúde Humberto Mourão, Edilson Pelé, esteve presente na reunião.

Dr. Manuel Marcos relata precariedade na Maternidade Santa Isabel

por Lucivânia Santos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2019 15h20, última modificação 27/03/2019 15h20
Dr. Manuel Marcos relata precariedade na Maternidade Santa Isabel

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 27, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) relatou a situação precária em que se encontra a maternidade Santa Isabel, unidade pertencente a rede estadual de saúde. Segundo o parlamentar, o sistema público não presta o atendimento às gestantes com dignidade, faltam médicos neonatologistas e ainda, não ofertam o pré-natal adequadamente.

“Estive lá na sexta-feira passada e vi um grande número de pessoas que estavam aguardando para serem examinadas, com dor, na porta do hospital. Mulheres com contrações, outras já entrando em trabalho de parto aguardando em uma fila quilométrica para serem avaliadas e saber se seria admitida para ter o seu parto ou não. É uma situação é muito constrangedora”, descreve.

De acordo com Dr. Manuel Marcos, o contingente de pacientes elevado deve-se a falta de profissionais neonatologistas. Diante do exposto, ele emite um comparativo entre os custos gerados com transporte de pacientes e contratação do médico especialista. “É muito mais barato pagar o neonatologista do que causar o constrangimento das mulheres virem em ambulância e até de carros, podendo parirem na estrada e com o risco iminente de sua vida e do filho”, alerta.

Na percepção do vereador, a ausência de médicos especialistas também compromete o pré-natal das gestantes. “Isso leva a um desajuste, a um desequilíbrio muito grande na hora de parir porque ela não tem um acompanhamento detalhado da sua saúde e do bebê”, reforça.

Dadas as considerações, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) demonstra sensibilidade à situação. “O senhor é médico e tem propriedade para falar sobre o tema. Você sente e vivencia essa triste realidade. Parece que os gestores não têm um coração, parece que só tem o poder. Não tem ocorrido uma equação justa e qualitativa para os cidadãos”, lamenta. Em soma, o vereador Américo de Deus (Rede) diz que “a nossa saúde pública não está em grau de satisfação”.

Em aparte, o vereador Juvência Oliveira (DEM) também reconhece a gravidade do problema. “Não poderíamos deixar de tomar conhecimento sobre esta situação. A sua fala é bastante oportuna e não podemos deixar de cobrar”, colabora. Já o vereador Fábio Meirelles (PPS) enxerga que o cenário da rede pública de saúde fragiliza a mulher. “Ela fica impossibilitada por causa da incompetência e inoperância do nosso sistema”, reclama.

Complementando o debate, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) rememora a paralisação do Hospital Nestor Piva – situado na capital sergipana e administrado pela gestão pública de Aracaju – e sugere a terceirização do serviço. “A unidade estava paralisada e após a terceirização do serviço, a qualidade do atendimento melhorou. Podemos fazer um requerimento e convidar esta equipe para revelar o que foi feito a fim de assegurar a qualidade do serviço ao cidadão”.

Ainda fazendo uso da Tribuna, o vereador Dr. Manuel Marcos informa que já solicitou reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira para que se valorize o pré-natal em Aracaju. “Nossa cidade está sendo sacrificada porque os hospitais e maternidade da rede estadual estão fechando e, deste modo, sobrecarrega-se o sistema daqui”, conclui.

Américo de Deus alerta que Canal Anísio Azevedo pode cair

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/03/2019 16h04, última modificação 27/03/2019 16h04
Américo de Deus alerta que Canal Anísio Azevedo pode cair

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) falou na manhã desta quarta-feira, 27, sobre a situação de desgaste que se encontra o Canal da Avenida Anísio Azevedo ao radialista Márcio Andrei, da FM Jornal 91,3, no programa A Voz do Povo. O parlamentar cobrou a manutenção do Canal ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

“A Defesa Civil fez o aviso que as ondas de março estariam chegando entre 2.4 a 2.8, colocando em alerta a população. Com esse aviso eu fiz uma visita no Canal Anísio Azevedo e percebi que boa parte do passeio estava deteriorada e com infiltração. Se não tomarmos uma medida preventiva o canal vai cair”, alertou o parlamentar Américo de Deus.

Segundo o vereador as obras no Canal são antigas e precisam de uma revitalização urgente. “Esse Canal recebeu manutenção em 2001 quando Marcelo Déda era prefeito. Então, precisa que a Emurb coloque no planejamento estratégico a recuperação do Canal Anísio Azevedo para trazer segurança e beneficio para a população”, completou.

Outro assunto de entrou na pauta da entrevista foi a construção de um muro de contenção no Loteamento Coqueiral, no bairro Porto Dantas. “De forma irresponsável devastaram o morro localizado no Loteamento Coqueiral e sem a vegetação e sem obra de contenção a população poderá sofrer com deslize de terra. Por isso, no discurso de hoje na Câmara eu pedi uma obra de contenção no Loteamento Coqueiral”, finalizou Américo de Deus.

Audiência Pública sobre garantias constitucionais na rede municipal de educação é realizada na CMA

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 27/03/2019 16h50, última modificação 27/03/2019 16h50
Audiência Pública sobre garantias constitucionais na rede municipal de educação é realizada na CMA

Foto: Heribaldo Martins

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou nesta quarta-feira, 27, a Audiência Pública sobre Garantias Constitucionais no Ambiente Escolar da Rede Municipal de Educação. A Audiência foi realizada no Plenário da Casa Legislativa e foi presidida pelo vereador Camilo Lula (PT).

A audiência debateu o Projeto de Lei do vereador licenciado e atual secretário Municipal de Assistência Social de Aracaju, Prof. Antônio Bittencourt, que visa que todos os professores, estudantes e funcionários sejam livres para expressar seus pensamentos e opiniões no ambiente escolar. Bittencourt esteve presente na CMA e falou sobre a importância do projeto nos dias atuais, e classificou a composição como “ação de natureza política”.

“Apresentamos este projeto em novembro de 2018. Ele talvez seja chover no molhado em relação ao caráter legal, não estou reinventando a roda. Mas mais do que isso, é uma ação de natureza política, tendo em vista que o atual momento requer que estas ações precisem ser efetivadas. O que estamos fazendo aqui é um embate, a luta política entre os que enxergam a democracia como fundamental, e os que entendem que a partir do obscurantismo é possível guiar a sociedade. É preciso tratar deste tema, porque do outro lado estão os que mais doutrinam. Precisamos garantir a diversidade dentro da educação”, afirmou.

Além de Camilo e Bittencourt, estiveram presentes na mesa: o professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe, Cristian Lindberg Lopes do Nascimento; o defensor público e membro do Observatório de Democracia da UFS, Dr. Sergio Barreto: o advogado e membro da comissão de direitos humanos da OAB-SE, Luiz Felipe Araújo; o presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Aracaju (UMESA); a representante da Secretaria Municipal de Educação, Antônia Arimatéia; e a representante da diretoria do Sindicato dos Professores Municipais (SINDIPEMA), Joelma Silva. O Plenário também contou com a presença de vários professores, estudantes e membros de movimentos estudantis, que prestigiaram a Audiência.

Cristian Lindberg ressaltou a importância da educação para o fortalecimento da democracia e a valorização da diversidade de ideias e pensamentos. Por isso, ele mostrou sua defesa ao projeto. “Garantir a liberdade de expressão em qualquer regime democrático é óbvio. Mas por que estamos discutindo isso? Para que a democracia exista, precisa de duas coisas centrais: amor às leis e à pátria. É preciso que a educação evite a barbárie, é a tentativa primordial para que a humanidade sobreviva, valorize a diversidade e respeite a pluralidade do pensamento. No meu modo de ver, significa educar para a democracia. Como temos visto iniciativas que ferem princípios constitucionais, estes projetos contribuem para o fortalecimento da democracia”, destacou.

O advogado Luiz Felipe Araújo também fez uso da Tribuna para defender a proposição em questão. Ele pontuou que a OAB segue firme com o mesmo posicionamento e está aberta para ajudar na defesa dos princípios democráticos na sociedade.

“A liberdade constitucional de professores, alunos e qualquer pessoa no ambiente escolar é fundamental na nossa sociedade. Fico muito feliz por ser convidado aqui e debater um projeto que visa dar liberdade na sala, impondo também certo respeito. Há alguns meses, tivemos a discussão em Brasília do projeto ‘Escola Sem Partido’, e a OAB-SE na época teve posicionamento firme contra projetos como este. Estas iniciativas no sentido de garantias democráticas são extremamente importantes. A censura forma cidadãos acríticos, que não têm consciência e capacidade de resistir. E a gente na OAB-SE continua vigilante nisso. Que essa Casa cumpra seu papel e garanta os direitos em sala de aula”, declarou.

Jeferson Passos apresentada dados do 3º quadrimestre de 2018 para vereadores

por Danilo Cardoso — publicado 27/03/2019 17h01, última modificação 27/03/2019 17h01
Jeferson Passos apresentada dados do 3º quadrimestre de 2018 para vereadores

Foto: Heribaldo Martins

Todos os dados referentes a receitas e despesas do Poder Executivo Municipal referente ao 3º quadrimestre de 2018 foi apresentado pelo secretário Municipal da Fazenda (Semfaz), Jeferson Passos, durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde desta quarta-feira, 27. Marcaram presença os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB), Fábio Meireles (PPS), Américo de Deus (Rede), Zé Valter (PSD) e Lucas Aribé (PSB).

A audiência marca a 1ª reunião da Comissão de Finanças, Tomadas de Contas e Orçamento do Poder Legislativo Municipal em 2019. De acordo com dados apresentados, a Receita Corrente Líquida da Prefeitura chegou bem próximo a meta estipulada, apresentando um resultado positivo, além dos investimentos em Educação e Saúde estarem bem acima dos limites prudenciais, fato que agradou os parlamentares.

O presidente da Comissão de Finanças, o vereador Thiaguinho, terminou a reunião animado com os dados apresentados. “O secretário fez uma apresentação da Lei de Responsabilidade Fiscal referente ao 3º quadrimestre de 2018, onde explanou sobre toda a arrecadação de 2018, com despesas e receitas”.

Integrante da comissão, o vereador Fábio Meireles, afirmou que a Audiência Pública faz parte de uma das obrigações da secretária. “A Comissão de Finanças se reúne pela primeira vez em 2019 e logo recebe o secretário de Finanças, Jeferson Passos, que veio mostrar como estão os números financeiros da Prefeitura”.

Relatando a transparência que a Prefeitura de Aracaju dá aos seus dados financeiros, o vereador Zé Valter parabenizou o secretário. “Recebemos o secretário de finanças que prestou contas do 3º quadrimestre de 2018, além de ser um ato regimental da Câmara é também um gesto de transparência da administração municipal”.

Demonstrando satisfação com a prestação de contas feita pelo secretário, o vereador Américo de Deus foi enfático. “Os dados mostraram que as contas estão equilibradas, foi diminuído o defict, em relação a previdência há um defict a ser coberto, a dívida deixada pela gestão anterior estão sendo quitada, os investimentos na educação são superiores ao exigidos pela lei e o investimento foi um grande diferencial, onde a meta é chegar a 110 milhões”.

Preocupado com tudo que acontece no município, o vereador Lucas Aribé fez questão de comparecer a Audiência Pública mesmo não sendo membro da Comissão de Finanças. “Ao longo do nosso mandato a gente acompanha atentamente as finanças do município porque a população vai cobrar e perguntar se o município tem dívidas, se tem condições de conceder aumento aos funcionários e a capacidade de investimentos. O que pude perceber é que Aracaju está se equilibrando e dando perspectiva boas para a população”.

Detalhando todos os pontos do orçamento municipal e respondendo as perguntas dos parlamentares, o secretário Jeferson Passos demonstrou transparência com as finanças públicas. “Estamos apresentando o encerramento das ações do exercício 2018, apesar de ser o primeiro encontro de 2019, esta Audiência se refere ao ano anterior. Expomos os comportamentos das receitas e despesas, detalhando os indicadores que compõe as finanças”.

Bigode do Santa Maria destaca obras inauguradas no Santa Maria e 17 de Março

por Fernanda Sales — publicado 28/03/2019 11h09, última modificação 28/03/2019 11h09
Bigode do Santa Maria destaca obras inauguradas no Santa Maria e 17 de Março

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) ocupou a tribuna durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju desta quinta-feira, 28, para destacar a quantidade de obras que foram inauguradas no Bairro Santa Maria e 17 de Março pela Prefeitura de Aracaju.

“A Escola Municipal de Ensino Infantil José Calumby, localizada no 17 de Março, foi construída mas esteve sem funcionamento por falta de materiais e com ajustes a serem feitos, e a gestão de Edvaldo colocou o que precisava para funcionar. Outras obras do 17 de março também foram inauguradas pelo prefeito, a escola em tempo integral José Souza de Jesus. E no Santa Maria, o recapeamento da Avenida Alexandre Alcino”, disse Bigode.

De acordo com o vereador, é preciso reconhecer as ações que estão sendo feitas pela gestão municipal. “Muitas vezes venho a tribuna para pedir, cobrar, reivindicar e também para parabenizar os trabalhos, tanto dos vereadores quanto do Executivo Municipal e Estadual. Respeito a todos da oposição, mas é preciso reconhecer o que já foi feito pela gestão. Aqui somos porta-voz do povo e estou falando por eles, que reconhecem o que já está sendo feito na comunidade”, finalizou o parlamentar.

Américo de Deus divulga II Congresso Nordestino de Forró em Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 28/03/2019 11h06, última modificação 28/03/2019 11h06
Américo de Deus divulga II Congresso Nordestino de Forró em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 28, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou o Pequeno Expediente durante a 15ª Sessão Ordinária para anunciar o II Congresso Nordestino de Forró, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março em Aracaju, com o objetivo de fomentar a cultura nordestina e mostrar a força que tem o forró como manifestação cultural.

“O congresso é realizado por Sidney e Gabi, que estão de parabéns. O primeiro congresso foi um sucesso e tenho certeza que o segundo também será. A abertura será amanhã, na casa de Forró Cariri. O evento fortalece nosso principal produto de exportação que é o forró e valoriza nossas tradições e cultura, com palestra, debates, workshop”, afirmou Américo.

Ainda durante seu discurso, o parlamentar exibiu vídeos da situação do Loteamento Coqueiral, no Porto Dantas, e reforçou a importância do muro de contenção no local. “Na matéria de hoje do Jornal da Cidade já foi anunciado que a proporção de chuvas em Sergipe vai aumentar e o risco dos moradores dessa localidade está ficando maior. Já solicitei um muro de contenção, pois a lama desce do morro e atinge as ruas daquela região, invadindo as casas. Peço ao secretário da Emurb, Sérgio Ferrari, que resolva essa situação, de fazer um paliativo, enquanto vamos falar com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) para que cumpra a sua parte nessa questão.

Visita à secretária

Américo de Deus também informou que visitou a secretária municipal da Saúde, Vaneska Barbosa, juntamente com o vereador Cabo Didi. “Visitamos a secretária ontem, foi uma reunião produtiva, diversas demandas foram elencadas e servirá como base para a melhoria das unidades de saúde. Esperamos que as ações sejam colocadas em prática”, finalizou o vereador.

Vereador Isac subscreve projeto que garante políticas públicas para os idosos

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 10h51, última modificação 28/03/2019 10h51
Vereador Isac subscreve projeto que garante políticas públicas para os idosos

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju um Projeto de Lei que institui em Aracaju/SE uma Política Municipal de Promoção da Saúde do Idoso e do Envelhecimento Saudável. Segundo a proposta, o poder público criará um ambiente favorável ao desenvolvimento e avaliação de atividades que propiciem o melhoramento de aptidões capazes de contribuir para a longevidade. “Nosso intuito é abrir os olhos para observância do Executivo a ter essa atenção especial para o contingente de moradores que atingiu a terceira idade e precisa assegurar o favorecimento da expectativa de vida”, explicou Dr. Manuel Marcos.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) pediu a fala durante a discussão em Redação Final, e elogiou o projeto do colega parlamentar. “Eu quero elogiar, muito sinceramente, o seu projeto Manuel Marcos. Nós temos uma mudança significativa na pirâmide etária brasileira. Há uma diminuição da taxa de natalidade e nós temos um aumento, substancial, da expectativa de vida. E pensar nos idosos é pensar nos que já fizeram muito por nós todos”, disse o parlamentar.

Durante sua fala Isac lembrou que essa longevidade dos brasileiros tem sido visto pelo Governo Federal como algo maléfico. Que diante dessa alta expectativa de vida que buscamos a tanto custo, a contrapartida está sendo afastar a população do direito previdenciário. “Isso é emblemático. Tudo que está colocado na Reforma da Previdência, na PEC 06, é atentando contra os mais velhos. É tentando dizer que o envelhecimento deve ser algo prejudicial para a nação”, afirmou o vereador.

O parlamentar também falou que as políticas públicas para os idosos precisam ser acompanhadas por garantias. “Uma das maiores garantias que existem é um regime de previdência que sustente aqueles que envelheceram e que deram do seu sangue, seu suor, a riqueza desta nação. Peço a subscrição do seu PL”, finalizou Isac.

Escola do Legislativo promove Projeto 'Conhecendo o Parlamento'

por Abrahão Crispim Filho — publicado 28/03/2019 10h55, última modificação 28/03/2019 11h00
Escola do Legislativo promove Projeto 'Conhecendo o Parlamento'

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Escola do Legislativo Neuzice Barreto promoveu o Projeto “Conhecendo o Parlamento” - Vereador do Futuro,  para uma turma de quase 30 alunos do Colégio Jacinto Figueiredo, do Conjunto Augusto Franco. Os estudantes fizeram visitas à dependências da unidade de ensino e assistiram aula sobre os Poderes Legislativos na esfera municipal. 

Durante a visita, o presidente da CMA, Nitinho (PSD), acompanhou os estudantes que tiraram algumas dúvidas com relação ao trabalho e atuação dos vereadores. “Os jovens saem daqui conscientes sobre o papel do vereador. Com essas iniciativas, podemos preparar esses jovens para serem futuros políticos, uma vez que eles já estão interessados em aprender como trabalham os legisladores. Isso só faz crescer os jovens politicamente que podem amanhã ser o futuro representativo não só do nosso estado, mas da nossa nação”, disse.

Para a secretária da Escola do Legislativo da Câmara de Aracaju, Maria Agda, o Parlamento Jovem Brasileiro tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante a participação em uma jornada parlamentar. “Através da parceria com a CMA, os estudantes selecionados são preparados pela Escola do Legislativo, onde assistem aulas sobre legislação, trâmites e técnicas usadas para elaborações de proposituras, a exemplo dos Projetos de Lei”.

A professora Bete Isabel, responsável pelos estudantes, classificou como positiva a visita. “É muito importante para que a Câmara possa contribuir com a formação desta juventude, mostrando que política é uma coisa boa e que pode ser usado como instrumento de transformação da realidade”.

Isac Silveira fala sobre inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Etelvina Amália

por Abrahão Crispim Filho — publicado 28/03/2019 11h35, última modificação 28/03/2019 17h08
Isac Silveira fala sobre inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Etelvina Amália

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 28, o vereador Isac Silveira (PCdoB) subiu a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar da inauguração do anexo da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Etelvina Amália, localizada na Avenida Euclides Figueiredo, no Bairro Coqueiral.

De acordo com Isac, com a criação do anexo foi possível universalizar o ensino na região. O parlamentar enfatizou que a medida representa um grande avanço na educação do município. “É uma obra maravilhosa porque quando inauguramos uma escola plantamos uma semente para o futuro. É uma escola completa, totalmente arrumada, bonita, possui todos os kits que entregamos ontem, já instalados. Ou seja, tem a estrutura a dignidade que a população merece”, destacou.

Ainda em sua fala, o vereador enalteceu o trabalho do prefeito Edvaldo Nogueira. “Sua administração tem se caracterizado pela modernidade e eficiência. Muitas vezes venho a Tribuna para pedir, cobrar, reivindicar e também para parabenizar os trabalhos, tanto dos vereadores quanto do Executivo Municipal e Estadual. Respeito a todos da oposição, mas é preciso reconhecer o que já foi feito pela gestão”.

Por fim, Isac Silveira diz que a oposição só pensa em tumultuar os trabalhos. “Parece que para a oposição quanto pior, melhor. Eles tiveram muito tempo pra fazer e não fizeram, e agora não têm como comparar”.

Lucas Aribé destaca importância da educação para o desenvolvimento do país

por Abrahão Crispim Filho — publicado 28/03/2019 11h52, última modificação 28/03/2019 11h52
Lucas Aribé destaca importância da educação para o desenvolvimento do país

Foto: Gilton Rosas

O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 28, para destacar importância da educação para o desenvolvimento do país. "Se o Brasil, os governantes, começarem a investir mais na educação, com certeza os outros problemas serão resolvidos bem mais facilmente", ressaltou. 

De acordo com Lucas, pouco se investe também na área da informática que está presente na vida de grande parte da população. "É impressionante como os jovens de hoje já tem contas nas redes sociais e crianças de 5 e 6 anos já querem ganhar um tablet de presente porque querem se apropriar da tecnologia e da informática. Os recursos como jogos, filmes, desenhos animados, redes sociais, troca de e-mails são convidativos e chamam a atenção deles", explica.

Ao final do seu pronunciamento, o parlamentar exibiu vídeo da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, retratando a educação brasileira.

Cabo Didi cobra providências para a rede de esgoto do conjunto Costa Nova

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 15h35, última modificação 28/03/2019 15h35
Cabo Didi cobra providências para a rede de esgoto do conjunto Costa Nova

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje (28), o vereador Cabo Didi (sem partido) aproveitou a tribuna para agradecer a secretária Municipal de Saúde (SMS), Waneska Barboza, pela reunião que aconteceu na tarde de ontem (27), com a comissão de moradores do Conjunto Santa Tereza, para abordarem os problemas da unidade de saúde do Bairro Aeroporto.

O parlamentar, comentou que quem anda em veículos pelas vias públicas da periferia sabe como são as ruas mais distantes do Bairro 13 de julho.

Durante o Pequeno Expediente, o vereador passou um vídeo onde moradores reclamam do esgoto a céu aberto no Conjunto Costa Nova, na Zona de Expansão e cobram das autoridades uma providência, pois os moradores estão adoecendo devido ao odor existente no local. "Quero aproveitar para cobrar uma solução para essa situação que vem se arrastando já por algum tempo no Costa Nova na zona de expansão" explicou Cabo Didi.

“O momento é de reconhecimento e fortalecimento do Partido REDE”, diz Américo de Deus

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 16h02, última modificação 28/03/2019 16h02
“O momento é de reconhecimento e fortalecimento do Partido REDE”, diz Américo de Deus

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) concedeu entrevista ao radialista Márcio Andrei, da FM Jornal 91,3, no programa A Voz do Povo, para falar sobre sua permanência no Partido REDE Sustentabilidade. O parlamentar reconhece as dificuldades que o partido passa, mas diz que o momento é de fortalecimento.

“Eu continuarei no Partido REDE Sustentabilidade. Tive a informação de que o partido não terá verba de sustentação e não terá tempo de televisão. Isso é ruim e dificulta a sobrevivência para quem pretende concorrer a outros cargos. Tanto nas eleições de 2016 como de 2018 eu custeei minha própria campanha e estou acostumado a não receber nenhuma ajuda. Caminhei com meus próprios passos. Eu entendo que sem o partido REDE, como base de sustentação, eu não teria participado da disputa como vereador. Por isso, permaneço no partido. O momento é de reconhecimento e fortalecimento do Partido REDE”, pontuou o vereador Américo de Deus.

O parlamentar não vê, por exemplo, a saída do senado Alessandro Vieira do Partido REDE Sustentabilidade para o PPS de forma negativa. O foco, segundo Américo, é integrar os filiados para os anos de 2020 e 2022, e eleger nomes que ficarão como coordenadores municipais e estaduais do Partido.

“A gente entende que alguns já passaram para o PPS, mas eu continuo na REDE. Não vamos entregar nossa sigla partidária e vamos fortalecer o partido. Agora Minha contribuição por menor que seja está sendo feita. Vamos chamar os filiados para uma reunião dia 06 de abril para definir quem ficará nas coordenações. A intenção é mobilizar mais filiados para 2020 e 2022. Vamos fortalecer o partido e não tenho nada contra os demais parlamentares que passaram para o partido Cidadania. Acredito que nosso partido REDE procura servir como um espelho com postura integra e idônea. Vamos trabalhar sempre com qualidade e não quantidade”, finalizou Américo.

Américo de Deus leva demandas da Unidade de Saúde César Leite Franco à secretária Municipal de Saúde

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 16h04, última modificação 28/03/2019 16h04
Américo de Deus leva demandas da Unidade de Saúde César Leite Franco à secretária Municipal de Saúde

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde desta quarta-feira, 27, o vereador Américo de Deus (REDE) se reuniu com a secretária Municipal de Saúde, Vaneska Barbosa, para tratar sobre a Unidade Básica de Saúde César Leite Franco, lotada no Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto.

Na oportunidade, foram levadas ao conhecimento da secretária diversas demandas elencadas da comunidade através de reuniões, no sentido de apontar os problemas e apresentar sugestões, que servirão como parâmetro para a unidade local e as demais unidades de saúde.

“Foi uma reunião bastante produtiva, com uma duração de uma hora e trinta minutos, que serviu também como lastro para que a secretária de saúde faça alguns ajustes na sua parte administrativa estrutural e pessoal, no tocante aos atendimentos e procedimentos”, explicou Américo de Deus.

“Será que visitam a 12 de Outubro ou só a 13 de Julho?”, questiona Cabo Amintas, mostrando descaso em vias da Zona Norte

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/03/2019 16h24, última modificação 28/03/2019 16h24
“Será que visitam a 12 de Outubro ou só a 13 de Julho?”, questiona Cabo Amintas, mostrando descaso em vias da Zona Norte

Foto: Gilton Rosas

A manhã desta quinta-feira, 28, foi marcada por mais uma denúncia feita pelo vereador Cabo Amintas (PTB). Desta vez, em relação a um problema que se arrasta há anos: buracos e lama em ruas da Zona Norte.

Iniciando seu espaço no Pequeno Expediente, o parlamentar exibiu dois vídeos: primeiro uma reportagem de 2015 mostrando a rua Doze de Outubro, localizada no bairro 18 do Forte, cheia de buracos, sofrendo com a lama que piorava a situação da região nos períodos chuvosos. E outro, de ontem, que exibia a mesma rua, da mesma forma.

“Essa primeira matéria foi exibida no ano de 2015, repararam? E esse segundo vídeo foi feito ontem, 24h atrás. A mesma rua, o mesmo trecho e a mesma irresponsabilidade dessa gestão. Mas tem vereador ali atrás que só sabe brincar, zombar, dizer que tudo está uma maravilha. Será que visitam essa rua ou só andam na 13 de Julho? Será que só andam no Jardins?”, indagou.

Amintas ainda relembrou da promessa feita pelo prefeito quando visitava à localidade, há pouco mais de dois anos. “No ano de 2016, quando estava caminhando por Aracaju, e ali eu passava muito desde criança, encontrei Edvaldo Nogueira caminhando ali, prometendo que isso estaria resolvido. Está aí... Desde 2015 a mesma coisa! Esse prefeito não tem compromisso com a população! Nenhum! E eu volto a dizer aos colegas vereadores dessa Casa: cuidado pra não serem fritados!”, avisou.

E concluiu dando um recado aos colegas da Casa Legislativa. “Vamos parar com essa ‘historinha’ de ‘estou defendendo o povo’ e vamos mostrar a realidade! Eu já disse que qualquer vereador da situação pode me convidar no dia que quiser, de domingo a domingo, para visitarmos os bairros de Aracaju. Cada um vai ser recebido do jeito que o povo está enxergando o seu mandato. É lamentável que alguns nem conheçam os bairros de Aracaju.
Foram criados só na Zona Sul e não conhecem a realidade do povo aracajuano. Mas o tempo vai cobrar”.

Nitinho participa de solenidade de abertura do Lide em Sergipe

por Fernanda Sales — publicado 29/03/2019 09h38, última modificação 29/03/2019 09h38
Nitinho participa de solenidade de abertura do Lide em Sergipe

Foto: César de Oliveira

Na noite desta quinta-feira, 28, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), participou da solenidade de início das atividades do Grupo de Líderes Empresariais - Lide - em Sergipe. O evento foi realizado no Quality Hotel e reuniu empresários, autoridades sergipanas e convidados de outros Estados para fomentar conteúdos, ideias, relacionamento e motivação.

O presidente Nitinho parabenizou o presidente do Lide Sergipe, Victor Rollemberg, pela iniciativa de trazer o Lide para nosso Estado. “Victor Rollemberg é um jovem empreendedor, que tem uma história de muita luta e sacrifício. Venceu a vida com sua capacidade de pensar e agir. Ele hoje é dono do G8 e em breve teremos novidades. Esse momento é muito importante, pois ele com sua capacidade intelectual trouxe o Lide para Sergipe. O grupo vai engrandecer o empresariado sergipano, fazendo parcerias com outros empresários do Brasil e do exterior, levando nossos produtos para outros estados e países. Tenho certeza que vai ser de grande valia para nosso estado, é um sucesso garantido”, afirmou o presidente da CMA.

Durante o evento, o presidente da Lide Sergipe, Victor Rollemberg, explicou que o grupo não é uma entidade de classe, como a Acese, a Fecomércio e a CDL. “O Lide é uma entidade empresarial, que reúne vários segmentos e vem para criar uma sinergia entre os empresários do estado. O objetivo é buscar novas áreas de investimentos para os sergipanos e para as empresas de Sergipe. Os empresários que se filiarem ao Lide vai ter o benefício de se colocar para o mundo, para o mercado chinês, paulista, americano. Isso para que a empresa ganhe produtividade e esperança de perpetuarem cada vez mais suas atividades na nossa economia”, enfatizou.

De acordo com o diretor executivo do Grupo Dória, João Dória Neto, o Lide está presente em 15 Estados e agora inicia suas atividades em Sergipe. “Aqui nessa região só faltava Sergipe, e depois de muitas conversas com os empresários sergipanos sabemos as oportunidades que o estado tem e tudo que dá para ser feito de novos negócios, criando relações com empresários. A gente só traz a competitividade se os Estados estiverem atuantes, não importa se é no Sudeste, em São Paulo ou outra região. Essa alegria não é só minha, é de todo o grupo por estarmos trazendo o Lide para Sergipe”, destacou.

O Head Global das Unidades Lide, Fábio Fernandes, fez um resumo da sua história empresarial. “Eu comecei na Fundação Getúlio Vargas para incentivar as pessoas ao empreendedorismo. A partir de uma conversa com João Dória, conheci o Lide e levei esse grupo para o interior de São Paulo e é incrível como as empresas começaram a crescer. Já reunimos vários líderes no interior de São Paulo e o grupo me convidou para ajudar na expansão global do Lide, vou ajudar todas as empresas brasileiras ligadas ao Lide para se expandir para o mundo”, disse.

Fábio Meireles cobra PCCV dos agentes de trânsito de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 09h45, última modificação 29/03/2019 09h45
Fábio Meireles cobra PCCV dos agentes de trânsito de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta quinta-feira, 28, o vereador Fábio Meireles utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos agentes de trânsito da capital.

“Essa é uma demanda antiga da categoria. Eles pedem o diálogo com os gestores e a criação de uma estrutura profissional de incentivo. Esses guerreiros que tanto fazem pelo trânsito da nossa cidade, possuem o respeito dos 24 vereadores desta Casa e merecem esse reconhecimento e a aprovação rápida desta pauta”, afirma o vereador, lembrando que desde a gestão do ex-prefeito João Alves, a categoria, através do Sindatran (Sindicato dos Agentes de Trânsito de Aracaju), solicita esse plano junto aos poderes Legislativo e Executivo, mas sem grandes avanços.
SOLIDÁRIO
Fábio também lamentou o acidente envolvendo o supervisor de trânsito da SMTT Aracaju, Alexsandro Clauder Santos, na manhã de ontem, 27. O fato aconteceu durante o exercício da função, no cruzamento da avenida Pedro Calazans com a rua Maruim, no Centro.
“Clauder estava acompanhando o cortejo de um velório no momento do acidente. Agora está no hospital e é provável que precise fazer uma cirurgia. Estimo melhoras a ele e me coloco à disposição para o que for preciso”, disse o vereador.
O supervisor foi imediatamente socorrido pelos colegas, até a chegada dos bombeiros e equipe do Samu. Ele foi levado ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) com fratura na perna. 

“Só não ver quem não quer”, afirma Zezinho do Bugio sobre ações positivas da Prefeitura de Aracaju

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 09h49, última modificação 29/03/2019 09h49
“Só não ver quem não quer”, afirma Zezinho do Bugio sobre ações positivas da Prefeitura de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador de Aracaju, Zezinho do Bugio, foi enfático ao utilizar aparte no discurso do vereador Isac Oliveira, na manhã de hoje (28), na Câmara Municipal, e expressar sua opinião quanto à postura de parlamentares da oposição que, segundo o parlamentar, “criticam o trabalho da prefeitura sem fundamentos”.
Zezinho aproveitou para recordar algumas ações que a prefeitura tem realizado e citou a assinatura de ordem de serviço para o recapeamento da Rua Cláudio Batista, no Bairro Santo Antônio. “Só não ver quem não quer, porque você dar uma ordem de serviço, como a que ocorreu hoje, que vai ligar o Santo Antônio até o Engenho Novo, e ouvir aqui que o prefeito não tem trabalhado? Pelo amor de Deus, vamos analisar bem. O povo tem visto obras e ações que estão melhorando a vida dos aracajuanos”, afirmou o vereador.
O parlamentar destacou ainda a importância da parceria entre o Poder Legislativo e o Executivo naquilo que ele chamou de 'processo de reconstrução de Aracaju'. “O nosso papel aqui como vereador da base legitima o trabalho do prefeito. Então, são frutos também do trabalho desta câmara que a população aracajuana tem se beneficiado”, completou o vereador.
Zezinho disse que são claros os problemas existentes em Aracaju, mas afirmou ver os avanços nos diversos setores da Capital. “E o prefeito Edvaldo é mágico, é? Com a quantidade de problemas que a gestão passada deixou, o que o prefeito já fez merece ser reconhecido. Problemas têm, mas trabalho não falta”, finalizou o parlamentar.

Escola do Legislativo realizará atividade em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

por Eduardo Andrade e Danilo Cardoso — publicado 29/03/2019 14h54, última modificação 29/03/2019 14h54

No dia 2 de abril será comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E para falar sobre esse tema tão importante, no dia em questão, a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promoverá o evento “Autismo: Informar para Conscientizar”.

A atividade é aberta ao público e será realizada na própria sede da unidade de ensino, localizada na Avenida Murilo Dantas, nº 881, Galeria Farol Center, Bairro Farolândia, com o objetivo de informar e conscientizar os presentes sobre este sério problema. Estarão presentes as seguintes facilitadoras: a fonoaudióloga infantil, especialista em Autismo e terapeuta, Ana Carla; a pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial e inclusiva, Catarina de Menezes; a fonoaudióloga infantil e terapeuta, Denielle Novais; e a pedagoga, graduada em saúde mental e neuropsicopedagoga, Flávia Damacena.

Para mais informações, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (79) 98878-9251, pelo e-mail escoladolegislativocma@gmail.com ou pelo Instagram @escoladolegislativocma.

Vereador Américo de Deus ouve anseio da comunidade do Bairro Soledade

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 14h43, última modificação 29/03/2019 14h43
Vereador Américo de Deus ouve anseio da comunidade do Bairro Soledade

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Américo de Deus (REDE) recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, o presidente da Juventude Atuante do Bairro Soledade, Eduilson Vieira, que levou ao parlamentar os anseios da comunidade. Segundo o morador do Bairro, são 14 mil habitantes que precisam ser assistidos com a entrega de obras de pavimentação e serviço de transporte que já não vem circulando na região. O vereador Américo de Deus se manteve solícito e garantiu que irá ao Bairro fazer uma inspeção e coletar as demandas da região.

“Temos interesse em ajudar o bairro Soledade. Sou vereador dos 40 Bairros de Aracaju. Eu coloco o mandato à disposição para amenizar os anseios da população. Por isso, se tiver demandas que não estão sendo resolvidas, vamos atuar junto à comunidade. Não vou medir esforços para atender a comunidade e procurar os órgãos competentes para resolver os problemas”, garantiu o parlamentar.

O morador, há 32 anos, do Bairro Soledade, Eduilson Vieira, expôs suas preocupações. “Na Soledade temos seis loteamentos que precisam ser pavimentados. Vemos uma grande demora em fazer essas obras. A assistência de saúde pública também precisa melhorar. Não tem ponto Banese, não tem um mercadinho. Então, nosso objetivo aqui é contar com a ajuda do vereador Américo para ouvir as demandas da comunidade, já que ele tem um mandato muito atuante.”, disse o morador Eduilson Vieira.

Vereador Américo de Deus se reúne no MPE para tratar do Convênio Ipesaúde

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 14h50, última modificação 01/04/2019 11h24
Vereador Américo de Deus se reúne no MPE para tratar do Convênio Ipesaúde

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta sexta-feira, 29, o vereador Américo de Deus (REDE) esteve reunido no Ministério Público de Sergipe para tratar do Plano Ipesaúde dos servidores municipais. O vereador saiu da reunião satisfeito com o resultado em defesa dos servidores, já que lhes foi concedida uma liminar favorável, garantindo a permanência da assistência do plano.

“Foi uma vitória para o servidor municipal. Haverá dois projetos, sendo um do Governo do Estado e outro da Prefeitura Municipal de Aracaju, ajustando os contratos para que os servidores da prefeitura permaneçam pagando a mesma contribuição do Servidor Estadual, ou seja, 4%”, explicou Américo de Deus.

O caso já estava sendo debatido pelo vereador, que no dia 21 de março concedeu entrevista ao radialista Márcio Andrei, em uma Emissora de Rádio, para explanar sobre a nova proposta apresentada pelo secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, à direção do Ipesaúde para regularizar o atendimento dos servidores da Prefeitura.

O parlamentar lamentou a suspensão de novas adesões de servidores da Prefeitura de Aracaju ao Ipesaúde e a não renovação de carteiras com prazo de validade vencida. Ainda manifestou seu descontentamento com o novo formato de convênio que exige que o servidor pague 10% do seu salário para ter acesso ao sistema de saúde municipal e a aplicação do reajuste por faixa etária.

Seu Marcos faz visita surpresa ao Nestor Piva

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 15h36, última modificação 29/03/2019 15h36
Seu Marcos faz visita surpresa ao Nestor Piva

Foto: Assessoria do parlamentar

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos meses pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, zona Norte de Aracaju, por causa da contratação de empresa terceirizada, pacientes relataram na tarde dessa quinta feira, 28, melhorias no serviço oferecido durante a visita surpresa do vereador Seu Marcos (PHS).

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ao inspecionar a unidade, ouviu dos pacientes as mudanças positivas no que se refere ao acolhimento e atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fiquei surpreso. A recepção não estava lotada como de costume. A urgência oscilava, mas o tempo de espera, segundo os pacientes, não ultrapassou uma hora. Elogios às equipes. Sabemos que é preciso ampliar e qualificar ainda o serviço. Confesso que ouvir dos próprios usuários que melhorou, dar um alívio. Recebo sempre muitas denúncias e informações. Como legislador minha responsabilidade é investigar, averiguar. Meu compromisso é defender a qualidade de vida do povo e dos trabalhadores da Saúde”, alertou.

Seu Marcos também relatou sobre o quadro de funcionários de plantão. “Encontrei uma escala com quatro médicos clínicos gerais - três no atendimento e um na sala de estabilização, dois ortopedistas e um cirurgião. A máquina de ultrassom e o laboratório estavam funcionando”, esclareceu.

Sobre a medida cautelar expedida no último dia 28 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinando medidas definitivas para a gestão do Nestor Piva, Seu Marcos defendeu: "Vamos esperar a Secretaria Municipal se pronunciar. Sou contra a terceirização, a contratação foi importante para não deixar a população desassistida , mas é preciso regularizar a UPA, não só em respeito aos pacientes, mas também aos servidores”.

Dr. Gonzaga cria semana de prevenção da saúde do homem

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 16h50, última modificação 29/03/2019 16h50
Dr. Gonzaga cria semana de prevenção da saúde do homem

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou a Lei nº 5.208/2018, de autoria do vereador Dr. Gonzaga (MDB), que cria a Semana Municipal de Prevenção de Saúde do Homem. Ela deve ser realizada anualmente, no mês de novembro, junto com a campanha “Novembro Azul”.

O parlamentar explicou que o objetivo da nova lei é incentivar a Secretaria Municipal de Saúde a criar um programa específico para esclarecer e orientar a população masculina sobre os riscos das doenças que a afetam, orientando-os sobre as vantagens do diagnóstico precoce e a possibilidade de cura.

Segundo prevê a lei, a programação a ser desenvolvida deverá compreender a realização de palestras, encontros, campanhas educativas e mutirões de diagnóstico, priorizando temas como prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, bem como patologias como cardiologia, pneumologia, glicemia, colesterol, diabetes e gastrenterologia. Fica também previsto, na referida lei, a execução de campanhas de orientação, prevenção e controle do alcoolismo e tabagismo.

“Todos nós sabemos das dificuldades que o homem tem de frequentar o médico para cuidar da prevenção da saúde, o que resulta em muito mais mortes de homens do que de mulheres, numa proporção média de sete anos a menos de vida em relação às mulheres”, explicou Dr. Gonzaga.

O vereador, que também é médico, disse que isso se deve principalmente a motivos culturais, que fazem com que os homens tenham maior resistência em procurar cuidados médicos e a se prevenirem. E mesmo quando isso acontece, na maioria das vezes, muitos abandonam o tratamento recomendado antes do tempo.

“Como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas”, lamenta Dr. Gonzaga.

No Brasil, as causas de mortes mais comuns nos homens na faixa etária entre 25 a 59 anos, são o câncer de pulmão, o câncer de próstata, infarto, acidente de trânsito e homicídio. “O que pretendemos com esta lei é reverter essa situação, através da conscientização da população masculina em fazer exames de saúde preventivos, bem como cuidar da alimentação e do sedentarismo”, concluiu o parlamentar.

Comissão de Saúde da CMA realiza reunião nesta segunda-feira, 1

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 11h13, última modificação 01/04/2019 11h13
Comissão de Saúde da CMA realiza reunião nesta segunda-feira, 1

Foto: César de Oliveira

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, nesta segunda-feira, 1, às 15h, na Sala de Reuniões da Casa, reunião dos novos membros. O objetivo é traçar metas e planejar ações de fiscalização das atividades desempenhadas na área pelo município de Aracaju.

Esse ano, fazem parte do conselho: Fábio Meireles, PPS, Evandro Franca, PSD, Bigode do Santa Maria, MDB, e Zé Valter, PSD. Pela terceira vez consecutiva, o vereador Seu Marcos ( PHS) está à frente da comissão e deve presidir os trabalhos até a próxima eleição, prevista para o início do ano legislativo de 2020.

Nitinho assina convênio com MPE para transmissão de programa institucional na TV Câmara Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 01/04/2019 12h10, última modificação 02/04/2019 09h05
Nitinho assina convênio com MPE para transmissão de programa institucional na TV Câmara Aracaju

Foto: César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), esteve na manhã desta segunda-feira, 1º, no Ministério Público Estadual (MPE) com o procurador-chefe Eduardo D'Ávila para assinatura de convênio para transmissão de programa institucional do MPE na TV Câmara Aracaju.

De acordo com o presidente Nitinho, essa assinatura é o primeiro momento de levar o Ministério Público para se aproximar com a sociedade. “É uma parceria fundamental, pois através da TV Câmara o MPE vai crescer a aproximação com o público, mostrando o trabalho que eles realizam diariamente”, destacou.

Para o procurador-chefe do MPE, Eduardo D´Ávila, a parceria possibilitará a divulgação institucional do órgão. “O Ministério Público é uma instituição de importância ímpar para toda a sociedade brasileira e sergipana. A divulgação do que o MPE pode fazer em prol da cidadania é muito necessária. O presidente Nitinho possibilitou que firmássemos esse convênio para divulgação institucional”, afirmou o procurador.

“Desde que o presidente Nitinho assumiu a transparência é a prioridade. Essa aproximação do Ministério Público trazendo para dentro da TV Câmara é uma forma de transparência e está cumprindo o papel da TV que é levar informação para o telespectador”, disse Bruno Almeida, coordenador da TV Câmara Aracaju.

A assessora de Comunicação do MPE, Mônica Ribeiro, enfatizou a importância de divulgar as ações do MPE. “Esse convênio já era uma pretensão nossa. A equipe de comunicação sempre tem a vontade que as coisas se ampliem, principalmente esse órgão que tem muita história para contar. Já temos um canal direto com o público que é a ouvidoria e agora com o programa na TV Câmara nós vamos divulgar o que é o Ministério Público, a forma como ele trabalha, como age perante a sociedade. Vai ser bom para todos”, ressaltou.

Vereador Américo de Deus recebe prêmio Congresso Nordestino de Forró

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 13h44, última modificação 01/04/2019 13h44
Vereador Américo de Deus recebe prêmio Congresso Nordestino de Forró

Foto: Assessoria de Imprensa

Durante o II Congresso Nordestino de Forró que aconteceu em Aracaju nos dias 29,30 e 31 de março, na casa de Forró Cariri, o vereador Américo de Deus (REDE) recebeu um prêmio em reconhecimento pela luta em prol da cultura nordestina e sergipana.

“Recebo com alegria, pois o Congresso já está em sua 2ª edição com o objetivo de fomentar nossa cultura nordestina, mostrando a força que tem o forró como uma manifestação cultural do povo, dando o devido valor a todos os profissionais que difundem esse movimento cultural chamado forró em nosso país. Então, só tenho a agradecer aos organizadores por reconhecerem meu nome”, relatou Américo de Deus.

O congresso foi realizado por Sidney e Gabi. O primeiro congresso foi um sucesso e este segundo seguiu os mesmo passos. A abertura ocorreu pela amanhã, na casa de Forró Cariri. O evento fortaleceu o principal produto de exportação do Estado, que é o forró e valorizou as tradições e cultura, com palestra, debates, workshop.

Bigode convoca Defesa Civil para socorrer morador do Santa Maria que teve casa atingida pelas fortes chuvas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 13h53, última modificação 01/04/2019 13h53
Bigode convoca Defesa Civil para socorrer morador do Santa Maria que teve casa atingida pelas fortes chuvas

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Bigode, solicitou a Defesa Civil, nos últimos dias, para uma ocorrência na rua 29 Loteamento Santa Maria, Zona Sul de Aracaju. O detalhe é que no endereço citado, existe uma residência que foi atingida pelas fortes chuvas e acabou apresentando rachaduras e infiltrações nas paredes. Visando proteger a família que reside neste endereço, o parlamentar acionou as autoridades competentes, nesse caso a Defesa Civil, que garantiu mandar uma geóloga no local para fazer uma inspeção no terreno, e tomar as medidas necessárias para levar segurança aos moradores daquela localidade.

"Até o momento que Deus permitir, estarei sempre atento para defender e trabalhar em prol da sociedade em qualquer circunstância, esse é o meu papel como empregado do povo", afirmou *Bigode*.

Bigode faz visita solidária ao cantor Levy Viana

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 14h00, última modificação 01/04/2019 14h00
Bigode faz visita solidária ao cantor Levy Viana

Foto: Assessoria de Imprensa

Na última quinta feira (28) o vereador Bigode, primeiro secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, esteve fazendo uma visita solidária ao cantor Levy Viana. O objetivo do parlamentar foi ficar a disposição do cantor, uma vez que o artista sergipano não está com sua saúde boa e precisa desse apoio para que possa melhorar o mais rápido possível, e assim, retornar logo aos palcos para desempenhar suas funções, que é cantar para o povo de Sergipe e do Brasil.

"A solidariedade é um princípio fundamental do ser humano, que está na lei de Deus, e também na do homem, por isso precisamos apoiar nossos irmãos, principalmente nos momentos difíceis", disse Bigode.

Sessão especial celebra o dia do Jornalista na Câmara de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 15h03, última modificação 01/04/2019 15h03

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai comemorar o Dia do Jornalista (7 de Abril) na próxima sexta-feira (5) com uma Sessão Especial proposta pelo vereador Lucas Aribé (PSB). As mudanças na interação com o público e na produção de conteúdo a partir do uso de mídias sociais estarão no centro dos debates, a partir das 9 horas, no plenário do Legislativo aracajuano.

Jornalista com diploma, Lucas Aribé explica que a intenção é refletir sobre as novas formas de distribuição de conteúdo e interação com o público mediante o advento das redes sociais. Segundo ele, elas se tornaram fundamentais para o exercício da profissão, mas a utilização destes espaços ainda exige prudência para que os valores do jornalismo sejam preservados.

“A notícia nas redes sociais é trabalhada de forma diferente. Assim como a relação com a audiência também é estabelecida de modo mais estreito. Nesse ambiente de inovação, que alcança todos os meios de comunicação, é preciso compreender quais devem ser as prioridades e como deve ser a postura profissional do jornalista, por isso, esta será a pauta da sessão especial deste ano”, afirma Aribé.

Os convidados da Sessão Especial são os jornalistas Paulo Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe; Talita Deda, professora da Universidade Tiradentes; Diego Barros, diretor de Jornalismo da TV Atalaia e Susane Vidal, apresentadora e editora da TV Sergipe.

“Teremos um debate qualificado e uma oportunidade de discutirmos as perspectivas de uma profissão tão necessária para a nossa democracia, como a do jornalista”, finalizou o vereador, ao convidar colegas de profissão, estudantes de jornalismo e a comunidade em geral para participarem da sessão especial.

Em nova visita ao Maria do Carmo, Palhaço Soneca ajusta acordo de desocupação com PMA

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/04/2019 16h00, última modificação 01/04/2019 16h00
Em nova visita ao Maria do Carmo, Palhaço Soneca ajusta acordo de desocupação com PMA

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta segunda-feira, dia 1º, aconteceu mais uma discussão sobre uma suposta área de risco que residem moradores do conjunto Maria do Carmo. Um representante da Energisa esteve novamente na região, dessa vez na companhia de uma gestora da secretaria de assistência social de Aracaju. Como de costume, o vereador Palhaço Soneca atuou na defesa dos moradores do conjunto.

Durante a visita à comunidade, ficou definido que a Prefeitura de Aracaju está viabilizando o pagamento de um auxílio moradia para as famílias que terão de deixar as casas devido ao risco de vida. A Energisa insiste em dizer que alguns moradores vivem numa área perigosa, dificultando a manutenção preventiva da empresa de energia elétrica.

A população do Bairro ficou mais aliviada ao saber que somente irão deixar os imóveis após a regularização do auxílio moradia por parte da Prefeitura. Muitos estavam vivendo um pesadelo, pois existe uma ordem de despejo ameaçando muitas famílias daquela comunidade.

Palhaço Soneca reafirmou o compromisso na defesa de cada morador do conjunto Maria do Carmo e pediu paciência no diálogo com os órgãos envolvidos. “Estamos com a situação sob controle. A reunião de hoje foi bastante produtiva. Agora é aguardar o tempo necessário para regularizar a situação de cada um, afinal enquanto eu for vereador tenho a missão de garantir o direito a moradia de todas estas pessoas”, declarou o parlamentar, que é morador da região.

Estiverem presentes na reunião desta segunda-feira, além de moradores e do vereador Palhaço Soneca, a coordenadora de gestão social de habitação da Secretaria de Ação Social de Aracaju, Monica Ferreira, e o supervisor de linha de transmissão da Energisa, Cassiano Michel L. da Silva.

Vereador Zezinho cobra mais investimentos em escolas municipais de Aracaju

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 08h44, última modificação 02/04/2019 08h44
Vereador Zezinho cobra mais investimentos em escolas municipais de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, 29, o vereador Zezinho do Bugio visitou diversas escolas municipais da zona norte de Aracaju e conversou com pais, gestores e funcionários sobre a situação das instalações dos espaços escolares. O parlamentar garantiu buscar recursos federais para reformas de quadras e instalação de serviço de climatização nas salas de aula.

Segundo o parlamentar, os problemas são muitos e prejudiciais ao desenvolvimento dos alunos. “A educação muda a vida das pessoas e garante um futuro de oportunidades para as nossas crianças. Por isso, vim conferir e conversar com os diretores das escolas e os pais, bem como conferir como está a situação das instalações das nossas escolas municipais, para levar essas demandas ao prefeito. Como vereador e defensor da zona norte, vou cobrar melhorias para nossas escolas”, garantiu Zezinho.

Para o vereador, que visitou as escolas Manoel Bomfim (Bugio), Alencar Cardoso (José Conrado de Araújo), Dom Avelar e Oviêdo Teixeira (São Carlos), são necessários vários reparos nas estruturas. “Pude ver como é difícil para os alunos aprender aqui. Sabemos das dificuldades para o governo municipal, mas vamos buscar recursos para que estas escolas tenham novas estruturas, ar-condicionado nas salas e quadras esportivas dignas para os alunos”, falou.

Creche e pré-escola no Bugio

Na visita, Zezinho aproveitou para ter conhecimento das listas de espera nas escolas infantis e falou da priorização na construção de um dos projetos mais esperados para a comunidade do Bugio. “Uma creche será fundamental para pais e mães do nosso bairro, que perdem até mesmo trabalho, pois não têm com deixar seus filhos. Estamos buscando parcerias para que a creche, que servirá também de pré-escola, seja logo construída”, explicou o parlamentar.

O vereador afirmou que em breve estará em audiência com o prefeito e a secretária de educação do município para levar as demandas que foram apresentadas pelos pais, gestores e funcionários das instituições.

Elber fala sobre a volta do Ipesaúde para os servidores de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 10h53, última modificação 02/04/2019 10h53
Elber fala sobre a volta do Ipesaúde para os servidores de Aracaju

Foto: César de Oliveira

Diante do acordo público firmado entre Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado de Sergipe, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SEPUMA) e o IPESAÚDE no que tange a preservação dos direitos dos servidores do município de Aracaju em continuar utilizando os serviços de saúde do IPESÚDE, o vereador Elber Batalha (PSB) disse estar aliviado que essa questão já sendo resolvida.

O parlamentar explicou que o servidor de Aracaju passará a ser tratado com os mesmos direitos dos servidores do estado de Sergipe e, somente dos novos servidores, que ingressarem no sistema a partir de agora, passem a ter a nova tabela. “Será necessário regularizar essa situação e o prefeito terá que enviar um Projeto de Lei alterando este convênio e o Governo do Estado também precisa enviar esta lei à Assembleia. Espero que os chefes dos dois executivos sejam céleres porque esta Câmara não se furtará ao papel de votar com a maior urgência possível para que os servidores tenham seu tratamento de Saúde restabelecido”, espera.

Elber ainda disse que quase os servidores estão desassistidos por conta desse entrave jurídico entre a Prefeitura de Aracaju e o IPESAÚDE. “Dos 9 mil servidores, cerca de 500 deles estão neste exato momento em tratamento de Saúde para doenças graves e 54 fazem tratamento de câncer com radioterapia e quimioterapia. A interrupção desses tratamentos será trágico para os servidores municipais de Aracaju”, avaliou.

Mais uma vez, Elber faz denúncias sobre Taxa de Conveniência cobrada pela Setransp

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 11h02, última modificação 02/04/2019 11h02
Mais uma vez, Elber faz denúncias sobre Taxa de Conveniência cobrada pela Setransp

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) voltou a fazer denúncias contra o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) pela cobrança da taxa de conveniência no valor de 2,5% para recarga dos cartões utilizados na bilhetagem eletrônica do sistema de transporte público da região metropolitana.

De acordo com o parlamentar, que fez essa denúncia em meados de 2018, o Setransp criou alguns totens espalhados pela cidade para que os estudantes recarreguem e coloquem créditos nos cartões que serão usados no transporte público coletivo. “Só que o que seria para facilitar a vida do estudante, está saindo muito caro. O Setransp cobra uma Taxa de Conveniência de 2,5% em cada recarga nesses equipamentos. Nós denunciamos isso e enviamos para o Ministério Público. A Dra. Euza Missano ajuizou uma Ação Civil Pública solicitando a declaração de ilegalidade dessa taxa de conveniência”, informou.

Elber ainda disse que o Superior Tribunal de Justiça (STF) já declarou ilegal e abusiva a cobrança de taxas de conveniência por parte de sites que vendem ingressos online para shows e eventos. “Nesta mesma lógica, essa cobrança da taxa pelo Setransp é uma prática abusiva e o pior foi a Prefeitura ter entregue a gestão desses cartões de recarga ao sindicato das empresas, é uma vergonha. Creio que Aracaju é a única capital do Brasil que a Prefeitura entregou a gerência do sistema do transporte a um sindicato e não a um órgão público”.

Pastor Alves opina sobre possível privatização da Deso

por Fernanda Sales — publicado 02/04/2019 13h02, última modificação 02/04/2019 13h02
Pastor Alves opina sobre possível privatização da Deso

Foto: César de Oliveira

Durante a 16ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 2, o vereador Pastor Alves (PRB) questionou se a possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é a melhor saída para resolver a situação da empresa pública. O parlamentar emitiu sua opinião a respeito do assunto, destacando que ainda tem dúvidas sobre a privatização, mas não nega que está mais a favor do que contra.

“Estou quase a favor, mas ainda preciso tirar dúvidas para entender como funciona. De uma coisa eu não tenho dúvidas, que a Energisa bate de dez a zero na antiga Energipe, que era uma vergonha para Sergipe. Por pior que seja a privatização, acho que privatizando o serviço será muito melhor do que temos hoje. Nada contra a Deso, mas tem muito que melhorar. A Deso cobra valores abusivos, principalmente na taxa de esgoto, que é um assalto para o nosso povo. 80% de taxa de esgoto é um absurdo”, enfatizou Pastor Alves.

Em aparte, o vereador Elber Batalha (PSB) relembrou que na época do governo de Jackson Barreto e Belivaldo Chagas, foi assinado um papel de compromisso afirmando que a Deso continuaria pública. “É isso que causa o descrédito na classe política de hoje. Com três meses de governo Belivaldo muda de postura ao que defendia antes. Isso é um estelionato eleitoral. A Deso tem jeito. Água é vida. Em outros países a água é tratada como o item mais importante para a vida e a punição para quem desperdiça água é bem rígida. Para mim, é preciso manter pública, mas é necessário mais investimentos, o que o governo não quer fazer”, afirmou.

O vereador Américo de Deus (Rede) se colocou contra a privatização. “Não podemos entregar um patrimônio de todo o povo sergipano. A Deso não foi feita para dar lucro, mas para servir ao povo. Temos que tomar providência para não ficarmos reféns de outros países para poder conseguir água. Precisamos pensar no futuro. O problema da Deso é problema de gestão. É preciso que Belivaldo ajuste a gestão que aí está”, frisou o parlamentar.

Já o vereador Isac Silveira (PCdoB) reconheceu o discurso de Pastor Alves. “A grande questão é porque que é tudo tão desorganizado. O governo não tem coragem de dizer que vai privatizar e usa outros argumentos para se fazer a mesma coisa. A Deso é uma empresa que dar lucro, mas tem que ajudar a questão do seu funcionamento. Eu não entendo como vai se desfazer dessa empresa que dar lucro. Vender a Deso é colocar na iniciativa privada algo que é essencial para a vida”, defendeu.

Anderson de Tuca (PRTB) sugeriu que seja marcada uma audiência para debater esse assunto e frisa que é contra a privatização. “O caminho é debater com os trabalhadores. A água é extremamente importante e esse nosso bem não pode ser vendido a qualquer preço”.

O parlamentar Zezinho do Bugio (PTB) destacou que há também preocupação com a falta de tratamento de esgoto em Aracaju e o problema do esgoto desaguar nos rios e marés.

Câmara aprecia proposituras nesta terça-feira, 02

por Leilane Coelho — publicado 02/04/2019 13h00, última modificação 02/04/2019 13h00
Câmara aprecia proposituras nesta terça-feira, 02

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 02, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju apreciaram, durante a votação da Pauta do Dia, oito proposituras que foram divididas em cinco Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo e um Projeto de Resolução.

Em Redação Final foi aprovado o Projeto de Lei nº 01/2018, de autoria do vereador Thiaguinho Batalha (PMB), que institui o programa de adoção de praças públicas, de esportes e aéreas verdes e estabelece seus objetivos e processos, sua espécies de limitação das responsabilidades e dos benefícios dos adotantes.

Já em 1º votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 54/2017, de autoria de Américo de Deus (Rede), que dispõe sobre a operação de cooperativa de catadores de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis nos sistema de limpeza pública do município de Aracaju.

Também foi aprovado em 1º votação o Projeto de Lei nº 134/2018, de autoria de Américo de Deus (Rede), que cria no município de Aracaju o bairro Aruana.

Sindicato vai à Câmara em defesa do Banese e da Lei dos 15 minutos

por Abrahão Crispim — publicado 02/04/2019 13h07, última modificação 02/04/2019 13h07
Sindicato vai à Câmara em defesa do Banese e da Lei dos 15 minutos

Foto: César de Oliveira

Um requerimento do vereador Américo de Deus (Rede) levou à Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 2, a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEBB/SE), Ivânia Pereira. Durante 15 minutos, ela detalhou para os parlamentares questões que envolvem os bancários, sobretudo a campanha pelo cumprimento da Lei dos 15 Minutos, que o sindicato coloca em prática junto à população, e a disposição do Sindicato para evitar uma possível privatização do Banco Estado de Sergipe (Banese). Os demais diretores acompanharam a explanação das galerias da CMA.

Ivânia destacou que os bancários precisam cada vez mais refletir sobre o desmonte dos bancos e empresas públicas. "O universo bancário tem sofrido todas as consequências do desmantelo dos bancos públicos. Paradoxalmente, os banqueiros e as corporações bancárias têm lucrado no Brasil, especialmente nessa crise. Os bancários e os trabalhadores são atingidos com esses arrochos que os banqueiros impõem, visando cada vez mais o aumento dos seus lucros. É preciso mudar este cenário".

Sobre o Banese, a presidente destacou que a venda do banco não passa de especulação. “Não podemos negar que existe um contexto neste momento. Há uma guerra entre bancos no sentido de fusões e aquisições. E foi com base neste contexto que o Banese foi citado. O ABN Real está sendo disputado. Então, tem um cenário acontecendo. Mas quanto ao Banese, isso não pode acontecer. Estaremos com toda a nossa energia na defesa do banco. Não iremos permitir a venda".

Outro problema abordado por Ivânia foi com relação à fila nos bancos, pois pelo que é constatado, a lei dos 15 minutos também não é respeitada em boa parte dos estabelecimentos bancários. “É necessária urgentemente à contratação de novos funcionários pelos bancos, para suprir pelo menos o déficit de caixas. São vários guichês vazios penalizando assim os clientes bancários”.

Vereadores

Em aparte, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou o Sindicato pela luta e se mostrou solidário a luta da categoria. “Quero parabenizar à senhora Ivânia Pereira pela grande diretoria que faz o sindicato e pela força de vocês por lutar por esses funcionários e pelo povo ainda mais neste tempo de sucateamento do serviço público que enfrentamos no governo Bolsonaro”.

Falando de bancos públicos e citando o caso do Banco Estado de Sergipe (Banese) os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS) e Camilo Lula (PT) disseram que é necessário que o sindicato intervenha. “Quero apenas deixar minha contribuição com a luta de vocês. A gente tem realmente que lamentar esse desmanche que está ocorrendo a nível nacional, pois são essas práticas políticas que nos deixam preocupados, pois afetam a vida do social e privatizando a gente sabe que isto piora para o cidadão”, ressaltou Camilo.

O vereador Elber Batalha (PSB) também lembrou a importância de se manter os bancos públicos. “Os bancos privados não permitem esta função social que Ivânia citou, são eles que ajudam a uma grande parcela da população. Os bancos privados não desempenham esta função e independente de qualquer crise eles continuam a lucrar”.

Jason é contra a privatização da Deso e teme pelos servidores

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 13h10, última modificação 02/04/2019 13h10
 Jason é contra a privatização da Deso e teme pelos servidores

Foto: César de Oliveira

“O meu amigo e governador do Estado, Belivaldo Chagas, declarou que não privatizará a DESO; porém disse que está estudando a possibilidade de arrendamento. Isso para mim é preocupante! Não é uma forma de privatização? Por que o Estado quer tanto passar a DESO para uma iniciativa privada?”, foi dessa forma que o vereador Jason Neto (PDT) iniciou seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã dessa terça, 2.

Jason conclamou os sergipanos a defender a nossa a Companhia de Saneamento de Sergipe - DESO, para que o governador Belivaldo reveja sua posição. “Pedimos que a sociedade se mobilize, que cobre uma postura de seus deputados, de seus vereadores. Isso é iniciar a privatização da DESO e também falam que pode acontecer com o BANESE. Na campanha política, Belivaldo disse que não privatizaria nem a DESO e nem o Banese; eu tenho gravado”, alertou o vereador.

O vereador Jason Neto também quer saber como ficarão os servidores com o arrendamento, já que a ideia do governador é fazer um contrato de 20 anos. “Eles dizem que a empresa depende dos trabalhadores para que se tenha lucro. Isso não é verdade! O Governo é que precisa de uma atuação mais forte, com uma determinação maior, vinda dos gestores. Que coloquem a polícia para quem rouba água, que invista na empresa, que ela será lucrativa”, sentenciou.

Jason Neto chamou atenção para a importância de manter a DESO no Estado, ele lembrou que “há quem diga que a Terceira Guerra Mundial não será pelo petróleo e sim pela água. A DESO deveria ser revitalizada, onde o Governo do Estado deveria era se preocupar em estruturar a empresa, evitar os tais gatos que falam tanto agora, para que a empresa seja rentável”.

Dia Mundial do Autismo: “Quando o amor e carinho é a base, não existe dificuldade”, afirma Emília Corrêa

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 13h12, última modificação 02/04/2019 13h12
Dia Mundial do Autismo: “Quando o amor e carinho é a base, não existe dificuldade”, afirma Emília Corrêa

Foto: César de Oliveira

A falta de conscientização da sociedade e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que sofrem do “Transtorno de Espectro Autista – TEA” foram alguns dos assuntos abordados pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), no Legislativo Municipal, no dia em que se celebra o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, tem como intuito esclarecer e conscientizar a população e governantes sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

De acordo com a vereadora e defensora pública, embora o Autismo seja considerado uma deficiência, não pode haver discriminação no ambiente escolar. “Não é tão raro ver noticiários de instituições exigindo valor extra ou a recusando matricular alunos autistas. Essa é uma prática ilegal. É crime. Esses alunos possuem direitos como qualquer outro, e estão amparados pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as legislações relacionadas às pessoas com deficiência”, argumentou.

Ainda sobre o assunto, Emília Corrêa falou sobre a importância de despertar o amor pelo próximo. “Infelizmente estamos vivenciando um período em que não se tem contemplado a empatia. Não nos colocamos no lugar do próximo. Esse “próximo”, ao qual me refiro, pode ser uma pessoa com deficiência ou não. Vamos aproveitar o dia de hoje para praticar o bem e se conscientizar. Sempre buscando e despertando o amor pelo pelos nossos irmãos”, concluiu.

“O cara não pode apontar o dedo pra mim tendo o rabo do lado de fora”, alerta Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 13h44, última modificação 02/04/2019 13h44
“O cara não pode apontar o dedo pra mim tendo o rabo do lado de fora”, alerta Cabo Amintas

Foto: César de Oliveira

O vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã de hoje, 2, para falar sobre seus próximos passos após a denúncia feita no programa Conexão Repórter, com Roberto Cabrini, na noite de ontem.

Iniciando sua fala, o parlamentar citou a possível instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Acredito que todos têm acompanhado os meus discursos aqui, as minhas denúncias. Até amanhã devemos estar solicitando o apoio dos colegas para [instaurar uma CPI] verificarmos as denúncias que chegaram a nós. Eu vou ser cauteloso no dia de hoje. Temos que aprender a ter paciência porque tudo acontece no tempo certo”, afirmou.

Amintas continuou seu discurso referenciando o que disse na entrevista à Cabrini, quando disse não saber se estaria vivo quando a reportagem fosse ao ar. “Graças a Deus estou vivo no dia de hoje. Não sabia se estaria... Mas estou. Então não se preocupem, eu vou apresentar alguns documentos aos senhores e se acharem por bem assinar a nossa solicitação, serão bem vindos e vou respeitar quem achar que não há nada pra apurar. Não sou eu que vou julgar os senhores”, disse.

Citando valores recebidos por artistas mas sem revelar nomes, Cabo Amintas ainda reafirmou a prosseguidade do bom trabalho feito pelo parlamentar na Casa Legislativa.

“Vamos continuar nosso trabalho nesta Casa, querendo alguns ou não. Vou manter a minha calma mas vou continuar o meu trabalho. Vou agir com tranquilidade, com parcimônia, mas o trabalho vai ser feito, não tenha dúvidas disso. Nós devemos isso aos artistas sergipanos, nós devemos isso ao pai de família que pra tocar tem que se humilhar. Afinal de contas, Sergipe tem pago cachê de 200 mil pra quem faz voz e violão. Provavelmente as cordas são de ouro”, ironizou.

E continuou “Sergipe paga, quando quer, um cachê digno de Ivete Sangalo à cantora que eu desconheço. Claro que os artistas sergipanos devem ter reconhecimento, mas será que esses 200 mil foram vistos no imposto de renda dela? Nós já sabemos que a Polícia Federal têm indícios de ‘maracutaia’ no Forró Caju de 2018. Os documentos que eu tenho mostram um montante de R$ 20 milhões! São documentos originais! Nós não temos motivos para não apurar o Forró Caju de 2018. Aí cabe a cada um assinar o pedido de CPI e entender”.

Por fim, o vereador advertiu a mídia local. “Eu não tenho problema algum, não quero me perpetuar na política. Aos que estão aqui querendo permanecer a vida inteira, eu desejo boa sorte. Agora, cuidado! Esse recado vai pra parte da imprensa sergipana: ‘Cuidado na hora de usar órgão da imprensa como se fosse grupo de Whatsapp e citar o nome do vereador Cabo Amintas porque eu vou provar que tem parte da imprensa sergipana também vendida. E aí cada um responde por si. Quem tem seu ‘CCzinho’ (Cargo Comissionado), que se segure, porque ninguém vai falar de mim e ficar sem resposta! E aos colegas dessa Casa, quero dizer que não é o meu trabalho fiscalizar a vida dos senhores, mas o cara não pode apontar o dedo pra mim tendo o rabo do lado de fora”, arrematou.

Emília Corrêa: “Edvaldo Nogueira gosta é de dinheiro”

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 02/04/2019 14h24, última modificação 02/04/2019 14h24
Emília Corrêa: “Edvaldo Nogueira gosta é de dinheiro”

Foto: César de Oliveira

Em tom de indignação a vereadora Emília Corrêa (Patriota) ocupou o Pequeno Expediente, nesta terça-feira, 2, para falar sobre o Projeto de Lei (PL), de autoria do Poder Executivo, que autoriza a contratação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$19.768.068,17.

“Fico triste e ao mesmo tempo impressionada com a capacidade do prefeito. Como ele e sua turma gostam de recorrer a empréstimos. Serão mais quase 20 milhões que, segundo ele, será destinado a financiar projetos de investimentos para a melhoria do município. Enquanto isso, a atual gestão é marcada por terceirização da Saúde e humilhação para as categorias”, destacou.

Antes da apreciação do PL, a vereadora foi taxativa ao afirmar e fazer um alerta aos demais colegas de parlamento que foram eleitos para ser porta voz da população e não para agradar gestor. “Tenham muito cuidado. Todo ato tem sua consequência. Devemos honrar quem nos elegeu. Esse é o nosso principal papel aqui nesta Casa: brigar pelo povo. Com a proximidade das eleições é preciso ter cautela. Não caiam no exército de ilusãopara depois serem descartados”, afirmou.

Projeto de lei de Américo de Deus prevê que catadores façam coleta seletiva em Aracaju

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 16h09, última modificação 02/04/2019 16h09
Projeto de lei de Américo de Deus prevê que catadores façam coleta seletiva em Aracaju

Foto: César de Oliveira

Foi aprovado nesta terça-feira, 02, em primeira votação, o Projeto de Lei que dispõe sobre a operação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis no Sistema de Limpeza Pública do Município de Aracaju. O projeto é de autoria do vereador Américo de Deus (REDE) e passou pela Casa Legislativa por 11 votos favoráveis a 4 contra.

A operação do processo de coleta seletiva, triagem e beneficiamento do material reciclável no sistema de limpeza pública domiciliar e de empresas e órgãos públicos será efetuado exclusivamente por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis ou reutilizáveis, selecionados através de chamada pública, respeitando a redação do artigo 37 da constituição federal.

Segundo o vereador, o projeto de lei tem como finalidade a diminuição de material destinado aos aterros sanitários, fato esse, que gerará uma diminuição dos custos operacionais decorrente do processo de coleta, triagem, beneficiamento e destinação do material que ainda pode ser reciclado ou reutilizado. Ele acrescenta dizendo que o mesmo trará melhorias e dignidade para população pobre.

“A Casa Legislativa aprovou e quem ganha é o povo mais carente que tem com o projeto garantias de melhor qualidade de vida. Esse projeto é a inclusão social decorrente da entrada dos catadores de materiais recicláveis ou reutilizáveis no processo de coleta dos materiais que ainda não se esgotaram suas vidas uteis e podem entrar novamente no ciclo produtivo, esse processo gerará emprego, renda e consequentemente cidadania aos catadores”, explicou Américo de Deus.