Vinícius Porto destaca importância do Projeto “Aracaju Alfabetiza”

por Iris Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/04/2019 10h13, última modificação 11/04/2019 10h13
Vinícius Porto destaca importância do Projeto “Aracaju Alfabetiza”

Foto: Gilton Rosas

Um dos grandes desafios de qualquer governo é alinhar o desenvolvimento econômico ao social para que de fato se tenha oportunidades similares para todos. É o que avalia o vereador, Vinícius Porto ao parabenizar o prefeito, Edvaldo Nogueira pelo Projeto “Aracaju Alfabetiza”, voltado para jovens e adultos que são analfabetos ou analfabetos funcionais, uma iniciativa que vai beneficiar, principalmente moradores do bairro 17 de Março e a comunidade quilombola da Maloca, situada no bairro Getúlio Vargas, localidades que apresentam maior demanda.

Para o parlamentar, investir em educação é investir em melhores oportunidades para melhorar a qualidade de vida do povo aracajuano. “Precisamos reconhecer o esforço que o prefeito faz e os avanços concretos das suas ações na área da educação, a exemplo do Aracaju Alfabetiza”, reforça o vereador ao frisar que o projeto está com inscrições abertas e que as aulas iniciarão no mês de junho.

Para participar, além de cumprir o requisito de idade, o aluno também precisa estar, no mínimo, há dois anos sem matrícula em nenhuma unidade de ensino da rede. Com 400 vagas disponíveis, distribuídas em diversos bairros da cidade, a idade mínima para participar do projeto é a partir de 15 anos. A execução do Aracaju Alfabetiza está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos da Semed (Coeja). 

Localidades

Após verificação realizada em toda a cidade, a Semed mapeou os locais que apresentaram as maiores demandas. Os bairros Santa Maria e 17 de Março são os que mais registram presença de jovens e adultos analfabetos. Diante disso, mais turmas serão ofertadas nestas localidades. As aulas serão realizadas tanto em escolas como em outras instituições públicas, como os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), sedes do Conselho Tutelar e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). 

Outra localidade que também receberá uma turma do Aracaju Alfabetiza é a comunidade quilombola da Maloca, situada no bairro Getúlio Vargas, uma antiga reivindicação dos moradores. Para dúvidas sobre a matrícula, os interessados poderão entrar em contato com os números do call center da matrícula on-line: 3179-1534, 3179-1538 ou pelo whatsapp 98106-2969.